A Salvação é Pela Fé ou Por Obras?

A Salvação é Pela Fé ou Por Obras?

Muitas pessoas têm dúvidas se a salvação é pela fé ou por obras. E isso acontece simplesmente por falta de um conhecimento mais profundo da Palavra de Deus. Outros que afirmam ser por fé somente e ainda os que afirmam ser por fé e obras juntos. Vamos procurar entender o que a Bíblia mostra com relação a esse assunto, o que é muito importante para nos dar uma forma correta de pensar e viver com relação ao tema da salvação.

A primeira coisa que precisamos deixar claro é o fato de a Bíblia afirmar que a salvação é de graça. Como o apostolo Paulo diz: “Porque pela graça sois salvos…” (Efésios 2.8).

A palavra graça significa favor imerecido, ou seja, Deus ao dar salvação, nos faz um favor que não merecíamos. Isso porque somos todos pecadores, descumprimos a vontade de Deus e temos um coração corrupto no qual não podemos confiar.

Sabendo que a salvação é de graça já temos uma grande evidência de que não precisamos fazer nada para obtê-la. A salvação não está à venda, e se tivesse, seria por um preço tão alto que não poderíamos pagar. Sendo assim precisamos entender qual é o meio de se obter a salvação.

Observe o texto de Efésios capítulo 2 versículos 8, 9 e 10: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

A salvação é um presente de Deus!

A salvação como vimos nos versículos acima, é por meio da fé. O interessante é que a salvação é um presente de Deus, Paulo chega a dizer que não vem de nós. A fé e a salvação, não partem de nós, mas, sim de Deus. Deus é o total responsável por sermos salvos e não nós mesmos.

Outra verdade que esse texto bíblico nos apresenta, é que a salvação não vem das obras. Se fosse por obras o homem poderia se gloriar, mas não somos salvos por meio das obras.

Paulo diz, que nós fomos criados para praticarmos as boas obras, mas que essas obras não têm o poder de tirar dos nossos ombros a culpa do pecado. Andar na prática de boas obras é um dever daquele que diz ter conhecimento de Deus, mas ela não garante a salvação.

No livro de Tito está escrito: Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo (Tito 3.5).

Nesse versículo fica claro que Deus nos salvou não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas nos salvou pela sua misericórdia.

Seria impossível sermos salvos por nossas obras de justiça, pois no livro de Isaias está escrito o que as nossas melhores obras significam diante de Deus: Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam (Isaías 64.6).

Nossas melhores obras não podem nos salvar!

Nossas obras de justiça são como um trapo da imundícia. Esse trapo da imundícia era o pano sujo de sangue, que as mulheres utilizavam em seus períodos de menstruação, veja como a nossa justiça é diante de Deus, não valem nada.

Agora existe uma confusão que muitos fazem quando leem o texto de Tiago achando que Paulo e Tiago tinham visões diferentes quanto ao meio de se obter à salvação. Pois Tiago diz: Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé (Tiago 2.24).

Se lermos esse texto de forma isolada poderemos achar que é preciso ter fé e obras para sermos salvos, mas não é assim que funciona. Precisamos ler o contexto do texto em que Tiago fala sobre isso.

Ele mesmo no versículo anterior a esse diz: Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus (Tiago 2.23).

Ele estava citando Gênesis 15.6: E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.

Na verdade Tiago não está sendo de opinião contrária a de Paulo; o que Tiago estava ensinando é que uma pessoa que foi salva, vai praticar obras que condiz com sua fé verdadeira. Ou seja, a fé verdadeira que vem de Deus para a salvação, leva a prática de boas obras ou as obras de justiça.

Tiago mesmo diz que os demônios creem e tremem, mas não fazem a vontade de Deus. Uma pessoa salva precisa mostrar com suas atitudes que possui a fé verdadeira. Não porque deseja ser salvo por meio da obra, mas porque já é salva.

O que Tiago declara é que, uma forma de provarmos que temos uma fé verdadeira é fazer a vontade de Deus através de nossas atitudes.

Precisamos fazer a vontade de Deus.

Tanto é que, Paulo diz em Efésios: Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas (Efésios 2.10).

Ou seja, quando recebemos a fé verdadeira para a salvação, ela vai produzir as obras que Deus preparou. É só lembrarmos o que Jesus nos disse, de que pelos frutos conheceríamos as árvores: Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus (Mateus 7.20, 21).

Alguém que faz a vontade de Deus prova que foi salvo pela fé.

Uma verdade incontestável é que, não podemos adicionar nada ao sacrifício que Jesus fez na cruz do calvário. É muita pretensão acharmos que poderíamos ajudar a Deus em nossa salvação ao praticarmos alguma obra de justiça. Como vimos nossas obras não tem valor algum para a salvação. Mas a fé em Cristo sim!

As obras que praticamos podem simplesmente provar se temos a fé verdadeira ou não. Mas isso também não prova muita coisa, pois uma pessoa que nunca foi salva até pode ajudar alguém, pode ser um bom cidadão, pode fazer muita coisa boa e mesmo assim estar indo para o inferno se não reconhecer que somos salvos pelo que Jesus fez na cruz, ou seja, pela fé em Cristo.

Uma pessoa poderia dizer: “vou através de meus esforços ser salvo, cumprindo os dez mandamentos”. Mas sabe o que a Bíblia diz: E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé (Gálatas 3.11).

Ninguém será justificado pela lei, pois lá está escrito: Não matarás (Êxodo 20.13).

De forma exterior é muito fácil não matar alguém, mas veja o que Jesus disse: Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: “Não matarás”, e “quem matar estará sujeito a julgamento”. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento (Mateus 5.21, 22).

Ou seja, se você se irar ou odiar alguém em seu coração, já matou, se tornou réu e será julgado por isso. Dessa forma ninguém pode ser salvo cumprindo a lei, pois a lei tem a ver não só com as nossas ações, mas com o que se passa dentro de nós, em nossos pensamentos.

Somos salvos gratuitamente pela graça de Deus.

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus (Romanos 3.24).

Sendo assim podemos concluir definindo o seguinte: A salvação não é por meio das obras praticadas por nós; nossas obras são como um pano sujo diante de Deus; a salvação é por meio da fé; a salvação é de graça, não pode ser comprada; as obras que praticamos podem mostrar a fé que temos ou não; uma pessoa pode até fazer coisas boas, mas sem a fé em Jesus Cristo não pode ser salva; podemos até tentar cumprir a lei, mas não conseguiremos, pois somos pecadores desde o nascimento.

Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe (Salmos 51.5).

Precisamos entender que as obras que praticamos não podem tirar a culpa do pecado e que só o sangue de Cristo pode nos limpar do pecado, só Jesus pode nos tornar brancos como a neve.

E respondendo à pergunta que dá título a este artigo: É pela fé que somos salvos.

por Diego Alexandre da Silva

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem