Teologia da amizade de Jesus

Teologia da amizade de Jesus

A palavra hebraica traduzida como “amigo” é oriunda de “Ahab”, um verbo no particípio relacionado ao amor. Amigo é aquele que ama e quer o bem da outra pessoa. A verdadeira amizade é baseada no amor de Cristo. Jesus é o nosso grande exemplo de um amigo de verdade. Ele se entregou em sacrifício pelos seus amigos (João 15.13). O Senhor nos chama de seus amigos e nos ama, mesmo com todos os nossos defeitos. Ele morreu em nosso lugar porque é um verdadeiro amigo.
A verdadeira amizade é firma da no amor fraternal (Provérbios 17.17). Amigos de verdade compartilham interesses que os torna unidos (Eclesiastes 4.12), respeita o valor da outra pessoa e procura o seu bem (Romanos 12.10). O amigo de verdade ajuda seu companheiro quando sabe que está passando grande dificuldade (Provérbios 27.10).

Deus é o nosso amigo verdadeiro. Ele deseja ser nosso amigo, Ele fez questão de chamar Abraão de seu amigo: “mas tu, ò Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, semente de Abraão, meu amigo” (Isaías 41.8). Deus deseja ter uma verdadeira amizade com seus amigos. Em Êxodo 33.11, a palavra de Deus afirma: “e falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com seu amigo”. Apesar de toda a sua grandiosidade, transcendência, imanência, soberania, majestade, onipotência, onisciência, onipresença, excelsitude e sublimidade, Deus é amigo do homem.

Jesus mostra sua amizade para conosco

Jesus é o grande amigo que derribou a muralha da inimizade entre o homem e Deus e construiu a “ponte da amizade” entre o ser humano e o Criado (Efésios 2.14-16). Deus se tornou amigo dos homens por meio de Jesus Cristo.

Em João 15.15, lemos: “já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu pai eu tornei conhecido a vocês”. Jesus disse que não somos seus servos, mas amigos. O servo (empregado) muitas vezes, serve com segundos interesses. Às vezes para receber o seu salário ou às vezes porque ele tem medo de ser reprovado. Jesus nos chama de amigos porque Ele quer que nós tenhamos total confiança nEle.

É maravilhoso saber que o nosso mestre Jesus nos chama de amigos. Porém, no contexto do versículo 14 do capítulo 15 de João, Jesus diz claramente: “Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando”. Se quisermos ter uma amizade verdadeira com Jesus, temos que ser obedientes à Sua Palavra. Quando somos obedientes a Deus, alegramos o Seu coração, ao ponto dEle sentir tanto amor que nos chama de amigos! Muitas vezes os nossos amigos “terrenos” irão nos magoar ou até mesmo nos abandonar, mas Jesus é o nosso amigo fiel.

Portanto, Deus deseja ser nosso amigo, Ele deseja ter intimidade conosco e compartilhar de Seus segredos com seus verdadeiros amigos. Jesus mostrou a Sua amizade conosco ao derrubar a barreira da inimizade entre o homem e Deus Pai. Para sermos amigos dEle, não existe outra opção, temos que fazer a Sua vontade. Jesus é o maior de todos os amigos (João 15.13). A Bíblia diz que, Ele amou todos os Seus amigos até o fim, ainda que tenha sido traído por um dos Seus mais próximos amigos (João 13.1).

Por, Ismael Ferreira.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem