A importância da Escola Dominical para as Assembleias de Deus no Brasil e a vida da Igreja, e da implementação periódica de novos currÃculos para a melhor qualidade da Escola Dominical
A Escola Dominical acompanha as Assembleias de Deus desde os primeiros anos em que a obra começou no Brasil. Já no ano de 1919, o jornal Boa Semente passou a ter um encarte chamado “Estudos Dominicais”, que era voltado para o ensino da Palavra de Deus aos domingos pela manhã na embrionária Igreja Assembleia de Deus. Estava lançada a boa semente da Escola Dominical pelos pioneiros da denominação e, desde então, esta visão não apenas foi aceita pelos pastores nacionais como foi expandida e fortalecida por todo o paÃs.
Hoje, ao iniciar um novo trabalho, ao inaugurar uma
congregação, uma das primeiras decisões, como era antes, continua sendo o estabelecimento
da Escola Dominical aos domingos pela manhã, pois a Escola Dominical é de uma importância
estratégica para as Assembleias de Deus no Brasil. Se é no presente momento,
também foi no inÃcio da obra em nosso paÃs. Atualmente temos ao dispor dos obreiros
uma farta literatura que os ajuda a compreender e aprofundarem-se no conhecimento
da Palavra de Deus. Em cada Estado e até mesmo nos ministérios locais, encontramos
Escolas Teológicas que têm dado a sua grande contribuição na formação bÃblica e
teológica para os obreiros, tendo em vista atender à obra do Senhor. Mas, no
passado, não foi assim.
Os crentes, de uma forma geral, tinham em mãos a BÃblia Sagrada
e a Harpa Cristã, e, aos domingos, a revista Lições BÃblicas. A BÃblia Sagrada e
a Escola Dominical (depois vieram as escolas bÃblicas) durante um perÃodo foram
as principais fontes de conhecimento para edificação dos crentes e obreiros
para o exercÃcio do ministério cristão. Os pastores e obreiros mais antigos, em
sua maioria, tiveram a sua base bÃblica e doutrinária como alunos na Escola
Dominical, tendo as Lições BÃblicas como manual didático para o aprendizado da Palavra
de Deus.
Considerando o crescimento da igreja naquela época,
analisando não apenas o aspecto quantitativo, que foi exponencial, mas, principalmente,
qualitativamente, com a Igreja buscando incessantemente o batismo com o
EspÃrito Santo e os Dons Espirituais, podemos concluir que eles alcançaram um
resultado glorioso. O testemunho cristão e a prática da evangelização pessoal, comuns
aos que frequentam a Escola Dominical, levam muitas almas a Cristo.
A eficiência do método
Onde é possÃvel toda a igreja estudar a Palavra de Deus?
Onde a Palavra pode ser entendida e estimulada a ser colocada em prática? Eu respondo:
na Escola Dominical. Até o momento, não surgiu ainda outro método mais eficiente
e aprovado por Deus que contribua tão singularmente para o fortalecimento do
Corpo de Cristo. Outro fato que não deve ser desprezado é quanto ao tempo de
existência deste método de ensino, pois, passados 241 anos, continua atual e sendo
aperfeiçoado, sem perder ou se desviar dos princÃpios de quando foram criados. Ao
longo de todo esse tempo, muitas situações ocorreram que poderiam deixar de
lado a Escola Dominical, mas, devido a seu santo propósito, ela permanece dinâmica
e eficiente.
É lamentável que outras denominações desprezaram a Escola Dominical
e hoje pagam um preço caro por isso. Com a desculpa de procurarem ser uma igreja
mais adaptada a este tempo, optaram por realizar apenas cultos, que são
importantes, mas se esqueceram de cuidar da base: o ensino sadio e eficiente
dos princÃpios bÃblicos, que preserva e mantém uma vida cristã avivada e
frutÃfera. Quando esses alunos da Escola Dominical vão para o culto, não chegam
vazios na presença do Senhor, mas alegres e desejosos de cultuarem ao Senhor, e
sedentos para ouvir e obedecer a Sua Palavra, pois já estão alimentados, doutrinados,
ensinados.
Recentemente ouvi o depoimento de um pastor que visitou paÃses
que outrora foram berços de avivamentos e bases missionárias de onde muitos
povos foram alcançados. Hoje, os prédios que anteriormente abrigavam igrejas avivadas
são endereços de shoppings centers, discotecas, bares e até mesmo mesquitas. Como
isso pode acontecer? Em algum momento, o ensino da Palavra de Deus foi
desprezado. Temos aqui uma demonstração inequÃvoca do quanto está na validade o
texto bÃblico que diz “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando
envelhecer, não se desviará dele” (Provérbios 22.6). Houve negligência, faltou persistência,
perseverança e a comodidade e esfriamento espiritual tomaram conta da mente e
dos corações.
As consequências são trágicas, com muitas vidas condenadas Ã
eternidade sem Deus. PaÃses que levantaram a bandeira do evangelho de forma
destemida e convictos hoje são campos missionários, cheios de vidas
desapontadas com Deus e dando descrédito à Sua Palavra. Estas igrejas hoje
tentam retomar, mas não conseguem. É como tentar colocar a pasta de dente de
volta ao tubo. DifÃcil!
A palavra de hoje não pode ser outra, senão alardear com grande
sonido a necessidade de que os pastores e superintendentes dediquem-se com
muito fervor ao ensino sadio da Palavra de Deus para toda a Igreja. Nesse
contexto, temos na Escola Dominical o modelo testado e aprovado.
Essa realidade pode ser comprovada muito perto de nós, aqui
mesmo em nosso paÃs. Dentro de uma mesma realidade social e econômica, encontramos
igrejas com uma Escola Dominical sólida e pujante, enquanto encontramos outras igrejas
que com muita dificuldade procuram fazer o trabalho. O êxito de uma Escola Dominical
pujante não ocorre por acaso; ele depende de conhecer o seu funcionamento,
investimento em equipes de trabalho, material e muita dedicação. Mas, o fruto é
compensador aqui na terra: uma igreja doutrinada na Palavra de Deus,
indispensável nos dias que estamos experimentando. E na eternidade receberemos o
galardão pelo cuidado que estamos tendo com as ovelhas do Senhor Jesus.
Louvamos a Deus pelos pastores que mantêm a chama do ensino através
da Escola Dominical. E pelos superintendentes e professores de todas as faixas etárias
que, sentindo o chamado de Deus, dedicam-se e esmeram-se em aperfeiçoar o ministério
recebido do Senhor Jesus, e voluntariamente contribuem para o aperfeiçoamento do
Corpo de Cristo. Não podemos deixar de destacar as orações, o apoio e a visão de
nossos lÃderes, Pastor José Wellington Bezerra da Costa e Pastor José Wellington
Costa Júnior, bem como dos lÃderes que compõem a Mesa Diretora da CGADB e o Conselho
Administrativo da CPAD, e dos demais lÃderes.
Capacitando professores
A CPAD, como fornecedora do currÃculo de Escola Dominical
que é utilizado pelas igrejas, também tem a preocupação em capacitar superintendentes
e professores, e mostrar a importância do pastor e sua referência para toda a
Igreja. Desde 1974, a convite do Conselho Administrativo, o Pastor Antônio
Gilberto deu inÃcio ao CAPED, o Curso de Aperfeiçoamento para Professores de
Escola Dominical, que trouxe grandes resultados para a Igreja. Em novembro de 1995,
lançamos o Biênio da Escola Dominical (1996/1997), cujo objetivo foi o de levantar
quais os aspectos que precisavam ser trabalhados para que houvesse um interesse
maior pela Escola Dominical, e identificamos três frentes de trabalho:
1 - Mostrar ao pastor a sua importância como lÃder da
Igreja;
2 - Capacitar os professores e
3 - Oferecer um currÃculo atualizado e inovador.
Foi o que fizemos e até hoje estamos colhendo os frutos
deste trabalho. Através dos dez congressos nacionais e das 32 conferências regionais
realizados, foi dada origem a uma onda de ensino pelas igrejas em todo o paÃs,
multiplicando os treinamentos, e hoje vemos uma Escola Dominical atraente para
os alunos e os professores preparados, e da CPAD continuamos passando esta
visão de ensino da Palavra de Deus e oferecendo um novo currÃculo a cada sete
anos. Tudo isso foi feito pelo Senhor nosso Deus e para a Sua glória!
Em seu livro Manual da Escola Dominical, o Pastor Antônio
Gilberto escreveu: “A Escola Dominical, devidamente funcionando, é o povo do
Senhor, no dia do Senhor, estudando a Palavra do Senhor, na casa do Senhor”. Ou
seja, a Escola Dominical é a Igreja estudando a Palavra de Deus. E quando
mencionamos Igreja, estamos nos referindo a ela por completo, desde a mais
tenra idade até os mais idosos. Tanto o membro mais antigo na igreja como o
novo convertido. Tanto o que tem maior conhecimento bÃblico como os que ainda
estão dando os seus primeiros passos na fé. Portanto, o pastor da igreja é o
pastor da Escola Dominical, e os alunos querem ver o seu pastor todos os domingos
de manhã na igreja, liderando e apoiando este imprescindÃvel trabalho. Quanto
maior for o apoio e o interesse do pastor pela Escola Dominical, maior e melhor
será este importante departamento. Sendo a Escola Dominical a reunião mais
importante da Igreja, o pastor é o seu único e maior referencial, abaixo do nosso
Senhor Jesus Cristo.
CurrÃculo de Escola Dominical
Estabelecemos um perÃodo de sete anos para atualização do
currÃculo de Escola Dominical, pois é o tempo que consideramos ideal também para
as igrejas fazerem um bom uso do material. O ciclo de cada faixa etária é de
dois anos (a única exceção é a faixa de 15 a 17 anos, que é de três anos); ou
seja, cada ciclo é estudado três vezes, e também esse é o tempo que precisamos para
fazer atualizações tanto a nÃvel de linguagem e didática quanto também nos
nÃveis visual e gráfico.
Novo CurrÃculo de Escola Dominical
Neste momento, estamos ultimando os detalhes para liberação do
novo currÃculo de Escola Dominical a ser utilizado pelas igrejas a partir do primeiro
trimestre de 2022. No final deste ano, ele estará disponÃvel para a venda em
toda a empresa, na Matriz, na Rede de Livrarias CPAD e através dos nossos
distribuidores em todo o Brasil.
Material didático e capacitação
Na CPAD, entendemos que para uma Escola Dominical ser relevante
para a igreja e o Reino de Deus, deve obedecer à risca as leis que a regem. Não
tem remendos ou artifÃcios que deem os mesmos resultados que se espera. Há toda
uma visão bÃblica e didática-pedagógica que precisa ser compartilhada com a
igreja e implementadas através do grupo de professores.
Oportunidade
Este momento que estamos atravessando é ideal para retomarmos
o caminho do equilÃbrio, colocar a igreja no modelo que sempre orientou as nossas
práticas ministeriais e que colocaram as Assembleias de Deus como a maior denominação
evangélica de nosso paÃs.
Estamos saindo de uma pandemia histórica (as estatÃsticas e as
notÃcias sinalizam um controle maior sobre o vÃrus covid-19) e estamos chegando
ao fim de mais um ano, momento este do ano em que procuramos fazer ajustes e planos
para o próximo ano.
Nossa sugestão é que o prezado pastor inclua em seus planos para
o ano de 2022 um incremento significativo de alunos na Escola Dominical. Faça
junto aos seus colaboradores um levantamento de sugestões e crÃticas que venham
fortalecer esse importante departamento da igreja e implemente-as já no inÃcio
do ano. Faça um plano de trabalho junto ao superintendente e professores e coloquem
desafios, que sejam reais, a serem alcançados. Esses mesmos planos devem ser compartilhados
com toda a igreja. Não basta apresentar os desafios apenas, é importante lançar
o plano, mas tão necessário também é o acompanhamento periódico, e se necessário
fazer ajustes, mas não desistir do que foi proposto e celebrar com todo o grupo
o resultado alcançado.
No Livro de Provérbios, capÃtulo 21, versÃculo 5a, o
pregador afirma: “Quem planeja bem e trabalha com dedicação, prospera”. E lembre-se
que o Senhor Jesus está com as suas mãos estendidas e prontas para abençoar
toda iniciativa que busca alcançar vidas para o seu Reino e está a serviço
dEle.
por Ronaldo Rodrigues de Souza
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