Muita atenção para o que estão ensinando a seus filhos na escola
O Dr. Les Parrott é pastor, professor de Psicologia ClÃnica, co-fundador e diretor do Centro para o Desenvolvimento do Relacionamento nos Estados Unidos, palestrante motivacional e autor best-seller ao lado de sua esposa Leslie Parrott. Casados há mais de 25 anos, eles têm lançado juntos obras que têm alcançado o topo das listas de livros mais vendidos no seu paÃs. Recentemente, a CPAD lançou no Brasil dois livros do casal – “Namoro. com”, de autoria de ambos, e “A Batalha pela Sua Mente”, de autoria de Leslie – e no mês passado lançou mais uma obra: “Você é mais Forte do que Você Pensa”, de autoria de Les.
Les Parrott obteve seu bacharelado e mestrado em Teologia pela Universidade do Nazareno em Illinois e um doutorado em Psicologia ClÃnica do Seminário Teológico Fuller. Hoje, ele trabalha em Psicologia Médica na Escola de Medicina da Universidade de Washington e leciona na Universidade do PacÃfico de Seattle, Washington, onde sua esposa Leslie também leciona.
Em 1991, Les e Leslie fundaram o Centro para o Desenvolvimento de Relacionamentos no campus da Universidade do PacÃfico de Seattle. Eles também foram os criadores da função “Casamento” do site de relacionamentos eHarmony. Ambos são articulistas constantes nas revistas “Moody”, “Aspire”, “Focus on the Family” e “Christianity Today”, dentre outros. Les Parrott tem também aparecido em uma variedade de programas de televisão, incluindo o “ e Oprah Winfrey Show”, “20/20”, “The View”, “CBS This Morning”, “Good Morning America”, “NBC Nightly News” e programas da CNN e da Fox News. Ele e a esposa realizam seminários de relacionamento ao redor dos Estados Unidos e conduzem um programa semanal de rádio chamado “Love Talk”.
Parrott também tem sido requisitado para fazer parte de equipes de apoio a catástrofes em todo o mundo, incluindo o desastre de Chernobyl em 1986 e os atentados de 11 de setembro de 2001. Ele foi também chamado para aconselhar soldados marines que voltaram do Iraque.
Nesta entrevista, concedida originalmente ao site Christian Book, Les Parrott fala sobre o que inspirou seu ministério, o perfil de seus livros e projetos.
Você já escreveu uma série de livros sobre como desenvolver relacionamentos saudáveis, fundou o Centro para o Desenvolvimento do Relacionamento e tornou-se um “expert” em relacionamento. O que inspirou sua dedicação em ajudar os outros a desenvolver relacionamentos saudáveis?
Eu e minha esposa Leslie começamos a ensinar na Universidade do PacÃfico em Seattle anos atrás e foi em nosso primeiro ano como professores que percebemos que os nossos alunos estavam morrendo de fome para obter informações sobre relacionamentos. Foi a fome deles em aprender sobre relacionamentos que foi o catalisador para que surgisse essa visão de tornar o ensino sobre relacionamentos o nosso ministério. QuerÃamos ajudar as pessoas a resolver problemas de relacionamento.
Em um de seus livros, você descreve várias “malucos por controle”. Por exemplo: eventuais cônjuges, pais, empregadores, empregados, adolescentes etc. E quanto a “malucos por controle” nas igrejas de hoje? O que você diria a alguém que parece estar sob uma pessoa que está controlando-a e usa a BÃblia para justificar o seu controle desmedido?
Uma pessoa que usa a BÃblia para justificar o controlar os outros é uma pessoa não saudável; é alguém que não só precisa de ajuda emocional, mas precisa também estudar com mais cuidado o que a BÃblia ensina sobre relacionamentos. O Sermão da Montanha é um bom lugar para começar. Dependendo da situação e do grau em que o controle dessa pessoa interfere no trabalho do povo de Deus, prejudicando-o, gostaria de encorajar essa pessoa a explorar outras comunidades e igrejas que são liderados por pessoas mais equilibradas e saudáveis cristãs.
Com o advento dos livros de “psicologia pop”, o que faz com que os seus livros sejam diferentes dos populares livros de auto-ajuda encontrados aos montes na maioria das livrarias?
Eu gostaria de destacar dois tópicos principais que marcam os meus livros. Um é a pesquisa de ponta realizada por fontes confiáveis em todo o mundo. Refiro-me a pesquisas que podem ser relativamente desconhecidas por muitos, por se manterem no meio acadêmico e não serem traduzidas, como deveriam, para formatos mais acessÃveis. E o segundo ponto é a compreensão bÃblica. Como um ministro evangélico ordenado com formação teológica e um Ph.D. em Psicologia, eu trabalho duro para integrar compreensão bÃblica com a compreensão humana. Eu acredito que a Teologia opera no vácuo se não for vista através da lente das relações humanas.
Como você equilibra a famÃlia e os compromissos? No meio de sua agenda lotada, como você encontra tempo para a famÃlia?
É sempre um desafio. Antes do nosso filho nascer, eu e minha esposa fazÃamos a maioria de nossas viagens juntos. Agora, estamos aprendendo a refletir mais antes de dizer um “sim” para que nossos compromissos não afetem a nossa famÃlia.
Você e sua esposa estarão trabalhando com o governador de Oklahoma em uma iniciativa sobre casamento em todo o Estado. Parece emocionante. O que é esse trabalho e qual será o resultado esperado?
O Estado de Oklahoma tem a segunda maior taxa de divórcio dos Estados Unidos e o governador deu inÃcio à primeira iniciativa para solidificar o casamento em todo o Estado para reduzir esse problema em disparada. Ele nos convidou para nos tornarmos os seus “embaixadores do casamento”, para aumentar o nÃvel de conscientização para que os casamentos sejam mais fortes e para treinar casais com ferramentas práticas como forma de combater o bom combate, para que eles possam desfrutar o amor ao longo da vida. Com isso em mente, estamos treinando clérigos e leigos nessa missão de salvar casamentos antes que eles iniciem bem como iniciando outros programas que desenvolvemos, como é o caso da Mentorização para o Casamento.
Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante