Deus e suas maneiras de tratar com o ser humano

Deus e suas maneiras de tratar com o ser humano


Prezado leitor, vamos meditar na passagem bíblica de Deuteronômio34.4: “E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: À tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás”. O versículo em apreço nos faz levantar algumas perguntas a respeito, principalmente a última parte da perícope. Trata-se de um diálogo entre Deus e Moisés, que se conheciam muito bem, com Moisés, neste momento de sua vida, já com muitas experiências com o Senhor. O Criador havia se manifestado por diversas maneiras a ele desde o início das atividades do então pastor de ovelhas para se tornar o líder tão aguardado pelo povo hebreu.

O Monte Horebe marcou o ponto zero de sua chamada ministerial e nunca mais Moisés perdeu o contato com o Senhor. Depois da experiência no Monte Horebe, aquele pastor do deserto jamais deixou de reconhecer a voz de Deus e Sua manifestação. O Senhor falara àquele homem em diversas situações, atestando a Sua afinidade com o líder hebreu. Deus faz promessas a Abraão que daria a posse da terra de Canaã e Moisés foi esse “guerreiro” que levou seu povo ao cumprimento dessa promessa, vencendo diversos desafios. No texto em apreço, o Senhor o conduz àquele monte e lhe dá a entender o cumprimento de sua promessa junto aos falecidos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Era como se Deus lhe dissesse: “Moisés, olhe bem a terra sob juramento, eu cumpri a minha promessa, chegou ao fim a peregrinação no deserto com seus desafios; contudo, você não entrará em seu território”.

Abordemos os motivos que impediram a entrada do velho líder na Terra Prometida. Vários teólogos divergem quanto a esse assunto, sendo três os motivos mais debatidos que teriam impedido Moisés de entrar em Canaã. Primeiro, em algum momento da caminhada, o libertador demonstrou sanguinidade em suas atitudes e precipitou-se diante de seus compatriotas no momento em que eles prestaram culto ao bezerro de ouro enquanto ele estava diante de Deus no Monte Sinai e recebia as orientações do Senhor através dos Dez Mandamentos. A rebeldia demonstrada pelos israelitas o fez precipitar-se e quebrar as tábuas das leis divinas (Êxodo 32.19-33­­). Segundo, o episódio em que Deus ordena a Moisés que falasse à rocha para que saísse água dela para saciar a sede do povo, mas, movido pela ira, ele acaba por bater na rocha, desobedecendo ao Senhor. Deus afirma ali que Moisés e Arão não entrarão em Canaã (Números 20.12). Terceiro, quando Deus avisa que não acompanharia mais o povo e o líder intercedeu diante do Eterno, mas demonstrando tensão nervosa. Disse ele perante a majestade santa: “Risca-me, peço-te, do teu livro” (Êxodo 32.32). Os pesquisadores imaginam terem sido esses os motivos que impediram o libertador hebreu de ter entrado em Canaã. Por outro lado, lembremos que na passagem bíblica em que Moisés dialoga com o Criador em Horebe, o Senhor diz a Moisés que ele tiraria os hebreus do Egito, mas não garantiu que ele entraria na terra.

Moisés liderou seus compatriotas na saída do Egito e liderou aquela nação no êxodo, mesmo assim, o nosso Deus jamais garantiu ao seu servo que entraria na Terra Prometida. Agora vamos observar um detalhe: o seu servidor Josué recebeu a palavra divina de que entraria em Canaã juntamente com o povo israelita. Deste modo, existe a necessidade de entendermos a mensagem de Deus para cada um de nós.

As mensagens colocam limites em nossos pensamentos e até em projetos. Digo mais: as promessas do Senhor fazem parte de um processo dEle para cada um de nós. Trata-se do aperfeiçoamento da parte de Deus na vida do crente com firme propósito, já que Ele o estabelece para cada um de nós e não desiste disso. Não tem quem impeça que esse propósito não se concretize, porque foi Deus quem estabeleceu e com uma maneira distinta para tratar com cada um de nós, considerando temperamento e caráter do indivíduo em questão, fazendo uma transformação necessária na vida de cada pessoa.

por José Wellington Costa Junior

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