A família na pós-modernidade

A família na pós-modernidade

A sobrevivência da família cristã é testada a cada minuto. Apesar da crise cultural e social em que está inserida, ela ainda subsiste. A instituição familiar está em crise. A maioria das famílias está fragmentada. Filosofias pós-modernas conduzem famílias inteiras a caminhos opostos ao do Senhor. Enfrentamos ameaças em diversas áreas. Como fogo descontrolado numa floresta seca, assim é o poder destrutivo do pós-modernismo nesta geração. Os valores cristãos morais e éticos foram abolidos e expurgados nesta sociedade. Muitos pais educam seus filhos nas bases do relativismo, materialismo e ateísmo. O inevitável resultado do relativismo é a falência da moralidade, a fraqueza da família e o aumento vertiginoso dos divórcios.

Obviamente, a família cristã não vive num mundo à parte do mundo real. Ela interage com as mudanças, dificuldades e adversidades do palco no qual atua. O panorama social vai sendo moldando a novos hábitos e a novos comportamentos que acabam por afetar nocivamente a sua estrutura. É nesta sociedade líquida que evolui dinamicamente a passos pós-modernos que a família cristã é desafiada a sustentar os seus princípios mais caros. Infelizmente, ela é uma personagem a ser modelada pelo contexto em que vive. Estamos diante do panorama vaticinado pelo apóstolo Paulo em 2 Timóteo 3.1: Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos”. A partir daí os desafios são expostos, aguardando uma reação e uma resposta relevantes por parte daqueles que afirmam levantar a bandeira da sagrada família.

Devemos preconizar o seu retorno aos moldes estabelecidos por Deus nas Sagradas Escrituras. É a única maneira de preservá-la e consequentemente a própria Igreja. O Senhor Deus, ao declarar que somos “a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido” (1 Pedro 2.9), afirma que somos a Sua própria família. O Senhor importa-se com a família, de modo que Ele mesmo revela-se como o nosso Pai e nos chama de filhos (2 Coríntios 6.18). O relacionamento com Ele resulta em suas maravilhosas bênçãos, leva-nos a um forte relacionamento familiar e à edificação do lar. Deus espera que cada um de nós possamos reconhecê-lO e vê-lO como um Pai amoroso que sempre está ao nosso lado, tomando-nos em Seus braços para nos ajudar a percorrer os difíceis caminhos da vida.

O Senhor, através da Sua Palavra, deixa-nos bem claro como viver em família. Sua vontade é ver toda família edificada, estruturada e sendo um canal de bênção para todas as gerações. Uma família feliz é aquela que é edificada sobre Jesus, a Rocha Eterna. A Palavra de Deus é o único lugar firme e seguro para todas as famílias. Aquela que está aos pés de Jesus é bênção para a igreja e para a sociedade. A família se fundamenta no casamento, numa aliança de amor, compromisso e fidelidade entre um homem e uma mulher. Um lar que conhece Deus gera e forma filhos nos valores da lealdade e da santidade ao Senhor. É absolutamente necessário rogar a orientação do Altíssimo. Somente Ele tem a perfeita e infalível direção para uma família saudável. O propósito primário e mais importante da família cristã é glorificar a Deus. A sociedade pós-moderna despreza este princípio e glorifica o que Deus abomina, sendo incapaz de livrar-se das consequências de suas más escolhas. A família cristã é responsável pelo ambiente da sua casa, pela manutenção da qualidade de vida no lar. Aqueles que plantam amor, colhem amor. Quem planta gentileza, colhe gentileza. Quem semeia amargura, colhe amargura.

Os que buscam a felicidade à sua maneira não a encontram, mas os que vivem segundo os princípios de Deus são felizes. A família sábia é aquela que obedece e executa os planos do Senhor. Viver de aparências é intolerável neste mundo. A família tem que ser autenticamente verdadeira e deve enfrentar as dificuldades e mazelas do cotidiano, não colocando nada debaixo do tapete. Isto blindará o lar contra os ataques e tentativas de invasão. Desde que Deus assentou em seu coração em criar o homem e a mulher (Gênesis 1.26), Ele os desejou em família. A família é a célula mater, é a medula da humanidade. O futuro da Igreja passa irrevogavelmente por ela. É nela que pais e filhos devem ser felizes. Aqueles que já viveram o amor no interior de um lar cristão terão terrível dificuldade de conhecê-lo fora dele. A família nasceu no coração de Deus, antes de ser instituída na Terra. Sua origem está no céu. Deus é o criador e arquiteto da família. Ele é quem estabelece seus fundamentos, é quem a edifica, protege e abençoa.

O Senhor já nos concedeu os recursos para enfrentarmos esta era pós-moderna. Temos a Sua Palavra. Somos muito afortunados! Ele nos ofereceu as instruções acerca de todos os aspectos a serem aplicados à vida familiar. Suas ordenanças são claras, sinceras, precisas e perfeitas (Salmos 19.7-9). São para todas as famílias em todos os tempos. Foi-nos dado o poder transformador do Espírito Santo. Por Ele, recebemos a força do Senhor para mudarmos e melhoramos, constituindo famílias saudáveis e santas para a glória o seu Nome. O próprio fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22-23), quando manifestado, revela todas as virtudes necessárias para que tenhamos uma harmoniosa convivência familiar. Temos o poder da fé. Precisamos lutar e buscar o estabelecimento de lares tais como Deus planejou. Exercitando a nossa fé com todo o coração, sabemos que o Senhor nos aperfeiçoará até chegarmos a ser um povo que lhe apraz (Filipenses 1.6), tornando-nos famílias que vivem a realidade do Reino dos Céus, sob o senhorio de Jesus Cristo. O alvo divino são famílias cristãs sólidas e estáveis que possuam solteiros que mantém sua pureza, casais que convivam em harmonia, fidelidade e amor, maridos amorosos e responsáveis, esposas submissas e filhos respeitosos (Efésios 5.22-23). O pleno entendimento destas verdades, obriga-nos a refletir sobre como estamos conduzindo a família cristã que ainda existe, e quais correções são necessárias. Portanto, consagremos novamente a família cristã ao propósito de Deus.

Por, Lisandro Bacedônio.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem