A Ressurreição de Jesus: uma vitória para todos nós!

A Ressurreição de Jesus: uma vitória para todos nós!


Nesta oportunidade, vamos observar a passagem de João 20.19. Diz o texto: “Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco”. Vemos aqui que Jesus ressurreto se colocou no meio onde os Seus seguidores estavam e ministrou a paz por meio da afirmação descrita pelo apóstolo João em seu Evangelho.

Após a crucificação, a cidade de Jerusalém estava em alvoroço, uma vez que o Mestre estava morto e os discípulos estavam preocupados com a sequência dos fatos, isto é, com o que lhes aconteceria a partir daquele momento, já que, no pensamento daqueles homens, Jesus Cristo não estava mais entre eles. Mesmo assim, eles estavam na expectativa da ressurreição do Senhor, que confirmaria, na verdade, que Ele era o Messias. Enquanto isso, os apóstolos se mantinham escondidos de seus compatriotas e das autoridades religiosas que também estavam preocupadas com a eventual notícia da ressurreição de Jesus. Os religiosos estavam decididos a reprimir qualquer notícia em torno desse assunto. 

Na verdade, a ressurreição de Jesus resultaria em um questionamento para a sociedade judaica, o que incluía, principalmente, a casta religiosa que rejeitava Jesus como Messias, Senhor e Salvador. Atestar que o Nazareno foi ressuscitado traria sobre eles consequências terríveis, seriam considerados assassinos do Messias. Em meio ao alvoroço, os discípulos mantinham-se trancados em casa. A Palavra de Deus deixa claro que “estavam com medo dos judeus” (João 20.19). Enquanto os dois grupos agiam respectivamente para reprimir informações e manter a integridade física, as evidências da ressurreição de Jesus começaram a surgir. O capítulo 24 do Evangelho de Lucas e o capítulo 20 do Evangelho de João relatam os acontecimentos do terceiro dia após a crucificação, em que Maria Madalena constatou que a pedra utilizada para fechar a sepultura de Jesus estava removida e os apóstolos Pedro e João constataram que o local onde o puseram estava vazio. Maria presenciou no sepulcro dois anjos que comunicaram a ressurreição do Filho de Deus (Lucas 24.4-5). Os discípulos que viajavam em direção a Emaús constataram que Jesus havia estado com eles (Lucas 24.31). A própria Maria recebeu a incumbência divina para que avisasse aos demais que o Senhor havia ressuscitado (João 20.17).

A ressurreição de Jesus foi uma vitória entre outras que Ele alcançou ao longo de Seu ministério. A vitória dEle é a nossa vitória! Ela nos alcançou. O Senhor venceu no Getsêmani, quando pediu ao Pai para não passar por aquele momento difícil, mas se submeteu à Sua vontade (Lucas 22.42). Ele venceu ao enfrentar a cruz e a morte. E a ressurreição de Jesus é uma realidade! Ao se apresentar aos discípulos – ainda temerosos por um possível ataque dos judeus –, nada conseguiu impedir o Mestre de ter comunhão com os Seus, mostrando-lhes provas inequívocas de que estava vivo, sem danos em sua aparência física (Lucas 24.39).

por José Wellington Costa Junior

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem