Igrejas na Holanda alertam sobre proposta de eutanásia para crianças

Igrejas na Holanda alertam sobre proposta de eutanásia para crianças

O governo holandês divulgou a sua intenção em liberar a eutanásia às crianças entre um e 12 anos, em caso de doenças terminais. Em 2014, o país tornou-se o primeiro a dar sinal verde ao procedimento voluntário em crianças no caso de doenças terminais, com sensação de muita dor e com o consentimento dos pais. “Nós vamos redigir os regulamentos para a prática e o assunto será discutido por uma comissão especial da Câmara Holandesa, para a implementação nos próximos meses”, disse o vice-primeiro-ministro Hugo Mattheüs de Jonge (foto).

O político argumenta que em um pequeno número de casos, os cuidados paliativos não são suficientes e que com a nova lei algumas crianças não sofreriam de forma insuportável. A iniciativa de Jonge levantou protestos dos defensores pró-vida dentre os quais as igrejas protestantes do país, que enviaram uma carta à Câmara dos Deputados. As lideranças cristãs disseram que “embora doenças graves e com risco de vida possam levar a situações complexas e angustiantes, as crianças não podem fazer uma escolha independente ao lidar com o fim ativo da vida”. 

O texto redigido por eles foi divulgado no jornal Reformatorisch Dagblad. “Tememos que esta proposta leve a uma discussão sobre a possibilidade de eutanásia para outros grupos de pessoas com deficiência, como pessoas com demência grave. Isso é muito ameaçador para pessoas em circunstâncias vulneráveis”, acrescentou a carta.

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem