Harmônica de Vidro: que instrumento é esse e como é que ele surgiu?

Harmônica de Vidro: que instrumento é esse e como é que ele surgiu?

O curioso instrumento musical chamado “Harmônica de Vidro” foi criado em 1761 por um dos líderes da Independência dos Estados Unidos: o inventor norte-americano Benjamin Franklin. De acordo com o relato do próprio Franklin, ele assistiu em 1757, na Inglaterra, a um concerto dado com taças de vinho. Naquele momento, o inventor qualificou como “doce” o som emitido pelos inusitados “instrumentos” e manifestou o desejo de ouvir mais harmonias com sua melodia. Assim nasceu a Harmônica, nomeada por Franklin para uma palavra retirada da língua musical italiana. Foi dito que se a harpa é “o instrumento dos anjos”, então a Armônica ou Harmônica é “a voz dos Anjos”. A Harmônica de Vidro é uma série de 37 tigelas de vidro giratórias com destaque por cores que criam som quando entram em atrito com as mãos do tocador. As taças de vidro são postas com precisão e vibram para criar sons. 

O instrumento desenhado por Frankin permitia que o músico tocasse até 10 notas simultaneamente, contudo com a utilização de copos cheios de líquido não era possível tocar várias notas ao mesmo tempo. A capacidade de gerar uma variedade de notas oferece uma experiência musical muito mais rica para o ouvinte. O instrumento funciona da seguinte maneira: as tigelas são acionadas através de um pedal, semelhante a uma roda de fiar. As tigelas de vidro criam uma maior amplitude de tonalidades do que um conjunto de copos cheios, eliminando a necessidade de líquido permanente e suas desvantagens.

A popularidade do instrumento caiu em meados de 1800 e desapareceu gradualmente. O seu renascimento aconteceu em 1982 através do falecido mestre soprador de vidro alemão chamado Gerhard Finkenbeiner, que viveu na região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos.

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem