Divórcio é menor entre aqueles que casam jovens e sem sexo, aponta pesquisa

Divórcio é menor entre aqueles que casam jovens e sem sexo, aponta pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo sociólogo William Bradford Wilcox e o pesquisador Lyman Stone para o Institute for Family Studies deu conta de que as taxas de divórcio para os casais cristãos são menores para aqueles que se casaram por volta dos 20 anos de idade e não tiveram uma vida sexual antes do casamento. O sociólogo explicou que o matrimônio “não foi obstáculo para a diversão e o sucesso profissional dos jovens casais e que o resultado que mostra as menores taxas de divórcio entre eles possuem várias explicações”.

Em primeiro lugar, os solteiros religiosos na faixa dos 20 anos procuram outros solteiros religiosos que compartilham a mesma visão. “Os homens religiosos são mais de longo prazo, são aqueles com quem você quer se casar e quer apresentar aos pais”, respondeu Samantha, que casou-se recentemente. “É o tipo de homem com quem posso compartilhar meus valores, que terá valores semelhantes aos meus. Os outros rapazes estão apenas procurando se divertir”, explica.

Sexo antes do casamento

O relatório também apresenta o sexo como um fator que pode prejudicar o casal. O sociólogo disse que “os casais que já praticam sexo possuem 15% mais chances de se divorciar do que aqueles que não praticam”, e quanto àqueles que já se relacionavam com outros parceiros além de seu cônjuge, estes estão mais inclinados em pautar a separação quando se deparam com dificuldades no casamento. A recém-casada Samantha explicou que ela e o marido jamais tiveram outros relacionamentos, de modo que o divórcio está fora de cogitação quando o assunto gira em torno de conflitos no matrimônio.

Wilcox explica o que acontece quando um dos cônjuges já manteve relações sexuais alhures: “Ter um histórico sexual com outros parceiros pode fazer com que você não valorize o seu cônjuge”. Por sua vez, a psicóloga Galena Rhoades oferece exemplos: “Claro, seu marido é confiável e um ótimo pai, mas não tão charmoso quanto os outros dois homens com quem você viveu antes de se casar com o atual. Fazer comparações como essas pode prejudicar seu casamento”.

A geração atual e seus relacionamentos

Os dois pesquisadores mostram que, hoje em dia, mais de 70% dos casamentos são formados por casais que já praticaram sexo. “Essa é uma das causas que retardam a decisão pelo compromisso matrimonial”, diz o relatório.

Outras informações também foram compiladas: “Na década de 1960, apenas 5%, em média, dos recém-casados viviam juntos antes do casamento. Em 2010, essa porcentagem subiu para mais de 70%. E, no geral, o que mais destaca a pesquisa são os resultados que apontam que a religião promove a estabilidade do relacionamento, afastando os jovens da prática sexual precoce e aproximando-os para os laços matrimoniais”.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem