O Deus Todo Poderoso é onisciente

O Deus Todo Poderoso é onisciente

A tecnologia avançou desenfreadamente com seus recursos que parecem responder a todas as indagações que digitamos em um buscador como o disponibilizado pelo Google. Com isso, o acesso ao conhecimento fica muito facilitado. No entanto, a verdadeira onisciência pertence unicamente a Deus. Mas, o que significa onisciência? O termo provém do latim e é a formação resultante da junção de omni (todo) e scientia (conhecimento), conforme atesta Rezende (2014). Assim, o termo onisciência significa todo conhecimento. Apesar de não constar literalmente a expressão na Bíblia, a onisciência divina está presente em todos os seus 66 livros. Juntamente com a onipresença e a onipotência, a onisciência é um atributo que somente Deus possui, pois Ele é o Todo-Poderoso.

No princípio, o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas (Gênesis 1.2). Ao indagar Jó, o Senhor confronta a limitação humana frente à Sua onisciência: “Onde estavas tu, quando eu fundava aterra? Faze-mo saber, se tens inteligência” (Jó 38.4). De fato, compreender a magnitude da onisciência do Senhor é muito difícil. Porém, orientados pelas Escrituras, podemos alcançar esta percepção.

A onisciência divina perpassa todo o Universo, mas também engloba aspectos da história e da vida individual da criatura mais complexa criada pelo Senhor: o homem. Sob essa perspectiva, as indagações existentes no capítulo 38 de Jó, feitas pelo próprio Deus ao Seu servo, mostram a onisciência do Eterno sobre a criação. Apenas o Onisciente conhece, em sua plenitude, os grandes segredos do Universo que o homem busca responder, pois Ele é a origem de tudo. Assim, a onisciência do Senhor dos Exércitos examina, em sua totalidade, os seguintes fenômenos: a harmonia que há nos movimentos de translação e rotação da Terra; os raios solares que aquecem a Terra; a atmosfera que protege o planeta; a lua e as estrelas que iluminam a noite; a formação dos demais planetas de nossa galáxia; a exatidão do átomo e das moléculas; o ecossistema perfeito que engloba a fauna, a flora e o ambiente como um todo; os segredos dos oceanos; a vida das estrelas; a complexidade da formação humana com a  perfeita constituição orgânica, orquestrada pelo cérebro; as necessidades da alma humana; e outros fenômenos que são totalmente desconhecidos da Ciência. Quem conhece em detalhes tudo isso? Quem detém o conhecimento pragmático de todo esse mistério? Deus ainda continua indagando à humanidade: “Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? ” (Jó 38.4). Poderemos responder essa pergunta como o profeta Ezequiel o fazia: “Senhor Deus, tu o sabes” (Ezequiel 37.3).

No escopo da história, o Grande Criador preconizou diversos rumos vários anos e séculos antes de ocorrerem. Após a Queda do homem, o Criador enunciou que um dia iria lhe proporcionar a Redenção (Gênesis 3.15). Devido à desobediência do povo de Israel, o Senhor previu o exílio de 70 anos na Babilônia, por intermédio do profeta Jeremias (Jeremias 29.10). Ao orar no exílio, Daniel “relembra” ao Senhor acerca da chegada dos setenta anos. O Eterno lhe responde com Sua soberana onisciência e lhe mostra a linha do tempo da história mundial com a sucessão dos Grandes Impérios e a ascensão do Reino Eterno (Daniel 9).

No âmbito individual, dentre vários exemplos existentes no Livro Sagrado, o Altíssimo mostrou ao adolescente José, de 17 anos, que no futuro seus irmãos se prostrariam diante dele (Gênesis 37). A emblemática vida de José, até o cumprimento da promessa do Senhor, foi deveras difícil, sendo vendido como escravo por seus irmãos, acusado injustamente e preso. Porém, após aproximadamente 13 anos, José se tornara o segundo homem mais poderoso da nação mais poderosa daquela época (Gênesis 41.46). Semelhantemente, o Senhor onisciente ordenou ao profeta Samuel que ungisse o futuro rei de Israel: Davi. O pequeno pastor de ovelhas foi escolhido dentre seus irmãos, sendo, aos olhos dos homens, o menos provável. Davi ainda esperaria aproximadamente 15 anos para a promessa ser cumprida, enfrentando diversas adversidades e perseguições provenientes do rei Saul. Ao ser ungido rei sobre todo Israel, Davi tinha 30 anos (2 Samuel 5.4), cumprindo, assim, o profetizado pelo profeta Samuel.

O Senhor revela os sigilosos planos de guerra (2 Reis 6.8-23); nos observa na rotina singela de nosso cotidiano (João 1.45-49); conhece a quantidade de estrelas existentes e sabe o nome de todas (Salmos 147.4), quando apenas em nossa Galáxia (Via Láctea) se estima que existam de 200 a 400 bilhões de estrelas, segundo afirma INPE (2022); Ele conhece todas as aves dos montes (Salmos 50.11); os pássaros têm suas vidas controladas pela onisciência de Deus (Mateus 10.29) e até a quantidade de fios de cabelo existentes em nossas cabeças são do conhecimento do Senhor (Mateus 10.30). Ou seja, o Todo-Poderoso Deus possui elevadíssimo conhecimento acerca do passado, do presente e do futuro, pois antes de tudo existir o Eterno já existia! Sendo assim, quando designou Moisés para a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, Ele ordenou que o profeta informasse ao povo que “Eu Sou” o havia enviado (Êxodo 3.14). O último livro das Escrituras reforça o infinito conhecimento do Senhor: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro” (Apocalipse 22.13).

Acerca do ser humano, a criatura mais complexa que o Senhor criou, o Salmo 139 nos revela a grandeza da onisciência do magnífico Deus: “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia” (Salmos 139.1-4,16 — grifos meus).

Segundo descobertas da ciência, o ser humano possui um código de formação, denominado DNA (deoxyribonucleic acid — ácido desoxirribonucleico), que contém as informações genéticas de cada pessoa, conforme explicado por Rachael Rettner (2021). O versículo 16 do texto acima mostra que a Onisciência do Senhor já permeia e conhece a nossa codificação desde o início, quando o nosso corpo ainda nem tinha a forma definida.

Os versículos 1 ao 4 do salmo 139 nos conduzem, inequivocamente, ao ministério de Cristo. Em diversas ocasiões, o Mestre mostrou Sua onisciência na salvação, cura e libertação dos oprimidos. Quando Natanael perguntou a Cristo de onde o conhecia, o Senhor respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira” (João 1.48). Ele revelou a Pedro antecipadamente a sua negação (Mateus 26.34). Cristo sabia qual dos apóstolos iria lhe trair (João 13.11). O Redentor sabia que o vil tentador havia pedido para testar intensamente a fé de Pedro, porém o Senhor rogou ao Pai que não permitisse (Lucas 22.31).

No âmbito da cura, quando Jesus sarou o homem da mão mirrada, o Mestre conhecia os pensamentos dos escribas e fariseus que estavam presentes para criticá-lo e acusá-lo de curar no sábado (Lucas 6.8). Quando avistou a viúva de Naim com o cortejo fúnebre de seu único filho, Cristo se moveu de íntima compaixão, pois já sabia do histórico de sofrimento daquela mulher, e disse “Não chores”, ressuscitando, em seguida, o jovem (Lucas 7.11-15).

No escopo de libertação, podemos citar o encontro de Jesus com a samaritana. Ela tentava omitir fatos de sua vida particular. Então, o Senhor, que tudo sabe, falou: “Vai, chama o teu marido, e vem cá”. Ela retrucou: “Não tenho marido”. O Mestre concluiu: “Disseste bem: Não tenho marido; porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade” (João 4.16-18). O Salvador é onisciente, pois já existia desde o início, conforme registrado em João 1.1.3.

Por fim, durante séculos a onisciência divina tem sido objeto de extensos debates teológicos, com alguns desvios com relação ao que o Livro Sagrado nos revela. O Deus onisciente, conhecedor de todas as nossas necessidades, por intermédio das orações dos santos, ainda hoje pode mudar o curso do que está previsto, como fez com o rei Ezequias em sua enfermidade mortal, registrada no capítulo 20 de 2 Reis. Portanto, em dias nos quais ainda perdura a sombra da pandemia da Covid-19 e a incerteza dos efeitos da Guerra no Leste Europeu entre Rússia e Ucrânia, suplicamos que a onisciência do Altíssimo possa renovar a infinita misericórdia divina sobre a humanidade.

REFERÊNCIAS

BÍBLIA ONLINE ACF. Bíblia Online – ACF - Almeida Corrigida Fiel. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/acf>. Acesso em: 27/12/2020.

INPE. Observações astronômicas. Disponível em: <http://www.npe.br/faq/index.php?paí=11>. Acesso em: 2/3/2022.

RACHAEL RETTNER. What is DNA? Disponível em: <https://www.livescience.com/37247dna.html>. Acesso em: 2/3/2022.

REZENDE, A. M. DE; BIANCHET, B. S. Dicionário do latim essencial. 2a ed. Autêntica, 2016.

Por, João Batista Martins.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem