Piso do Templo é recriado por arqueólogos

Piso do Templo é recriado por arqueólogos

É sabido que Jesus visitava a cidade de Jerusalém regularmente e, durante a sua visita, o Mestre caminhou nas instalações do Templo na capital judaica. Na atualidade, os arqueólogos israelenses emitiram a informação de terem conseguido recriar uma cópia do piso do antigo santuário. Os pés do Messias tocaram em pedras lavradas, ladrilhos de tom de terra com desenhos geométricos, frios e desgastados pelo uso. Os especialistas, valendo-se dessa informação juntamente de relíquias e textos históricos, com a ajuda de pedreiros israelenses, recriaram o piso sagrado para que a decoração possa ser observada nos dias atuais.

“Nós até fizemos os arranhões e todos os tipos de marcas que criaram a mesma aparência que costumava ser na época” disse o arqueólogo Assaf Avraham à Reuters. As páginas do Novo Testamento dão conta de que Jesus compareceu ao templo em sua infância para peregrinar e estudar e, mais tarde, expulsou os cambistas que realizavam negociatas no lugar sagrado. O Evangelho de João o descreve “caminhando no templo do pórtico de Salomão”. Por sua vez, o santuário foi projetado pelo rei Herodes Magno, assim como outras grandes estruturas na Judeia durante o domínio romano. Os ladrilhos remanescentes mostraram aos cientistas quais materiais foram utilizados naquele período. O material utilizado foi calcário trabalhado à mão e pedra do Mar Morto, além de mármore importado, e a incrustação havia sido ornamentada no estilo “Opus Sectile”.

“Recriar o piso foi um trabalho muito duro, mas muito interessante e fizemos de todo o coração. Esperamos que a ornamentação seja algo que as pessoas vejam, toquem e sintam da mesma forma como ocorreu há 2 mil anos atrás. Esse trabalho levou sete meses”, disse Avi Tavisal, gerente da equipe de artesãos.

Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem