Andemos com Ele para irmos ao Céu

Andemos com Ele para irmos ao Céu

Verdadeiramente, se nós andarmos com Deus na Terra, certamente iremos andar com Ele nas mansões celestes. Assim lemos em Apocalipse 3.4: “... mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso”.

Compartilhar a vida com alguém significa ser companheiro, ter contato pessoal, desfrutar da amizade e amor recíproco. Assemelha-se a um casal quando unido pelos laços do matrimônio a fim de andar, crescer e prosperar juntos, até que a morte os separe. Enquanto desempenhou o Seu ministério na Terra, o Senhor Jesus escolheu homens para estarem com Ele e trabalharem juntos para o Reino de Deus. O Mestre assim convidou: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no” (Mateus 4.19 e 20). Era grande a oportunidade que Jesus ofereceu àqueles homens, uma vez que o Mestre disse que os transformaria em representantes da pátria celestial e dignitários da vida espiritual que o Senhor iniciaria com a disseminação do Evangelho (Marcos 16.15). Uma vida superior a qualquer ofício, ocupação e dedicação que se possa ter nesta vida terrena. Os antigos pescadores de peixes passariam a pescar almas, considerando que para o Reino apenas uma vida representaria mais do que o mundo inteiro (Lucas 15.7). Grandes foram as experiências desses homens. Eles aprenderam com os ensinos de Jesus um caminho superior, o valor do ser humano, a manifestação do poder de Deus, as revelações dos valores espirituais, o valor de ser perdoado e perdoar. Esses homens, meros pescadores, tiveram o privilégio de provar as riquezas da eternidade.

Certa  feita,  Jesus  conduziu  Seus discípulos ao monte onde eles contemplaram a Sua glória e duas figuras importantes do Antigo Testamento: os profetas Moisés e Elias. Eles viram o que os profetas e rabinos tiveram conhecimento apenas pelos Escritos. Como Deus é incompreensível na Sua sabedoria (Romanos 11.33)! Aqueles pescadores que nada tinham a oferecer o Altíssimo os fez gloriosos. Diante da gloriosa revelação de Deus, o apóstolo João declarou: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1.14). Em verdade, Jesus declarou: “Dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um como nós somos um” (João 17.22). Estes homens, ao caminharem com Jesus, aprenderam acerca da efemeridade da vida. Eles aprenderam que tudo é passageiro e que não devemos nos ocupar em demasia com os - muito menos colocar o nosso coração nos - bens terrenos. Mesmo que soframos e até entreguemos a nossa vida pelo nome de Jesus, o Senhor nos garante a Sua glória eterna. “Dou-lhes a vida eterna e nunca hão de perecer, e ninguém os arrebatará da minha mão” (João 10.28).

Mas, o que é viver com Jesus? Significa estar de acordo com Ele, viver para Ele e por Ele. É proceder como Ele procedeu. É ter comunhão com o Pai celestial. É se esforçar para fazer a vontade dEle e negar a nossa (1 João 1.3). Jesus caminhou com os Seus discípulos e deu-lhes Seu amor. Alegrou-se e sofreu com eles. Sendo Jesus, o Senhor da Glória, servido e adorado por anjos (Hebreus 1.1-8), Ele disse aos que o seguiam que não mais os chamaria de servos, porque o servo sempre está alheio ao que o seu senhor faz, mas que seriam considerados seus amigos, porque lhes revelaria tudo o que fazia (João 15.15).

Aqueles que desfrutam comunhão com Jesus devem agradecer a Ele por tudo, considerando que a Sua vontade colocada em prática é bênção para todos nós, embora em algumas situações pareça difícil de compreender e de até sofrer, mas, no fim, entendemos que a Sua atitude é excelente para nós (Deuteronômio 8.16).

Nunca poderíamos viver com Deus se Jesus não viesse viver conosco. Muito embora os homens ímpios tenham devotado ódio à Sua pessoa. O apóstolo Paulo comentou sobre a morte de Cristo dizendo: “A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória” (1 Coríntios 2.8). O profeta Isaías o chamou de Emanuel, que quer dizer “Deus conosco” (Mateus 1.18). Deus concedeu a todos os homens o direito de escolher com quem desejam viver, de modo que viver com Deus é uma escolha nossa. Sendo que andar com Deus requer de nossa parte não andar de acordo com os reclames da sociedade pecaminosa, uma vez que o mundo jaz no maligno e este nunca está de acordo com o Espírito de Deus, muito menos em concordância com o amor de Deus Pai: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 João 2.15). Andar com Deus é andar cheio do Seu Espírito. É andar em vigilância e se afastar do pecado. É não se comprometer nem se envolver com qualquer espécie de mal (Efésios 5.10-12). Quem anda cheio do Espírito Santo desfruta de alegria, sabedoria, ousadia, amor e torna-se útil para toda boa obra. Onde um cristão se encontrar, ele está em louvor e oração, em profundo gozo no espírito, e seu desempenho é notório através de sábias respostas e argumentos. 

por José Edson de Souza Filho

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem