Deus costuma chamar pessoas do anonimato

Deus costuma chamar pessoas do anonimato

Prezado leitor, vamos meditar no registro bíblico do livro de Josué 4.14. Ali, lemos: “Naquele dia o Senhor engrandeceu a Josué diante dos olhos de todo o Israel; e temeram-no, como haviam temido a Moisés, todos os dias de sua vida”.

Antes da reflexão sobre o texto, faço uma consideração inicial: ao estudarmos a Palavra de Deus, precisamos ter em mente a importância do contexto da época em uma passagem bíblica para poder depois aplicar aquela passagem ao nosso contexto.

Assim, pergunto: Quem era Josué? Ao buscarmos saber quem foi este personagem antes de se tornar líder de Israel, observamos que a menção a ele nas páginas do Livro do Êxodo não é recorrente. Ele parece ser uma figura sem destaque. O servidor de Moisés quase não aparece à vista do povo, até o dia em que é apresentado como sucessor de Moisés. Antes disso, a Bíblia oferece pouca informação sobre ele, não somente no Êxodo, mas no restante dos livros do Pentateuco. Uma vez que esse valoroso soldado israelita não aparece muito nos escritos de Moisés, sugere-se que Josué estava sendo “escondido por Deus”. Isto é, aquele homem estava sendo preservado pelo Criador para um momento especial. Dessa forma, quando você não “aparece” muito e encontra-se no anonimato, não se preocupe, pois é o Senhor quem está a preservá-lo para o momento certo.

Vemos por aí pessoas que “aparecem”, porém o fazem de maneira errada, de maneira repreensível. Inclusive, se é assim, é melhor que nem apareçam. Eu tenho tido essa experiência, de ver Deus preservando a pessoa para o momento especial. Na igreja onde pastoreio, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, havia obreiros que pareciam estar “escondidos”, mas, quando oferecemos a oportunidade de assumirem um departamento, eles prosperam sob a graça divina, e a congregação segue o mesmo caminho de prosperidade. Diante da revelação do obreiro, que parecia oculto aos olhos de todos, passamos a conhecê-lo melhor, porque era uma pessoa que o Senhor estava a preservar. Nós, assembleianos, sabemos aguardar o tempo de Deus, uma vez que se fôssemos ser instrumentalizados sem o devido amadurecimento, o esforço seria em vão.

Querido leitor, se você ainda continua no anonimato e não tem tido oportunidades como sempre quis, mas arde a chama pentecostal dentro do seu coração, basta confiar no Senhor que Ele te retirará da obscuridade e mostrará o servo que você tem sido e a graça divina que paira sobre a sua vida.

Por José Wellington Costa Junior.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem