Chamada do profeta Jeremias (2ª parte)

Chamada do profeta Jeremias (2ª parte)

Vejamos as circunstâncias pessoais de Jeremias. O profeta já tinha sido proibido de se casar e não participava das reuniões sociais comuns em Anatote ou em Jerusalém. Mesmo nesse período, Jeremias tinha conhecido a oposição despertada pelas exigências espirituais de sua vida e pregação. Aqueles que eram desafiados, fossem grandes ou pequenos, não se sentiam confortáveis com sua mensagem e suas advertências sobre um julgamento iminente eram rejeitadas por um povo que queria ser parabenizado por sua conduta e tranquilizado de que tudo estava bem.

Com a morte do rei Josias, as coisas mudariam para Jeremias, pois sua lealdade às reformas o levou a um conflito cada vez maior com as instituições religiosas e políticas.

Durante o reinado de Joacaz: O curto reinado de Joacaz deu pouca oportunidade para o ministério de Jeremias.

Durante o reinado de Jeoaquim: Agora o profeta tinha que enfrentar oposição aberta. Desde o início do reinado de Jeoaquim, quando ele ainda era vassalo do Egito, o discurso de Jeremias no Templo contém uma acusação severa da superficialidade da religião popular e do formalismo dela. O povo estava esperando a libertação divina em troca de rituais sem compromisso do coração. Sua confiança estava no templo e não no Senhor. Por isso ouviram Jeremias anunciar que o templo se tornaria uma ruína, isto foi um ataque chocante e blasfema a suas crenças principais.

Jeremias foi convocado perante as autoridades para responder por sua declaração, o conselho formado pelos sacerdotes e profetas que ficou enfurecido com o que ele disse e exigiu a pena de morte. Jeremias escapou, pois os oficiais da época tinham simpatia com Jeremias.

A base da fé de Jeremias estava sendo testada naqueles tempos de hostilidade e oposição, quando até mesmo seus amigos mais chegados não queriam mais saber dele. O que o profeta queria descobrir era onde o Senhor estava em tudo o que ele tinha que sofrer. Embora Jeremias tenha recebido garantias que lhe permitiram continuar, as coisas estavam ficando muito graves e difíceis. Contudo Jeremias não abandonou seu chamado e persistiu em agir como testemunha do Senhor para o povo.

Durante o Reinado de Zedequias: Foi um período de graves conflitos entre Jeremias e os falsos profetas e de perseguição por parte das autoridades em Jerusalém, que culminou em sua prisão.

O chamado divino

Uma pessoa não se torna mensageiro do Senhor por causa da linhagem familiar ou mediante escolha popular. Somente o Senhor que escolhe e nomeia seus mensageiros. Portanto, o chamado pelo qual Deus torna conhecido seu propósito para sua vida é o momento em que se firma o seu ministério. Você não poderá mais viver como antes, pois tem uma inevitável ordem de Deus a cumprir.

Alguns estudiosos dividem o ministério de Jeremias em quatro estágios:

1. Estágio de Formação: Corresponde ao período do reinado de Josias. Além de uma sólida formação espiritual por ter nascido em um lar de família sacerdotal, o profeta Jeremias alcançou a grande reforma espiritual do rei Josias, onde participou daquele avivamento e da influência espiritual da profetisa Hulda (2 Crônicas 34.22 e 35.25).

2. Estágio de Afirmação: Corresponde aos reinados de Jeocaz (filho de Josias) e Jeoiaquim (609 a 598 a.C.). Nenhum desses monarcas simpatizaram com a mensagem de Jeremias, pois a exemplo de Elias, que denunciava o pecada da família real de Acabe, Jeremias denunciava o pecada da família real de Judá e isso jogava toda a corte palaciana contra ele (Jeremias 18.18; 20.1-7).

3. Estágio de Desilusão: Corresponde ao período do reinado de Zedequias, último rei de Judá (597 a 586 a.C.). Após ter a sua mensagem rejeitada pelo rei, e pelo povo, o profeta Jeremias se desiludiu do ministério profético e pensou em parar de profetizar em nome do Senhor. Porém um fogo incendiava o seu coração e até os seus ossos; Jeremias não conseguia desistir (Jr 20.9); foi preso no calabouço e lançado numa cisterna cheia de lama (Jeremias 37-12-21; 38.1-13); quando Deus usou o eunuco do rei Ebede-Meleque para não deixar o profeta perecer naquela cisterna.

4. Estágio do Amadurecimento e Consolação: Corresponde ao período do pós-destruição de Jerusalém – 586 a.C. Neste período, o profeta descreveu toda a sua dor e a dor de Sião por causa da destruição de Jerusalém e do templo no seu livro “Lamentações de Jeremias”, chegando a confessar que havia perecido a sua esperança no Senhor (Lamentações 3.18-20). Porém ao se lembrar das promessas do Senhor e das suas infinitas misericórdias (Lamentações 3.21-23), o profeta recobrou ânimo, amadureceu na sua fé (Lamentações 3.24-26), encontrou consolação em Deus e esperança de dias melhores para o seu povo (Lamentações 5.19.21).

Jeremias 1.5 – “Antes que eu te formasse no ventre eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te deu por profeta”.

“Antes de formá-lo no ventre materno, eu já o conhecia; e, antes de você nascer eu o consagrei e constitui profeta às nações”.

“Antes do seu nascimento, quando você a inda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e o separei para que você fosse um profeta para as nações”.

Deus inicia esse chamado com quatro verbos de ação:

1. Deus o conheceu. Em especial, conhecer aqui tem o sentido de conhecimento íntimo e pessoal. É diferente de alguém que observa à distância. Deus conhece inteiramente o coração das pessoas e se importa com elas. É o sentido de compreender, sentir.

2. Deus o formou. Formar, dar forma, modelar, da mesma forma que o oleiro “molda” o barro... ideia de comprimir com força... estruturar. O Vaso do Oleiro em Jeremias 18.

3. Deus o santificou. Consagrar, tornar santo, separado. Retirar alguém ou alguma coisa do uso profano e ser colocado à parte. A visão de Isaias, no capítulo 6.

4. Deus o deu por profeta. Dar aqui é ajustar ou pôr no lugar. Fazer alguém ser algo ou constituir alguém para algo.

Jeremias 1.6 – “Então disse eu: Ah! Senhor Jeová” Eis que não sei falar; porque sou uma criança”.

“Ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, por que não passo de uma criança.

“Então eu disse: Ó Senhor, meu Deus, eu não sei falar, pois sou muito jovem”.

Jeremias fala humildemente, ele não se limita a dar desculpas. Ele é de fato muito jovem, ele ainda permanecia dependente do apoio dos pais. Ele ainda não havia atingido a idade adulta. Jeremias protesta que era inadequado para esse chamado. Mas quando Deus chama, ele equipa seus servos.

Jeremias 1.7 – “Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque onde quer que eu te enviar, irás, e tudo quando te mandar dirás”.

“não diga: não passo de uma criança”.

“não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu te enviar e diga tudo o que eu te mandar”.

Deus tranquiliza Jeremias, dizendo que ele é embaixador de Deus. Jeremias irá onde Deus enviar, e dirá o que Deus ordenar. Ele pertence a Deus, não tem outro mestre, e não há ninguém mais que ele deva procurar agradar.

Jeremias 1.8 – “Não temas diante deles, por eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor”.

“Não tenha medo de ninguém, porque eu estou com você para livrá-lo, diz o Senhor!”.

“Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando”.

Você vai enfrentar problemas, mais Eu estou com você.

Outras Palavras de Deus a Jeremias

I - Eu te dou autoridade: “Eis que ponho as minhas palavras na sua boca”. Ele é consagrado para o serviço de Deus. A fonte divina das palavras... esta palavra tem poder... ele prega durante 40 anos... a palavra do profeta é Palavra de Deus... Deus falando na boca de Jeremias.

II – Eu coloco ferro espiritual em sua personalidade e te dou poder: “Te coloco como cidade fortificada, coluna de ferro e muralha de bronze”. Você poderá resistir a todo e qualquer ataque... você será invencível enquanto fizer o trabalho de Deus... Jeremias, embora você seja um jovem moderado, tímido por natureza, Eu estou colocando “ferro espiritual” na sua personalidade e assim o faço mais forte, mais destemido, mais corajoso.

III – Não conseguirão derrotar você: Você será como uma cidade fortificada, capaz de suportar o que vem pela frente, e a chamada, a palavra e a presença minha vão manter você seguro.

As características do homem chamado por Deus

1. Tem um senso, sentimento da chamada muito forte e segue com grande zelo até o fim. 2. É um homem honesto consigo mesmo e com Deus. 3. Nunca se esquiva das suas tarefas, mesmo sabendo de falsas acusações e ameaças de morte. 4. É um homem de resistência. 5. Tem um ministério longo, ex. Jeremias 40 anos. 6. Entrega toda a mensagem, não fica preocupado se é “politicamente correto”, hoje há uma preocupação se a mensagem vai “ferir sentimentos”, se as pessoas não irão gostar... 7. Homem de Fé.

Algumas lições

Primeira Lição: Jeremias não era a pessoa que uma escolha humana teria preferido para uma missão tão difícil, mas Deus escolhe os fracos, as coisas que não são para confundir as que são, para que o poder com que Ele os reveste seja todo dEle.

Segunda Lição: Deus está com você em meio aos períodos mais difíceis, da mesma maneira que esteve com Jeremias. Em seus sofrimentos, Jeremias se colocou sozinho contra a nação, foi objeto de amarga perseguição, sua vida estava sempre em perigo, seus vizinhos de Anatote procuravam matá-lo; sua própria família o perseguia; o sacerdote, principal oficial, o colocou no tronco; os outros profetas se opuseram a Jeremias; foi lançado na cadeia, foi arrastado para o Egito contra a sua vontade; foi apedrejado em Daphne, no Egito, segundo a tradição.

Terceira Lição: Às vezes, Deus não remove a dor de nossas vidas, porém Ele está presente em meio às dificuldades e Ele promete restauração e salvação. 

Por Paulo Morais.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem