Avanços da Assembleia de Deus gaúcha e 46a AGO da CGADB

Avanços da Assembleia de Deus gaúcha e 46a AGO da CGADB

O pastor Geraldino Silva, presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores das Assembleias de Deus no Estado do Rio Grande do Sul (CIEPADERGS) e atual 4º secretário da Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Brasil (CGADB), fala nesta entrevista exclusiva para o jornal Mensageiro da Paz sobre as atividades que a CIEPADERGS tem promovido para o fortalecimento das igrejas no Rio Grande do Sul, destacando sobretudo aquelas na área da evangelização; e também traz informações sobre os preparativos e a programação das comemorações do centenário das Assembleias de Deus no Ruio Grande do Sul, bem como para a recepção da 46ª AGO da CGADB em abril do próximo ano, na cidade de Novo Hamburgo (RS).

Quais atividades a CIEPADERGS tem promovido para o fortalecimento das igrejas no Rio Grande do Sul?

Antes de responder à pergunta, é necessário salientar que assumimos a presidência da CIEPADERGS há dois anos, em meio à pandemia de Covid-19, enfrentando todos os desafios impostos por uma doença desconhecida, que fechou os templos e também fez com que muitos pastores partissem para a eternidade. Diante desses desafios, criamos o Conselho de Bem-Estar Pastoral, com uma equipe multidisciplinar para atuar junto a essas famílias. A igreja gaúcha não parou. Temos desenvolvido atividades que contemplam todas as regiões do estado. Atuando no fortalecimento dos princípios e valores que sempre nortearam a nossa amada Assembleia de Deus no estado, bem como no fortalecimento espiritual e em obras sociais. Para se ter uma ideia, no último ano, foram distribuídos mais de 2 milhões de refeições prontas. Lançamos o projeto Escola Bíblica CIEPADERGS para obreiros auxiliares, diáconos, presbíteros e evangelistas. Reuniram-se milhares de ministros para receber o ensino em cinco áreas de sua vida prática: devocional, teológica, ministerial, missionária e caráter. A marca de cada encontro foi o derramamento do Espírito Santo e o renovo de cada participante. O projeto Mãos à Obra tem auxiliado as igrejas em campos menores, que têm entradas financeiras reduzidas, para que possam realizar construções e melhorias em seus campos de trabalho, com o auxílio financeiro e de pessoal da CIEPADERGS. Temos também o Treinamento de Líderes, com o foco na preparação dos pastores, obreiros e líderes de departamentos das igrejas locais, para enfrentar, à luz da Bíblia, os desafios do presente século. Realizamos o ¬º Liderar Jovens, com todos os líderes de jovens do estado, com o propósito de fortalecimento espiritual e direcionamento das atividades desenvolvidas. E ainda sobre os jovens, temos realizado o Café com Palavra, que em apenas uma região alcançou mais de 4 mil jovens em um domingo pela manhã. Esse projeto também está sendo desenvolvido em todas as regiões do estado. Na área feminina, liderada pela minha esposa Lenir, a Unepadergs tem estruturado e fortalecido a assistência às mulheres de nossa igreja. Além do suporte espiritual, inúmeras irmãs têm sido assistidas em suas necessidades mais básicas, especialmente na área da saúde. Foi realizada também a Conferência Essência, que já é um marco do trabalho de unificação e desenvolvimento da liderança do ministério feminino de todo estado. Na edição deste ano, ela contou com quase 8.000 mulheres nos pavilhões do Centro de Eventos da FENAC, onde será realizada a 46ª AGO da CGADB em abril de 2023, e arrecadou aproximadamente três toneladas de alimentos, que posteriormente foram distribuídos em uma cidade do interior do estado.

Especificamente na área da evangelização para levar vidas a Cristo, o que tem sido feito?

Lançamos o Projeto Alcance, que busca evangelizar inicialmente os menores municípios, com cerca de 5 mil habitantes. Grupos de centenas de jovens são organizados para distribuir literaturas e convidar as pessoas para um grande culto evangelístico. A organização visa a oferecer suporte à igreja local para o acolhimento e atenção aos convidados, os quais são intensificados durante todo o evento. O Conselho de Discipulado da CIEPADERGS tem realizado em todo o estado a Escola Bíblica de Discipuladores. Com o apoio da CPEED-CGADB-RS (Comissão de Evangelização e Discipulado da Convenção Geral), o trabalho de conscientização e implantação do discipulado nas igrejas está em franco andamento. Centenas de igrejas estão evangelizando e discipulando e o resultado é o grande número de vidas que estão sendo batizadas.

Sobre as comemorações do centenário das Assembleias de Deus no Rio Grande do Sul, o que está sendo preparado de programação?

A Comissão Organizadora tem preparado a Celebração do Centenário, que ocorrerá em setembro de 2024, com muito carinho e afinco. Já foram comercializados e distribuídos 5.000 exemplares da Bíblia Comemorativa do Centenário em parceria com a CPAD e a SBB. O Hino Oficial do Centenário já foi escolhido pela comissão julgadora, que seguiu rigorosamente os critérios estabelecidos por meio de edital. O hino está sendo ensinado e ensaiado por todos os corais da igreja no estado. As filmagens e gravações de um documentário também estão em andamento. O photobook que contará a história dos 100 anos em imagens está sendo produzido por uma equipe qualificada de jornalistas e historiadores. A Celebração contemplará todas as faixas etárias, com programação específica. Ocorrerão honrarias à memória dos pioneiros e às suas famílias. A festividade contará também com a participação de diversas autoridades nacionais e internacionais.

Como andam os preparativos para a recepção da 46ª AGO da CGADB no sul do país?

A Comissão Organizadora da 46ª AGO da CGADB, liderada pelo nosso presidente, Pr. José Wellington Júnior, tem trabalhado incansavelmente. O evento ocorrerá nos pavilhões da FENAC em Novo Hamburgo e a rede hoteleira e os pavilhões já estão preparados para receber os milhares de convencionais. A Comissão local da CIEPADERGS tem procurado atender todas as demandas solicitadas pela CGADB. A Mesa Diretora da CIEPADERGS já realizou reuniões estratégicas com os pastores presidentes das igrejas mais próximas da FENAC a fim de providenciar o recrutamento de centenas de voluntários que atuarão nos serviços de atendimento aos participantes. Os diversos conselhos e comissões da igreja do estado já estão trabalhando entusiasticamente nas pautas e programas solicitados. Cremos - e temos orado para isso - que será uma linda festa.

O que significa para a CIEPADERGS hospedar o evento convencional na Região Sul?

Segundo relatos, em 1951, o Rio Grande do Sul, recebeu a AGO, quando na época era liderada pelo Pr. Gustavo Nordlund, e teve como preletor o Pr. Lewi Petrus. Em 1979, no Rio Grande do Sul, foi aprovada, entre outras coisas, a criação da EETAD. Então, para a CIEPADERGS, receber a 46ª AGO é um momento histórico que preludia o centenário da igreja no estado e é uma honra. Nossa Assembleia de Deus no Brasil é liderada por um homem comprometido com o Senhor, Pr. José Wellington Junior, que vem desenvolvendo um trabalho extraordinário, e temos visto o agir do Senhor e a unidade da igreja em todo o país. Esta AGO constará nos registros dos 100 anos de nossa igreja no Rio Grande do Sul.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem