Salmo 23: Deus como pastor e amigo

Salmo 23: Deus como pastor e amigo

O cuidado do Senhor com os que fazem parte de Seu rebanho

O salmo 23, célebre poesia concebida, sob inspiração divina, pelo rei Davi, é um dos salmos mais lidos e conhecidos, considerando seu o conteúdo revigorante e animador. O salmo milenar é lido e meditado em momentos difíceis, muito comuns, pelos quais o homem atravessa ao longo de sua jornada neste mundo. Os belos versos da canção davídica revela que Deus não é um governante remoto ou uma divindade desinteressada por sua criatura. Dentre tantos predicados, o monarca faz questão de mostrar o seu Deus como um provedor, guia, alimentador e defensor. Quando o Senhor é o pastor, nada falta às Suas ovelhas. A figura do bom pastor ganha forma quando o Mestre manifesta o Seu poder e satisfaz as necessidades mais profundas do ser humano.

Qual a reação do Senhor ao contemplar o cansaço e desespero de Seus filhos diante dos problemas da vida? Ele os leva a deitar-se em verdes pastos (v.2). Apesar dos pastos garantirem o alimento, contudo Ele não nos quer deitados para sempre e nos guia nas “veredas da Justiça” (v.3).

A caminhada do crente é “por amor de seu nome” e o mantém no caminho reto, isto é, a trilha do que é certo e jamais do erro e engano. Os Seus tem certeza disso porque está escrito que as suas ovelhas ouvem a sua voz (João 10.4). E quando chega o perigo? O Sumo Pastor guia os Seus nos momentos mais difíceis e permanece ao seu lado: “Tu estás comigo” (v.4). O crente jamais estará sozinho, e quando o medo ataca os filhos de Deus, a Sua vara (bordão) oferece proteção e o Seu cajado alcança a ovelha e a puxa para perto. O Senhor está do outro lado do vale, no aguardo do filho amado.

Em um dos momentos mais difíceis da vida de Davi em que ele fugia da perseguição movida por seu filho Absalão, o monarca foi recepcionado por um farto banquete por seus simpatizantes, no que ele atribuiu a recepção à providência divina em sua vida (2 Salmos 17.27-29). Ao que tudo indica, o governante se baseou nesse episódio e pôde escrever: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos” e concluiu que “certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias”. Deus não somente supre a necessidade física, mas guarnece o futuro de quem nEle confia. O salmo 23 revela o cuidado maravilhoso do Senhor por todos os Seus filhos neste mundo tenebroso.

Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem