Suporte um pouco mais!

Suporte um pouco mais!

E disse-lhes seu pai Jacó: Vocês estão tirando meus filhos de mim! Já fiquei sem José, agora sem Simeão e ainda querem levar Benjamim.  Tudo está contra mim!” (Gênesis 42.36 – NVI). O Senhor escolheu alguns homens para o patriarcado, por isso ainda hoje falamos “Deus de Abraão”; “Deus de Isaque”; “Deus de Jacó” – os três primeiros patriarcas. Somos hoje mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, mas não há como responder o porquê Deus escolhe alguns para se destacar. Abraão é o pai da fé. Isaque foi aquele que teve a percepção exata do altar de Deus: ele manteve a paz, mesmo quando se viu prestes a ser imolado pelo pai (Gênesis 22.1-13). E de Isaque nasceu Jacó. Portanto, houve uma herança genética de glória que envolveu a vida destes três homens.

Com Deus, Jacó vivenciou situações que nem mesmo o pai e o avô haviam experimentado. As batalhas da caminhada, porém, foram provocando nele um desgaste que é compreensível. É por isso que o apóstolo nos admoesta: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1 Coríntios 10.12). Eu disse que o desgaste da caminhada é compreensível porque todos nós estamos sujeitos aos ataques do cotidiano, e se manter de pé não é tarefa simples ou fácil. O versículo que abre nossa reflexão de hoje descreve o ápice da crise pela qual Jacó passou. Ele, que já estava bem idoso, nesse período de sua trajetória de vida, se viu diante da ameaça de perder mais um de seus filhos.

A fome era uma realidade desesperadora, por isso os filhos de Jacó foram ao Egito comprar alimentos. Voltando um pouco na leitura dessa narrativa, encontramos: “Dissemos também que éramos doze irmãos, filhos do mesmo pai, e que um já havia morrido e que o caçula estava com o nosso pai, em Canaã” (Gênesis 42.32). Imagine José tendo de ouvir dos próprios irmãos, que não o reconheciam, que ele estava morto! José não conhecia o irmão caçula, Benjamim. Mais de treze anos já havia passado desde o desaparecimento de José, mas a resposta de Jacó aos filhos nos permite perceber que a lacuna aberta pelo sumiço dele ainda não havia se fechado. E isso me permite concluir que somos, sim, insubstituíveis – glória a Deus por isso! Glória a Deus porque nos fez únicos.

Quero dizer a você, que já perdeu alguém amado, que o bonito deste texto é que, depois do que aconteceu a José, Jacó permaneceu com sua firmeza de fé e deu continuidade à vida. Então, não se sepulte com o seu ente querido que se foi. Em vez disso, continue a vida, porque Deus é Aquele que governa tudo. Outra lição que o Espírito Santo nos ensina através dessa situação vivida por Jacó é que ele, mesmo idoso, não havia perdido o senso de paternidade, e isso devemos pedir ao Senhor: nunca perder o senso da responsabilidade que é ter um filho (ou filhos).

“Tudo está contra mim!”. Esta expressão usada por Jacó deve servir de alerta, para que você não continue com esse tipo de sentimento, ou seja, o sentimento de que tudo conspira contra você. Sim, porque o que Jacó não sabia era que tudo aquilo era para que se cumprisse a promessa do Senhor na vida de José: a promessa de que todos se prostrariam diante dele. Obviamente Jacó não conhecia o apóstolo Paulo, nem teve acesso às cartas escritas por ele, especificamente o que escreveu à Igreja em Roma: “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8.31). Em tempos de crise, quando bate o desemprego e surgem muitas situações adversas, se Deus é por nós, quem será contra nós? Hoje o Espírito de Deus quer que você saiba que Deus é por nós em 2023.

“Que diremos, pois, à vista destas coisas?”. As coisas que estavam à vista de Jacó eram fome severa, advinda da falta de chuva. Além disso, também estava à vista dele a falta da confirmação do sonho que José um dia contara não só a ele, mas a toda família. E você, meu caro leitor, o que tem à sua vista? Desemprego? Caos nas finanças ou nos relacionamentos? Seja lá o que for, “se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Meu convite a você hoje é para que você pare de se achar o mais infeliz de todos. Que você pare de falar como falou Jacó – “Tudo está contra mim!” –, e, em vez de se permitir pensar assim, se agarre à Palavra de Deus, que diz: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus” (Salmos 46.10a). Treze anos chorando a morte de um filho que acabou por se transformar no redentor de toda uma nação. Então, prepare-se, porque o que está por vir é algo grande e maravilhoso. Creia nisto, suporte mais um pouco e passe a declarar o que nos ensinou o apóstolo Paulo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Aleluia!

Por Jaime Soares.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem