Deus dá nosso propósito de espera

Deus dá nosso propósito de espera

“Aguardo pelo Senhor.”
“Espero na sua palavra.”
“A minha alma anseia pelo Senhor.”

As frases acima são frases do Salmo 130, elas descrevem como muitas pessoas vivem. Elas descrevem principalmente situações em que as pessoas por alguma situação complicada, para a qual apenas a ajuda de Deus é capaz de ajudá-las, e esperam ansiosamente por essa ajuda.

Nas mãos de Deus, a espera não é uma pausa sem sentido, um espaço vazio para ser passado às pressas. Esperar tem um propósito, muito mais profundo do que muitos podem imaginar.

O que os salmos nos ensinam

Os salmos nos mostram como esperar. Eles dão palavras quando você não tem nenhuma. Eles dão esperança quando a esperança que você tem se vai. Eles ensinam ao coração como confiar em Deus mesmo nas horas mais difíceis.

Os salmos diminuem a dor na espera e nos dão palavras para oferecer a Deus. Através dos salmos, aprendemos que esperar é um exercício sagrado, que requer total atenção. Aprendemos sobre a quietude, o silêncio, a esperança, a paciência e a confiança.

A quietude e o silêncio deixam-nos ouvir a Deus, sem o barulho da tecnologia e das pessoas ao nosso redor. A voz mansa e delicada de Deus fala com seu ser interior quando você intencionalmente para e o escuta.

É importante buscar alguma ocupação enquanto espera, para se distrair da dor de momentos vazios e anseios avassaladores, pois Deus irá convidá-lo a trazer esses anseios para ele. Em vez de ocupação, em Deus você irá encontrar seu descanso nele. Em vez de distração, seus olhos e ouvidos se fixarão nele.

Ensinar a esperar pacientemente pelo Senhor é algo comum nos salmos. Durante seu tempo de espera, muitas vezes é comum se sentir impaciente, sentir que está pronto para seguir em frente e superar sua dor. Porém, se impaciência é estar descontente com o momento atual, então a paciência é abraçar o presente e deixar Deus te encontrar nele.

Você pode entrar em uma experiência sagrada com Deus mesmo estando na mais profunda dor enquanto inspira e expira sua presença. Quando tudo que você tem que segurar é sua presença e suas promessas, irá descobrir que ele é mais que suficiente.

Deus trabalha em nossa espera

Os salmos também mostram o que Deus está fazendo durante sua espera. Eles apontam a bondade e a graça de Deus mesmo quando tudo está desmoronando.

Os salmos ensinam a olhar para trás com gratidão pela bondade de Deus. Algumas vezes, Deus não vai te dar tudo o que você está pedindo, e os salmos nos ensinam a ser igualmente, se não mais, gratos por tudo que Deus faz por nós.

É comum assumir erroneamente que nada está acontecendo em sua espera. No entanto, Deus trabalha em nossa espera, respondendo a pedidos que foram ditos e até mesmo os que estão em nossas mentes, moldando-nos à sua semelhança. Ele está nos preparando e nos ensinando seus caminhos.

Quando nos voltamos para Deus, nos tornamos mais fortes e mais confiantes em Deus por conta de nossa espera.

Mais do que a manhã

Finalmente, os salmos nos ensinam sobre o que estamos esperando. Nós não estamos esperando por um resultado específico, embora inicialmente possamos pensar dessa forma. Nós estamos esperando pelo próprio Deus.

No início, é comum pensarmos que estamos esperando por clareza, direção, as respostas para nossas perguntas ou algo pelo qual oramos por muito tempo. Mas assim como Jó descobriu, as respostas para nossas perguntas mais profundas são encontradas na pessoa e no caráter do próprio Deus.

Enquanto esperamos, não estamos apenas ganhando tempo, esperando que a vida acabe mudando. Estamos colocando nossa esperança naquele que nunca irá nos decepcionar. Esperamos no Senhor, esperamos em sua palavra e aguardamos pela manhã.

O Salmo 30.5 diz: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Porém, em muitos casos, esse choro pode durar mais de uma noite, mais de mil noites, antes de ver lentamente a noite dar lugar ao amanhecer.

No começo, tudo o que uma pessoa quer é que suas orações sejam atendidas e saber que seu tempo de espera acabou. Contudo, precisamos aprender que nossa esperança não está em um resultado, ela consiste somente em Deus.

Precisamos confiar na bondade de Deus e nos apoiar nele enquanto esperamos.

Tão certo quanto o amanhecer

Essa percepção nos traz uma mudança profunda. “A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã”. (Salmos 130.6)

Antes do nascer do sol, os guardas veem sombras vagamente na escuridão que se afasta, que se tornam cada vez mais claras à medida que a noite se transforma em dia. Eles estão olhando de perto, atentos aos detalhes. E eles não têm dúvidas sobre o resultado.

Todos os salmos ecoam essa revelação. Estamos esperando no Senhor. Só por Deus, nossa alma espera em silêncio. Esperamos pacientemente pelo Senhor.

O que esperamos é certo. Como Oséias 6.3 diz: “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.

Então, enquanto esperamos, podemos nos perguntar:

Podemos ficar quietos e saber que ele é Deus quando tudo em nós quer consertar a situação?

Podemos abraçar o momento presente, com seu sofrimento e tristeza, suas dores e imperfeições, ou estamos apenas esperando que nossos problemas desapareçam?

Podemos viver com incerteza, confiando que Deus está fazendo algo no que parece ser um silêncio vazio?

Podemos esperar por Deus e ficar satisfeitos somente nele sem insistir no resultado que queremos?

Os salmos são canções de esperança. Não espere que nossa situação mude imediatamente ou mesmo nesta vida. Mas espere no Deus que faz novas todas as coisas, que cuida e zela por nós, e tem toda a eternidade para nos mostrar o que ele fez em nossa espera.

Nossa esperança nunca nos decepcionará porque não está em um resultado, mas no Deus vivo. Nossa esperança está nele é apenas ele, e esperamos pacientemente por ele, mais do que os vigias esperam pela manhã.

Deus sempre virá até nós. Tão certo quanto o amanhecer.

por Universitários Cristãos

Compartilhe este artigo. Obrigado. 

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem