“Os passos de um homem bom”

“Os passos de um homem bom”

O Salmo 37.23 diz: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho”. Em todo esse Salmo, Davi trata sobre a efemeridade da felicidade dos perversos, ao passo que os justos serão de fato felizes. Ele nos adverte para não nos indignarmos com os malfeitores nem invejá-los, pois cedo murcharão como a relva. O justo tem outro destino: o que confia no Senhor herdará a terra.

A versão da Bíblia em inglês New King James diz nessa passagem que os passos de um homem bom são “ordenados” pelo Senhor. É Deus quem dirige os passos do justo e, ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a Sua mão (v. 24). É maravilhoso saber que é Deus quem dirige os passos de um homem justo. Esse é um privilégio somente daqueles que confiam e deleitam-se no Senhor, nos quais o fruto do Espírito, que é a “bondade”, claramente se vê. 

Analisando o Salmo 37 com mais precisão, vemos no versículo 5 algo fundamental para que Deus dirija os passos de um homem bom. O texto diz “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará”. Somente a partir da entrega e confiança de sua vida ao Senhor, seus passos serão dirigidos por Ele. A palavra hebraica para “entrega” significa literalmente “rolar”, como se estivesse se livrando de um fardo (cf. Josué 5.9), mas passa a ser usado simplesmente como sinônimo de “confiar” (Provérbios 16.3 e Salmo 22.8).

Características de um “homem bom” 

De acordo com o Salmo 37, o homem bom é marcado por alguns traços ou características e promessas. Vejamos:

Não será desamparado (v.25). Como diz Matthew Henry, “a bênção de Deus é o manancial, a doçura, e a segurança de todos os nossos prazeres na terra. E se temos esta certeza, estamos certos de que não nos faltará bem algum neste mundo” (Comentário Bíblico de Matthew Henry, CPAD, 2002, p. 425).

Sempre se compadece (v.26). Ele tem compaixão e é generoso. Faz parte do grupo de quem Jesus falou, quando disse: “Bem-aventurados os misericordiosos” (Mateus 5.7).

Sua boca fala de sabedoria (v.30). Sabe domar a língua e sua fala é para abençoar. Essa sabedoria não é terrena, mas é a sabedoria dos céus, que é “pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” (Tiago 3.17).

A palavra está em seu coração (v.31). É o mesmo justo do Salmo 1, que “tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. A Bíblia de Estudo Pentecostal comenta: “A motivação dos atos dos salvos provém de seus espíritos e emoções redimidos, conquistados pela verdade de Deus conforme a temos na sua Palavra” (CPAD, 1995, p. 817). 

Seu fim é de paz (v.37). Davi nos aconselhou a observar os íntegros e retos deste mundo, porque o futuro desses homens é paz.

O Senhor é sua fortaleza (v. 39). Em tempos de angústia e aflição, o homem bom tem no Senhor sua fortaleza. Paulo enfatiza essa ideia quando diz: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13). 

Será ajudado pelo Senhor (v. 40). Charles Spurgeon disse: “Enquanto os problemas derrubam os ímpios, eles apenas levam os justos ao seu forte Ajudador, que se alegra em sustentá-los”.

É passo a passo 

Sim, os passos de um homem bom são direcionados pelo Senhor! Porém, é importante meditar nessa verdade. Primeiramente, a Palavra nos diz que os passos são dirigidos e não um longo trecho de seu caminho. Muitas vezes queremos saber como será nosso amanhã, nosso fim de ano, o que Deus tem reservado para nós ano que vem, nosso futuro. Mas nosso Deus ordena nosso passo a passo, como quem ensina às crianças. Deus nos guardará de sermos destruídos mesmo depois de alguns tropeços, ainda que sejam dolorosos, mas é passo a passo.

Podemos ver essa verdade na vida de homens e mulheres de Deus ao longo da Bíblia que foram dirigidos pelo Senhor. Nem sempre Deus lhes mostrava como seriam as coisas lá na frente, mas guiava os seus passos. Saulo e Barnabé foram enviados pelo Espírito e foram a Selêucia e depois para Chipre. O Senhor não lhes disse como seria a passagem deles nessas localidades, mas sabiam que estavam sendo levados pelo Senhor (Atos 13.4). Essa é a fé do homem e da mulher de Deus, é “o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11.1). E o autor aos Hebreus acrescenta que “por ela os antigos alcançaram testemunho” (v.2).

Dirigidos pelo Senhor 

Quem comanda e firma os passos do homem bom é o Senhor. Esse homem é cheio do Espírito Santo, que o guia. Paulo diz: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Romanos 8.14). As suas decisões são tomadas a partir de oração, palavra e conselhos. Não toma decisões baseado em sentimentos e emoções, sabe que seu coração é enganoso, mas visa em cada atitude glorificar o nome do Senhor (1 Coríntios 10.31).

Charles Finney, grande avivalista do século 19, disse que aqueles que desejam ser guiados pelo Senhor “buscam e devoram as Escrituras, porque elas dizem quem Jesus é e porque devem confiar nEle. Eles não param neste testemunho, mas, por um ato de confiança amorosa, vão diretamente a Ele – à Sua pessoa –, assim juntando suas almas a Ele. Essa junção forma uma união que recebe dEle, por uma comunicação divina direta, as coisas pelas quais são dirigidos a confiar nEle” (Power from God, 1996, p. 144).

Que alegria e bênção saber que os passos de um homem bom são dirigidos por Deus! Nada traz mais segurança nesta vida do que estar nas mãos do Todo Poderoso, experimentando Sua boa, agradável e perfeita vontade (Romanos 12.2). Essa vontade não está isenta de dificuldades e provações, contudo esse homem ou mulher sabe em quem tem crido e que o Senhor está no controle absoluto de sua vida e se agrada de seu caminho. 

por Henrique Pesch

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem