Moeda antiga rara é devolvida a Israel após décadas desaparecida

Moeda antiga rara é devolvida a Israel após décadas desaparecida

Após uma extensa busca internacional, uma moeda rara que vale 1 milhão de dólares foi devolvida a Israel depois de 20 anos desaparecida após ser saqueada. A relíquia foi devolvida pelos Estados Unidos. A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) acolheu denúncia de informantes de que os palestinos haviam retirado o antigo objeto de um tesouro desenterrado no Vale de Ella, ao sul de Jerusalém. “Um pedaço querido da história está finalmente voltando para sua casa”, disse um funcionário dos Estados Unidos durante a devolução a Israel repercutida pela BBC News.

De acordo com a entidade, apesar das buscas ao longo de décadas, a relíquia permanecia desaparecida. As autoridades israelenses acreditam que a moeda tenha sido exportada para os Estados Unidos para ser vendida em um leilão no ano de 2017. A cerimônia de entrega do objeto aconteceu no dia 12 de setembro em uma uma cerimônia no escritório do procurador do distrito de Manhattan onde compareceram autoridades norte-americanas e israelenses, além do embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan. 

“Hoje nos juntamos aos nossos parceiros para devolver uma peça incrivelmente rara da história de Israel, a moeda de um quarto de shekel, um símbolo de independência desde a época da presença romana no que hoje é o Israel moderno”, afirmou o agente da Homeland Security Investigations (HSI), Ricky J. Patel.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem