Os desafios da Igreja em face do cenário político-ideológico dos dias atuais

A política é uma das atividades essenciais na vida de uma nação. Num país democrático as atividades políticas são exercidas através do sistema representativo em que são eleitos parlamentares que devem cuidar dos interesses maiores da nação. Mas não existe cidadania sem o respeito aos direitos políticos e sociais de uma sociedade. Agrava-se a situação quando as ideologias predominam sobre a política. Como cristãos, precisamos saber nos posicionar ante o cenário político e ideológico em que vivemos. Se nos alienarmos, seremos governados por quem pode nos prejudicar. Vejamos algumas considerações neste sentido.

– REALIDADE ATUAL NO CENÁRIO POLÍTICO-IDEOLÓGICO DO BRASIL

Em termos espirituais, podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que um principado do mal tomou conta dos governos, principalmente em Brasília, no planalto central, e das instituições do país. Por quê? Por várias razões, à luz da santa Palavra de Deus.

1 – Em termos espirituais, éticos e morais. Governos de esquerda assumiram posições totalmente contrárias e afrontosas aos princípios da palavra de Deus:

1.1. Aprovação do crime cruel e covarde do aborto. O primeiro governo esquerdista criou o Plano Nacional de Direitos Humanos 03 (PNDH3). Nele, foi institucionalizado o crime do aborto, considerado “questão de saúde pública”; “direitos reprodutivos da mulher”. Mas a Bíblia diz: “... e não matarás o inocente” (Êxodo 23.7). Como um cristão sincero pode concordar com um candidato ou partido que aprova essa crueldade contra a vida, que é dom de Deus? Se um crente aprova a esquerda, mesmo que não concorde com o aborto, está dando apoio a uma visão política e ideológica satânica contra a lei de Deus.

1.2. Destruição da família criada por Deus. No famigerado PNDH3, o governo de esquerda aprovou uma diretriz cuja finalidade foi destruir o plano de Deus para a sexualidade humana. Naquele plano, está previsto numa de suas diretrizes: “d) Reconhecer e incluir nos sistemas de informação do serviço público todas as configurações familiares constituídas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, com base na desconstrução da heteronormatividade”. Essa proposta infame, inspirada pelo diabo, não poderia ser mais clara: destruir o que Deus planejou e determinou em Sua santa Palavra. Para Deus, a família tem que ser formada a partir do casamento, da união entre um homem e uma mulher, e seus filhos (Gênesis 2.24). A esquerda tem origem no comunismo. O manifesto comunista, escrito por Karl Marx e Engels, declara total destruição da família criada por Deus.

1.3. Aprovação da famigerada ideologia de gênero. Essa ideologia é a mais terrível afronta à primeira ação de Deus, quando criou o ser humano à Sua imagem, conforme a Sua semelhança (Gênesis 1.26-28). Essa famigerada ideologia tem origem na filosofia comunista. Ela ensina e propala que “1) Ninguém nasce homem nem mulher!”, mas “se torna homem ou mulher”; “a pessoa escolhe o gênero que quiser”. Sem dúvida, é o maior ataque à Criação de Deus. A Bíblia diz que Deus criou o homem e a mulher. O que existe, de acordo com a Bíblia, e com a própria ciência verdadeira, é a configuração binária, de sexo masculino e sexo feminino.

1.4. Aprovação do chamado casamento gay, homoafetivo ou igualitário. Aprovar o que Deus condena é gravíssimo. É abominação! Cada um tem o direito de ser o que quiser, de fazer o que quiser, mas responderá diante de Deus. Devemos amar a todos como Deus os ama, mas jamais podemos deixar de ensinar o que diz a santa Palavra de Deus. Está escrito: “Com homem não te não te deitarás, como se fosse mulher: abominação é” (Levítico 18.22; 20.13). No Novo Testamento, a lei de Cristo também condena a união de pessoas do mesmo sexo. A prática homossexual é considerada “paixões infames”, ato “contrário à natureza: “torpeza”, “imundície” (Romanos 1.24-27). Homossexuais não entram no Reino de Deus (1 Coríntios 6.10). Cristão verdadeiro não pode votar em quem apoia essas abominações. Sem santificação “ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12.14).

1.5. A esquerda tem posição contrária ao Estado de Israel. Está amaldiçoada. O governo esquerdista atraiu maldição para si e sua administração, pois Deus disse a Abraão, pai da nação israelita: “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12.2,3). Sem dúvida alguma, no governo de esquerda, uma verdadeira maldição se abateu sobre o Brasil em termos espirituais, éticos e morais. Nunca houve tanta corrupção na história do país. Lamentavelmente, no cenário político-ideológico atual, ainda se percebe resquícios da maldição esquerdista sobre o Brasil.

II – COMO A IGREJA DEVE SE POSICIONAR DIANTE DESSE CENÁRIO

É de grande importância que o servo e a serva de Deus saibam exercer o seu direito e sua cidadania, quando das eleições municipais, estaduais ou federais. É hora de mostrar que é cidadão do céu, exercendo um direito de cidadão da terra. Como tal, lembrar-se de que é “sal da terra” e “luz do mundo” (Mateus 5.13,14).

1. O cristão como cidadão dos céus. Quando nos convertemos a Cristo, imediatamente, somos registrados no “Cartório do Céu”. Nos registros divinos, o nosso nome passa a fazer parte do Livro da Vida (Filipenses 4.3). “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos” (Apocalipse 3.5). Tornamo-nos seus filhos (cf. João 1.12) e cidadãos do céu. Já somos eleitos e temos um representante divino, que é o Espírito Santo (Efésios 1.4). Um cidadão dos céus não pode votar em pessoas que aprovam abominações contra Deus.

2. O cristão como cidadão da Terra. É fundamental que a Igreja do Senhor Jesus, formada por cidadãos dos céus, “sal da terra e luz do mundo” (cf. Mateus 5.13-16), tenha uma influência marcante no meio social onde está inserida. Como cidadão brasileiro, não pode alienar-se dentro das quatro paredes dos templos, só pensando na parte espiritual. Se os cristãos se omitirem de participar da vida política da nação, correm o risco de terem um governo que seja contra os princípios e valores cristãos, emanados da Palavra de Deus, com graves consequências para o futuro da Igreja. Diz a Bíblia: “Quando os justos triunfam, há grande alegria; mas, quando os ímpios sobem, os homens escondem-se” (Provérbios 28.12); “Quando os ímpios sobem, os homens se escondem, mas, quando eles perecem, os justos se multiplicam” (Provérbios 28.28).

CONCLUSÃO

Os cristãos são pessoas salvas, lavadas e remidas pelo sangue de Jesus. Fomos chamados para ser “cabeça e não cauda” (Deuteronômio 28.13). Nessa condição, como cidadãos dos céus na terra, devemos ser exemplo para o mundo, como “sal da terra” e “luz do mundo”. Devemos tomar posição definida e decidida ao lado de Jesus em qualquer área da vida. Na Política, jamais podemos ficar do lado da esquerda, considerando toda a lista de coisas abomináveis que eles aprovam. Que Deus nos dê sabedoria quanto a esse posicionamento, que nossas escolhas contribuam para a glória do nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Por Elinaldo Renovato de Lima.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem