Quem é a Rosa de Saron, mencionada em Cantares de Salomão?

Quem é a Rosa de Saron, mencionada em Cantares de Salomão?


Muito se tem falado no meio evangélico a respeito da famosa “Rosa de Saron”. Em quase toda igreja há um conjunto ou um grupo denominado “Rosa de Saron”. Na maioria das vezes, têm em mente que a Rosa de Saron seja uma referência à pessoa de Jesus. Muitos pregadores já afirmaram que “Jesus é a Rosa de Saron”. Mas, quem é, de fato, a Rosa de Saron?

Antes de respondermos a essa questão, se faz necessário exortar a todos os leitores da Bíblia para o dever de a lermos com a máxima atenção, analisando os pontos, as vírgulas etc. Não podemos ler a Bíblia como se estivéssemos lendo qualquer jornal, revista ou periódico. Na verdade, a falta de leitura com atenção é a causa da difusão de tantas “doutrinas” perniciosas no seio da igreja. Se os membros das igrejas se dedicassem mais à leitura do texto sagrado, com certeza não seriam tão facilmente enganados e nem cairiam em “estórias” chamadas bíblicas.

No capítulo 2 de Cantares de Salomão, basta um simples exame do livro, usando a versão ARA (Almeida Revista e Atualizada) para dissipar de uma vez por todas essa dúvida. Nessa versão, encontramos um título que indica quem está falando: ora a esposa, ora o esposo, ora as filhas de Jerusalém. No texto de Cantares 2.1, encontramos em cima da fala o nome “esposa”, e ela diz: “Eu sou a rosa de Saron”. No hebraico, “Ani Havatselet ha Sharon”.

Se ainda pairasse dúvida quanto à afirmação ser do amado ou da amada, o texto original decide a questão quando se observa que as terminações das palavras são as do feminino. A letra “Tav”, no final da palavra, indica feminino.

Saron: o local onde brota “Havatselet”

Não podemos falar do “Havatselet” sem falar de Saron, a planície onde ela nasce, floresce e fenece. A palavra “Saron”, no hebraico, é “Sharon”, que significa: plano, planície.

Sharon é, assim, denominada a área fértil e úmida da região. A planície costeira de Israel é chamada de Sharon. Os sábios judeus comparam os justos às rosas do vale, que são as mais belas de sua espécie. Elas mantêm o frescor dos vales úmidos. Enquanto isso, os “reshaim” (perversos) são semelhantes às rosas das montanhas, que pouco duram porque secam sob a inclemência da natureza, esvoaçando depois como o vento faz o debulho.

A rosa requer bastante claridade, o que ela obtém nas planícies do Sharon. Os largos espaços são ideais para que sua fragrância se espalhe.

O gado de Davi pastava em Sharon, sob o comando de Sitrai, o saronita (1 Crônicas 27.29).

“Havatselet” e sua aplicação

Vejamos algumas características da “Havatselet”:

1) A sua cor era vermelho-vinho – A Igreja entende o sacrifício de Jesus e reconhece que foi pelo sangue do Cordeiro que ela foi salva.

2) Suas flores eram perfumadas – O viajante podia sentir a fragrância de muito longe, ou seja, cada cristão deve ser o bom perfume de Cristo, o bom cheiro do Evangelho.

3) Tinha seis pétalas – A Igreja, por mais abençoada que seja, sabe que é formada por homens. O número 6 na Bíblia é o número do homem.

Bibliografia:

Cântico dos Cânticos, de Adolpho Wasserman, Ed. Maayanot; e O Havatselet de Saron, de Hilmar E.S. Eller Kaiser.

por Marcelo Oliveira

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