Os anjos e seu ofício na Bíblia

Os anjos e seu ofício na Bíblia

"Qual a hierarquia dos anjos? Qual a diferença entre um arcanjo e um querubim à luz da Bíblia?"

Os anjos são seres espirituais criados por Deus (Neemias 9.6 e Colossenses 1.16). São constituídos hierarquicamente em classes, para exercerem trabalhos importantes, tanto na esfera espiritual como material. Eles não são eternos como Deus, nem auto existentes, mas criados. .A Bíblia não diz em que eras foram criados. Por inferência, podemos afirmar que foram criados no “Princípio” (Gênesis 1.1). Tudo foi criado por Ele e para Ele, inclusive as coisas invisíveis (Colossenses 1.16).

Nas belas palavras com as quais Jeová responde a Jó do meio do redemoinho, encontramos uma indicação quanto ao tempo em que  os anjos vieram a existir. “Onde estavas tu quando eu fundava a terra? (...) quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos filhos de Deus rejubilavam”, Jó 38.4-7. Está perfeitamente claro que Jeová se refere à Criação. É óbvio que já existiam os anjos quando Deus lançava os fundamentos da Terra. A existência dos anjos é claramente demonstrada pelo ensino tanto do Antigo quanto do Novo Testamentos.

Os anjos são incontáveis. De acordo com o Evangelho de Lucas (Lucas 2.13), multidões de anjos apareceram na noite da natividade  de Cristo. Eles são chamados de legiões. Entre os romanos, legião era um corpo de tropas que contava com 6 mil homens (Mateus 26.53). O Senhor Jesus, ao voltar para buscar sua Igreja, virá com milhares de anjos (Marcos 25.31). Em outros registros da Bíblia, descobrimos que são milhões de milhões (Apocalipse 5.11: Daniel 7.10 e Hebreus 12.22).

O crente salvo glorificado não é elevado à dignidade do anjo, mas, em Cristo, a um nível superior à classe angelical, o qual eles jamais ocuparão. Nós os julgaremos. “Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos?”, 1 Coríntios 6.3.

Os anjos são classificados pelo menos em três grupos: arcanjos, querubins e serafins, obedecendo a hierarquia angelical. Eles estão presentes em todo o universo e são altamente capacitados. O prefixo “arc”, de arcanjo, sugere a ideia de anjo-chefe. Porém, a Bíblia fala somente de um arcanjo: Miguel (Judas 9). Ele exerce a primazia acima dos anjos. Também exerce juízo sobre os inimigos do povo de Deus (Daniel 10.13 e Judas 9). Ele terá participação nos eventos da Ressurreição dos Mortos e do Arrebatamento da Igreja (1 Tessalonicenses 4.16). Veja a expressão: “Voz de arcanjo”. O nome arcanjo ocorre somente três vezes na Bíblia: Daniel 12.1, Judas 9 e Apocalipse 12.7.

Já os querubins são uma classe especial de anjos relacionada com o trono de Deus. Têm o sentido de “guardar”, “cobrir” e vindicam reverência diante do Senhor. A Bíblia diz que Deus habita entre os querubins (1 Samuel 4.4; 2 Reis 18.15; Salmos 80.1; 99.1 e Isaías 37.16). Figuras deles foram colocadas no Templo de Salomão (1 Reis 6.23-28).

Por, José Apolônio.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem