Reino Unido: a capital de Israel é Jerusalém

Reino Unido: a capital de Israel é Jerusalém

O então Chanceler do Tesouro britânico Rishi Sunak (foto), que acabou por suceder a então primeira-ministra Liz Truss, que renunciou em menos de dois meses no cargo, disse em pronunciamento durante um evento dos Amigos Conservadores de Israel no final do ano passado que Jerusalém é “indiscutivelmente a capital histórica” de Israel. O político, descendente de indianos, é conhecido por ser um defensor da comunidade judaica do Reino Unido. Sunak é inglês, nascido em Southampton, cidade portuária da costa sul do Reino Unido.

Durante o evento, o político acrescentou que havia um “caso muito forte” para transferir a embaixada inglesa de sua atual localização em Tel Aviv para a capital israelense. “É algo que eu desejo fazer, eu sou sensível a esse assunto e se fosse tão fácil, eu já teria feito”.

Enquanto exercia o cargo, a premiê Liz Truss disse ao então primeiro-ministro de Israel, Yair Lapid. que analisava a possibilidade da realocação da embaixada britânica para Jerusalém. Sunak concedeu entrevista ao Jewish Chronicle, qualificando Israel como um “farol brilhante de esperança” e escreveu para o UK Jewish News, parceiro do The Times of Israel, se opondo ao movimento de boicote.

“Continuarei apoiando o projeto de lei de boicote, desinvestimento e sanções, que impedirá que órgãos públicos se envolvam em boicotes que prejudiquem a coesão da comunidade judaica”, escreveu em julho. O novo premiê acrescentou que “a comunidade judaica está certa em chamar atenção àqueles que procuram prejudicar o único estado judeu do mundo”. Ele disse que uma de suas preocupações foi o aumento do antissemitismo desde 2021.

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem