Falsos líderes de nossos dias

Falsos líderes de nossos dias


Neste texto, faço um trocadilho com a “elevada” saudação nazista criada e difundida à exaustão pelo ministro da propaganda de Hitler, Joseph Goebbles, durante sua sangrenta e grandiosa campanha militar pela conquista da Europa e outros continentes, responsável pela eclosão da 2ª Guerra Mundial que, além de dizimar milhões de vidas inocentes, minar as riquezas de prósperas nações, lançando o mundo num retrocesso econômico sem precedentes, quase extinguiu da face da terra os descendentes de Abraão. A referida saudação foi adotada pelo partido nazista como um símbolo da lealdade e culto da personalidade de Hitler, a qual consistia em levantar o braço direito estendido para frente enquanto se pronunciava com ênfase em singular alemão as palavras Heil mein Führer! (Salve meu líder!) ou simplesmente Heil Hitler! (“Salve Hitler”), reconhecendo ser o líder do terceiro Reich uma espécie de divindade, salvador da pátria alemã, capaz de restaurar a glória e estender as fronteiras do “exclusivo” império da raça ariana, tão injustiçado e espoliado pelos vencedores da 1ª Guerra Mundial. Ao final, percebeu-se que os nazistas eram na verdade um bando de loucos desvairados seguindo um maníaco sem personalidade, alma e coração. Infelizmente, o mesmo sentimento que atordoou a mente de Hitler e de seus partidários, tornando-os insanos, sedentos de poder e glória humana, vem contagiado a muitos líderes nestes últimos dias, levando-os a uma propensa busca por veneração, honra e lisonjas. Alguns chegam ao descalabro de se imaginar genuínos deuses, membros exclusivos do “Olimpo Cristão”, gestor de vidas, formuladores de regras, intervindo de forma arbitrária nas decisões e no destino de seus liderados.

Muitos “líderes”, abusando da autoridade que lhes foi conferida por Deus, infringem as leis, atropelam direitos, violam normas, mutilam as Escrituras, no afã de beneficiar-se de uma posição que não lhes foi outorgada vitaliciamente, mas confiada pela soberania do Altíssimo àqueles que atenderam ao chamado para conduzir o seu rebanho com cuidado, e não por força, nem torpe ganância, nem como tendo domínio sobre a herança do Senhor, mas servindo de exemplo, conforme escreveu Pedro, um dos primeiros e mais próximos apóstolos de Jesus, considerado uma das colunas de sua Igreja (1 Pedro 5.2,3; Gálatas 2.9). Outros, num acesso de incurável insanidade (fazendo trocadilho com a singular, humilde e exemplar declaração do profeta João Batista), arrogam para si uma indevida honra, alegando atrevidamente: “Importa que ELE cresça, e EU também”. A glória e o temor já não são mais devidos ao Senhor, tampouco a adoração é exclusividade da divindade, pois se acham partícipes de um direito que lhes não foi conferido, mas que pertence unicamente ao Todo Poderoso, pois a Sua honra e louvor jamais dará a ninguém (Isaías 42.8). Muitos querem honra, não no sentido de respeito ou consideração, mas de veneração mesmo já que se julgam verdadeiras divindades de nosso século, cujo alter ego deve ser bajulado e suas vontades, decisões e objetivos “obedecidos” cegamente, sem questionamentos, nem análise crítica textual à luz da Bíblia. Como diz o slogan de certa igreja: “Jesus Cristo é o Senhor”; mas, infelizmente alguns líderes tem se apossado desse senhorio, acreditando ter o direito de governar a Igreja como se fosse seu próprio império e, para isso, se cercam de um batalhão de choque como a Gestapo e a SS (duas das mais temíveis organizações militares da máquina bélica alemã) trucidando impiedosamente todos os que discordam de suas ações ou se interpõe em seu caminho.

Na realidade, muitos “líderes” têm agido como Caronte (barqueiro da mitologia grega que, por duas míseras moedas, transportava passageiros para o mundo dos mortos pelas águas dos rios Estige e Aqueronte) conduzindo sem nenhum temor rebanhos inteiros à perdição, ao invés de dirigi-los aos céus, salvando suas almas do juízo e castigo eternos. Infelizmente, em alguns ministérios Cristo deixou de ser a cabeça da Igreja, tornando-se apenas os ombros que sustentam o pesado fardo que os homens têm imposto sobre ela. Também já não é o autor e consumador da fé, tendo se tornado apenas um mero coadjuvante de indivíduos ávidos por fama e aplausos, falsificadores da palavra, propagadores de falsos milagres, que só pensam em promover seus nomes, colocando-os acima de Deus. É com pesar que constatamos uma radical mudança na vida e atitudes de líderes que deveriam ensinar a verdade, combater o pecado, afastando seus liderados do mal, os incentivando a uma maior proximidade com Deus, bem como, despertando-os para a realidade da iminente volta de Cristo para arrebatar a Sua Igreja.

Algo que não podemos esquecer e que a história registra com incontestes evidências, é que, assim como a máquina bélica de Hitler foi desmantelada pela união, esforço, coragem, sangue, suor e lágrimas dos aliados, pondo fim a anos de terror e sofrimento que abalaram a população mundial, do mesmo modo Deus têm reservado não apenas sete mil, mas milhões de fiéis (1 Reis 19.18) para fazer a diferença no meio de uma geração corrompida e perversa, cujo compromisso com seus propósitos e Palavra estão acima de qualquer posição ou lucros e, que ainda protestam contra o pecado, a idolatria, tirania e qualquer forma de opressão, assegurando que só o Senhor é Deus, digno de louvor, cujo Reino Eterno não passará jamais e, que ao invés de ser incomodados com a sacrílega saudação: “Heil líder!”, cantarão juntamente com todos os seres angelicais cheios de reverente alegria e gratidão o eternal louvor: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos. Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão a ti, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos” (Apocalipse 15.3,4).

por Cezar Frugoni

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem