Por que Deus escolheu a Israel para ser o Seu povo?

Por que Deus escolheu a Israel para ser o Seu povo?

Caros irmãos, qualquer um que adentra as páginas da Bíblia se deparará com uma realidade basilar concernente a eleição e cuidado de Deus em relação a um povo. É impossível examinar a Palavra de Deus e omitir a nação de Israel.

Muito foi tratado e dito acerca desta predileção de Deus por Israel, muitos sentimentos foram expressos em favor e também contra qualquer proposição que faça menção a este peculiar modo de Deus agir em relação a este povo.

Secularmente, o panorama histórico de Israel impressiona qualquer estudioso das áreas políticas e geopolíticas devido à sua influência e atenção recebida no cenário econômico e político mundial.

Quanto à realidade espiritual, algo salta aos nossos olhos e ressalta a vontade de Deus para este povo: “Deus formou a nação de Israel para Sua Gloria”.

Na Bíblia, temos a revelação do processo aplicado por Deus nessa formação, tanto no que se refere às qualidades e boas características demonstradas por esse povo nesse processo quanto também às dificuldades e barreiras, culturais, antropológicas e religiosas encontradas no meio do povo escolhido.

No entanto, se tantas dificuldades como traição (Oséias 9.1), idolatria (Êxodo 32.1-6), apostasia (2 Reis 21.1-9,16) e outras atitudes deste povo foram tantas vezes diagnosticadas e relatadas nas páginas da Bíblia, duas perguntas emergem: Qual o critério de Deus na eleição deste povo e qual a durabilidade desta aliança?

A resposta a essas perguntas podem ser encontradas no livro de Deuteronômio, no capítulo 7 e versículos 7 a 9, onde a Palavra de Deus nos diz: “Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o Senhor vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos país, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos”.

O texto nos revela algo de muita importância no relacionamento de Deus com a nação de Israel, sendo algo que podemos também estender às nossas vidas: a escolha de Deus pelo Seu povo não reside em critérios humanos de segurança e correspondência à benção projetada sobre o escolhido, mas, sim, no amor de Deus. Foi Ele que nos amou primeiro e é o mantenedor e sustentador  da nossa vitória.

É na fidelidade de Deus que reside a confiança de que a bênção de Deus ainda está sobre Israel, por isso devemos ter um olhar atencioso sobre os acontecimentos protagonizados por esse povo. Deus formou Israel por Seu amor e para Sua glória.

Na historia desse povo, vimos que primeiramente Abraão lança os fundamentos dessa fé correspondendo ao desafio de crer em Deus; Moisés, o legislador e profeta daquele povo, conduziu e proporcionou revelações e informações sobre Deus na medida em que prosseguiam debaixo dos propósitos de Deus; e Davi leva até o povo o coração de Deus; mas, além de tudo isso, a nação de Israel é o povo através do qual Jesus Cristo iria nascer.

Deus confirma que o Messias viria da linhagem de Abraão, Isaque e Jacó (Gênesis 12.1-3). Jesus Cristo é a razão final pela qual Deus escolheu Israel para ser o Seu povo escolhido. Jesus, que é sacerdote universal, o “Logos”, veio sobre as marcas de um  povo, e este povo escolhido por Deus foi Israel.

Portanto, a fidelidade concedida na eleição de Deus sobre esse povo está presente sobre Israel, até que no realizar dos planos Deus esse povo seja remido pelo próprio Cristo (Romanos 9 a 11).

“Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu Redentor é o Santo de Israel” (Isaías 41.14).

Por, Israel Boniek Gonçalves.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem