Encontrada sinagoga no vilarejo de Maria Madalena na Galiléia

Encontrada sinagoga no vilarejo de Maria Madalena na Galiléia

Durante as escavações na cidade de Magdala, localizada na Galiléia, os arqueólogos se surpreenderam com a  descoberta de uma segunda sinagoga que remonta a época do Segundo Templo. Os cientistas disseram que é  a primeira vez que dois santuários daquele período são encontrados em uma única cidade. Atualmente, a  cidade é conhecida como Migdal, e como ocorre tantas vezes em Israel, as duas sinagogas foram desenterradas em escavações de salvamento pela Autoridade de Antiguidades de Israel, juntamente com a empresa YG  Contratual e a Universidade de Haifa; e como normalmente acontece, as descobertas aconteceram antes da  construção de uma nova infraestrutura.

A co-diretora da escavação Dina Avshalom-Gorni explicou que as duas construções foram datadas através de  outros artefatos encontrados, incluindo vidro, cerâmica e moedas. A reivindicação da cidade à celebridade é  dupla: é que a cidade, ao longo da costa oeste do Mar da Galiléia, era a principal base de atividades de  Josefo, ou como era chamado na época, Yosef ben Matityahu, um líder militar da rebelião contra os romanos  na Galiléia que conduziu a destruição do Segundo Templo em Jerusalém. A segunda tem conexão com uma  das seguidoras de Jesus Cristo: Maria Madalena que é dita natural de Migdal, dando origem ao seu apelido regional.

“Podemos imaginar Maria Madalena e sua família vindo à sinagoga aqui, junto com outros residentes de Migdal, para participar de eventos religiosos e comunitários”, disse Avshalom-Gorni.

Os arqueólogos constataram que as paredes dos dois prédios foram construídas de basalto vulcânico local e  calcário e que os demais artefatos como vasos de cerâmica e grés apresentavam material local. Avshalom-Gorni explica o significado desses materiais: “A sociedade judaica da época estava profundamente ligada à  santidade”, considerando a existência dos banhos rituais e da faiança (imune à contaminação por práticas não  kosher).

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem