A Assembleia de Deus e a Escola Dominical


A importância da Escola Dominical para as Assembleias de Deus no Brasil e a vida da Igreja, e da implementação periódica de novos currículos para a melhor qualidade da Escola Dominical

A Escola Dominical acompanha as Assembleias de Deus desde os primeiros anos em que a obra começou no Brasil. Já no ano de 1919, o jornal Boa Semente passou a ter um encarte chamado “Estudos Dominicais”, que era voltado para o ensino da Palavra de Deus aos domingos pela manhã na embrionária Igreja Assembleia de Deus. Estava lançada a boa semente da Escola Dominical pelos pioneiros da denominação e, desde então, esta visão não apenas foi aceita pelos pastores nacionais como foi expandida e fortalecida por todo o país.

Hoje, ao iniciar um novo trabalho, ao inaugurar uma congregação, uma das primeiras decisões, como era antes, continua sendo o estabelecimento da Escola Dominical aos domingos pela manhã, pois a Escola Dominical é de uma importância estratégica para as Assembleias de Deus no Brasil. Se é no presente momento, também foi no início da obra em nosso país. Atualmente temos ao dispor dos obreiros uma farta literatura que os ajuda a compreender e aprofundarem-se no conhecimento da Palavra de Deus. Em cada Estado e até mesmo nos ministérios locais, encontramos Escolas Teológicas que têm dado a sua grande contribuição na formação bíblica e teológica para os obreiros, tendo em vista atender à obra do Senhor. Mas, no passado, não foi assim.

Os crentes, de uma forma geral, tinham em mãos a Bíblia Sagrada e a Harpa Cristã, e, aos domingos, a revista Lições Bíblicas. A Bíblia Sagrada e a Escola Dominical (depois vieram as escolas bíblicas) durante um período foram as principais fontes de conhecimento para edificação dos crentes e obreiros para o exercício do ministério cristão. Os pastores e obreiros mais antigos, em sua maioria, tiveram a sua base bíblica e doutrinária como alunos na Escola Dominical, tendo as Lições Bíblicas como manual didático para o aprendizado da Palavra de Deus.

Considerando o crescimento da igreja naquela época, analisando não apenas o aspecto quantitativo, que foi exponencial, mas, principalmente, qualitativamente, com a Igreja buscando incessantemente o batismo com o Espírito Santo e os Dons Espirituais, podemos concluir que eles alcançaram um resultado glorioso. O testemunho cristão e a prática da evangelização pessoal, comuns aos que frequentam a Escola Dominical, levam muitas almas a Cristo.

A eficiência do método

Onde é possível toda a igreja estudar a Palavra de Deus? Onde a Palavra pode ser entendida e estimulada a ser colocada em prática? Eu respondo: na Escola Dominical. Até o momento, não surgiu ainda outro método mais eficiente e aprovado por Deus que contribua tão singularmente para o fortalecimento do Corpo de Cristo. Outro fato que não deve ser desprezado é quanto ao tempo de existência deste método de ensino, pois, passados 241 anos, continua atual e sendo aperfeiçoado, sem perder ou se desviar dos princípios de quando foram criados. Ao longo de todo esse tempo, muitas situações ocorreram que poderiam deixar de lado a Escola Dominical, mas, devido a seu santo propósito, ela permanece dinâmica e eficiente.

É lamentável que outras denominações desprezaram a Escola Dominical e hoje pagam um preço caro por isso. Com a desculpa de procurarem ser uma igreja mais adaptada a este tempo, optaram por realizar apenas cultos, que são importantes, mas se esqueceram de cuidar da base: o ensino sadio e eficiente dos princípios bíblicos, que preserva e mantém uma vida cristã avivada e frutífera. Quando esses alunos da Escola Dominical vão para o culto, não chegam vazios na presença do Senhor, mas alegres e desejosos de cultuarem ao Senhor, e sedentos para ouvir e obedecer a Sua Palavra, pois já estão alimentados, doutrinados, ensinados.

Recentemente ouvi o depoimento de um pastor que visitou países que outrora foram berços de avivamentos e bases missionárias de onde muitos povos foram alcançados. Hoje, os prédios que anteriormente abrigavam igrejas avivadas são endereços de shoppings centers, discotecas, bares e até mesmo mesquitas. Como isso pode acontecer? Em algum momento, o ensino da Palavra de Deus foi desprezado. Temos aqui uma demonstração inequívoca do quanto está na validade o texto bíblico que diz “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Provérbios 22.6). Houve negligência, faltou persistência, perseverança e a comodidade e esfriamento espiritual tomaram conta da mente e dos corações.

As consequências são trágicas, com muitas vidas condenadas à eternidade sem Deus. Países que levantaram a bandeira do evangelho de forma destemida e convictos hoje são campos missionários, cheios de vidas desapontadas com Deus e dando descrédito à Sua Palavra. Estas igrejas hoje tentam retomar, mas não conseguem. É como tentar colocar a pasta de dente de volta ao tubo. Difícil!

A palavra de hoje não pode ser outra, senão alardear com grande sonido a necessidade de que os pastores e superintendentes dediquem-se com muito fervor ao ensino sadio da Palavra de Deus para toda a Igreja. Nesse contexto, temos na Escola Dominical o modelo testado e aprovado.

Essa realidade pode ser comprovada muito perto de nós, aqui mesmo em nosso país. Dentro de uma mesma realidade social e econômica, encontramos igrejas com uma Escola Dominical sólida e pujante, enquanto encontramos outras igrejas que com muita dificuldade procuram fazer o trabalho. O êxito de uma Escola Dominical pujante não ocorre por acaso; ele depende de conhecer o seu funcionamento, investimento em equipes de trabalho, material e muita dedicação. Mas, o fruto é compensador aqui na terra: uma igreja doutrinada na Palavra de Deus, indispensável nos dias que estamos experimentando. E na eternidade receberemos o galardão pelo cuidado que estamos tendo com as ovelhas do Senhor Jesus.

Louvamos a Deus pelos pastores que mantêm a chama do ensino através da Escola Dominical. E pelos superintendentes e professores de todas as faixas etárias que, sentindo o chamado de Deus, dedicam-se e esmeram-se em aperfeiçoar o ministério recebido do Senhor Jesus, e voluntariamente contribuem para o aperfeiçoamento do Corpo de Cristo. Não podemos deixar de destacar as orações, o apoio e a visão de nossos líderes, Pastor José Wellington Bezerra da Costa e Pastor José Wellington Costa Júnior, bem como dos líderes que compõem a Mesa Diretora da CGADB e o Conselho Administrativo da CPAD, e dos demais líderes.

Capacitando professores

A CPAD, como fornecedora do currículo de Escola Dominical que é utilizado pelas igrejas, também tem a preocupação em capacitar superintendentes e professores, e mostrar a importância do pastor e sua referência para toda a Igreja. Desde 1974, a convite do Conselho Administrativo, o Pastor Antônio Gilberto deu início ao CAPED, o Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Escola Dominical, que trouxe grandes resultados para a Igreja. Em novembro de 1995, lançamos o Biênio da Escola Dominical (1996/1997), cujo objetivo foi o de levantar quais os aspectos que precisavam ser trabalhados para que houvesse um interesse maior pela Escola Dominical, e identificamos três frentes de trabalho:

1 - Mostrar ao pastor a sua importância como líder da Igreja;

2 - Capacitar os professores e

3 - Oferecer um currículo atualizado e inovador.

Foi o que fizemos e até hoje estamos colhendo os frutos deste trabalho. Através dos dez congressos nacionais e das 32 conferências regionais realizados, foi dada origem a uma onda de ensino pelas igrejas em todo o país, multiplicando os treinamentos, e hoje vemos uma Escola Dominical atraente para os alunos e os professores preparados, e da CPAD continuamos passando esta visão de ensino da Palavra de Deus e oferecendo um novo currículo a cada sete anos. Tudo isso foi feito pelo Senhor nosso Deus e para a Sua glória!

Em seu livro Manual da Escola Dominical, o Pastor Antônio Gilberto escreveu: “A Escola Dominical, devidamente funcionando, é o povo do Senhor, no dia do Senhor, estudando a Palavra do Senhor, na casa do Senhor”. Ou seja, a Escola Dominical é a Igreja estudando a Palavra de Deus. E quando mencionamos Igreja, estamos nos referindo a ela por completo, desde a mais tenra idade até os mais idosos. Tanto o membro mais antigo na igreja como o novo convertido. Tanto o que tem maior conhecimento bíblico como os que ainda estão dando os seus primeiros passos na fé. Portanto, o pastor da igreja é o pastor da Escola Dominical, e os alunos querem ver o seu pastor todos os domingos de manhã na igreja, liderando e apoiando este imprescindível trabalho. Quanto maior for o apoio e o interesse do pastor pela Escola Dominical, maior e melhor será este importante departamento. Sendo a Escola Dominical a reunião mais importante da Igreja, o pastor é o seu único e maior referencial, abaixo do nosso Senhor Jesus Cristo.

Currículo de Escola Dominical

Estabelecemos um período de sete anos para atualização do currículo de Escola Dominical, pois é o tempo que consideramos ideal também para as igrejas fazerem um bom uso do material. O ciclo de cada faixa etária é de dois anos (a única exceção é a faixa de 15 a 17 anos, que é de três anos); ou seja, cada ciclo é estudado três vezes, e também esse é o tempo que precisamos para fazer atualizações tanto a nível de linguagem e didática quanto também nos níveis visual e gráfico.

Novo Currículo de Escola Dominical

Neste momento, estamos ultimando os detalhes para liberação do novo currículo de Escola Dominical a ser utilizado pelas igrejas a partir do primeiro trimestre de 2022. No final deste ano, ele estará disponível para a venda em toda a empresa, na Matriz, na Rede de Livrarias CPAD e através dos nossos distribuidores em todo o Brasil.

Material didático e capacitação

Na CPAD, entendemos que para uma Escola Dominical ser relevante para a igreja e o Reino de Deus, deve obedecer à risca as leis que a regem. Não tem remendos ou artifícios que deem os mesmos resultados que se espera. Há toda uma visão bíblica e didática-pedagógica que precisa ser compartilhada com a igreja e implementadas através do grupo de professores.

Oportunidade

Este momento que estamos atravessando é ideal para retomarmos o caminho do equilíbrio, colocar a igreja no modelo que sempre orientou as nossas práticas ministeriais e que colocaram as Assembleias de Deus como a maior denominação evangélica de nosso país.

Estamos saindo de uma pandemia histórica (as estatísticas e as notícias sinalizam um controle maior sobre o vírus covid-19) e estamos chegando ao fim de mais um ano, momento este do ano em que procuramos fazer ajustes e planos para o próximo ano.

Nossa sugestão é que o prezado pastor inclua em seus planos para o ano de 2022 um incremento significativo de alunos na Escola Dominical. Faça junto aos seus colaboradores um levantamento de sugestões e críticas que venham fortalecer esse importante departamento da igreja e implemente-as já no início do ano. Faça um plano de trabalho junto ao superintendente e professores e coloquem desafios, que sejam reais, a serem alcançados. Esses mesmos planos devem ser compartilhados com toda a igreja. Não basta apresentar os desafios apenas, é importante lançar o plano, mas tão necessário também é o acompanhamento periódico, e se necessário fazer ajustes, mas não desistir do que foi proposto e celebrar com todo o grupo o resultado alcançado.

No Livro de Provérbios, capítulo 21, versículo 5a, o pregador afirma: “Quem planeja bem e trabalha com dedicação, prospera”. E lembre-se que o Senhor Jesus está com as suas mãos estendidas e prontas para abençoar toda iniciativa que busca alcançar vidas para o seu Reino e está a serviço dEle.

por Ronaldo Rodrigues de Souza

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