O propósito de Deus para o casamento

O propósito de Deus para o casamento


No plano de Deus para o homem, a família exerce papel fundamental e indispensável. Esse tema é tratado com muita clareza nas abordagens bíblicas que evidenciam o papel da família no plano divino, suas implicações e como a mesma pode glorificar a Deus.

Como nunca antes na história, a família tem sido tema de seminários e encontros que apresentam fórmulas para socorrer casamentos em crise, prometendo ensinar a pessoa a fazer seu cônjuge feliz. Infelizmente, em muitos casos, os problemas e desafios que envolvem uma família são tratados apenas perifericamente, deixando de lado o ponto central da situação. O sucesso de uma família depende de alguns fatores, e dentre encontra-se um casamento bem-sucedido, pois, para que uma família viva bem, é necessário que a união entre marido e mulher seja bem estruturada.

Analisaremos o real propósito do casamento a partir do ponto de vista divino, considerando o propósito de Deus para o homem e para a família.

O propósito de Deus

Em toda a Bíblia, encontramos diversas passagens que nos asseguram o fato de que em tudo que Deus faz há um propósito (Jó 42.2; Eclesiastes ́3.1; Romanos 8.28). Com isso, afirmamos que a constituição da família não foge a esta regra; isto é, sua existência tem um propósito estabelecido pelo próprio Deus.

Se queremos de fato identificar e solucionar os problemas de uma família, necessariamente precisamos conhecer o propósito para o qual Deus a instituiu.

Para que Deus criou a família? A resposta para esta pergunta encontra-se na Palavra de Deus. Afinal, é Ele quem a constituiu. Leiamos Gênesis 1.26-28; 2.18,21-24.

A partir desta leitura, comecemos por analisar que tudo o que Deus realiza está em pleno acordo com seu perfeito e infalível propósito. Consequentemente, o propósito da criação da família está intimamente ligado à criação do homem e que, por sua vez, com o propósito maior de Deus para a humanidade e toda a criação.

Não podemos cometer o erro de separar a instituição da família da intenção de Deus para com a humanidade, pois ambos estão intimamente ligados. Na verdade, o casamento foi estabelecido por Deus como um dos principais meios para condicionar o homem a cumprir Seu propósito em sua existência.

Vejamos detalhadamente o propósito de Deus para o casamento, e isso partindo do princípio do plano de Deus para a humanidade.

O plano de Deus

Que Deus é o Criador de todas as coisas, inclusive do homem, disso não temos dúvida nenhuma. No entanto, com qual finalidade o Senhor criou todas as coisas e em especial o homem? Para respondermos esta pergunta devemos nos voltar inteiramente ao que a Palavra de Deus nos fala. 

Ao atentarmos para o que a Bíblia fala a respeito da criação do homem, nos deparamos principalmente com a forma com que Deus o criou e o que foi dito nesse ato. Se observarmos os detalhes que a Bíblia nos fornece sobre a criação do homem, consequentemente poderemos de alguma forma encontrar o seu propósito.

Pode parecer redundante, no entanto, o primeiro ponto a ser destacado aqui é que o homem foi feito pelo próprio Deus, e levando em consideração que toda obra divina possui um propósito bem estabelecido e definido, a criação da raça humana é parte importante desse plano. Ainda dentro disso, devemos pontuar algumas verdades fundamentais a fim de alcançarmos nosso objetivo:

– Antes de formar o homem, Deus apenas ordenava que passasse a existir e isso ocorria. Mas quando foi para fazer o homem, Ele fez uma reunião.

– O ser humano é fruto de uma concordância da Trindade.

– Diferente dos animais e vegetais, Adão foi feito alma vivente a partir do sopro de Deus (2.7) e foi criado à imagem e semelhança de Deus (1.26-27).

– O homem foi criado a partir do modelo divino, o que significa que ele reflete verdades a respeito do próprio Deus.

– Segundo Gênesis 2.7, o homem foi feito do pó da terra e passou a viver após o sopro de Deus nele. Isso significa que sua composição é dupla: ele é terreno e é também divino, aliás ele foi moldado pela própria mão de Deus.

– Tanto homem como mulher fazem parte do plano de Deus, já que em tudo que Ele faz há um propósito (Efésios 1.11).

Com essas informações, podemos concluir que o principal propósito da existência do homem é refletir verdades a respeito de seu Criador, isto é, torná-lo conhecido. Após esta breve análise, vejamos o propósito para o qual Deus estabeleceu o casamento.

O propósito do casamento

Deus formou o homem com o propósito de manifestar Seu próprio caráter por meio dele e também de relacionar-se com ele. Sendo assim, podemos afirmar que, tanto o homem quanto a mulher estão envolvidos nesse propósito divino e espiritual.

Mas, afinal, com qual propósito Deus constituiu o casamento? Seria o casamento apenas a manifestação do interesse de Deus de que o homem seja feliz e faça sua mulher feliz? 

Leiamos Gênesis 2.18,21-24.

As palavras do Senhor revelam que a necessidade humana foi detectada antes mesmo que o próprio homem a descobrisse, e a natureza da mesma é revelada nas próprias palavras divinas: o homem precisava de uma ajudadora idônea.

O que Deus quis dizer com “não é bom que o homem esteja só”?

Ao se referir à mulher, Deus falou: “...far-lhe-ei uma adjutora...”, do latim adjutor, que significa “o que socorre, que auxilia, que ajuda”, ou ainda adjuvare, que quer dizer “ajudar, auxiliar”. Podemos concluir que a criação da mulher e sua união com o homem objetivaram o cumprimento do propósito divino.

Em nossa sociedade viciada em prazer e sucesso pessoal, a ideia que prevalece sobre o propósito do casamento é a felicidade do casal. No entanto, biblicamente falando, observando atentamente a dinâmica do momento da criação e da união do primeiro casal, o que concluímos é que o principal propósito do casamento é a glória de Deus.

É verdade que Deus deseja que o homem viva bem e que no casamento os cônjuges sejam felizes. No entanto, essa satisfação só será possível quando esse casal cumprir o propósito do casamento: a glória de Deus.

De acordo com a Bíblia, o que é ser feliz? Antes de se relacionar com a mulher – quando ela ainda nem existia – o homem se relacionava com Deus e, naturalmente, isso era suficiente para que ele fosse feliz. No entanto, é Deus quem identificou e verbalizou a necessidade de uma companheira para Adão que, mesmo depois com Eva, continuava se relacionando com seu Criador, demonstrando assim a necessidade vital que a raça humana tem de manter-se em comunhão com Deus.

Em resultado à desobediência do casal e sua queda, Deus comunicou uma série de consequências negativas, mas a maior e mais terrível foi a separação e limites entre Criador e criatura. Adão e Eva foram postos para fora do Jardim, mas permaneceram juntos, e se a maior satisfação de um casamento está no fato do casal estar junto, então sua separação seria o maior dos castigos, mas o que vemos é que eles permaneceram juntos, mas agora distanciados de Deus.

Sendo assim, concluímos que a satisfação do casamento não está tanto no homem e na mulher, mas em Deus, e o seu propósito é a glória de Deus.

por Elias Torralbo

Compartilhe este artigo. Obrigado

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem