Perigos que rondam crianças e adolescentes

Perigos que rondam crianças e adolescentes

A família é um dos bens mais preciosos da humanidade, base da própria sociedade, primeira instituição criada pelo próprio Deus conforme lemos nos primeiros capítulos de Gênesis. A saúde moral da sociedade humana está intimamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar e, caso seja negligenciada, terríveis e inevitáveis consequências surgem em meio à incauta sociedade. A evangelização da família é missão de toda a Igreja, em que todos s que dela participam devem cooperar segundo as próprias condições e funções. A família deve ser a grande prioridade nos projetos sociais e espirituais da Igreja. Sem uma família respeitada e estável, não pode haver organismo social saudável.

Em tempos de desconstrução de valores e de ideologias distorcidas, que confundem a estabilidade moral de muitos filhos e filhas, podemos observar 0 avanço de grandes perigos que rondam as famílias, quando os pais negligenciam o seu papel de cuidadores, ensinadores e orientadores para a vida.

Observamos que os anos de 1960 foram o momento no qual a sociedade atravessava por diversas mudanças relacionadas aos costumes culturais e comportamentais, abrindo espaços para que a pluralidade cultural Se tornasse uma ferramenta de difusão de contracultura por todo o mundo. Desde então, as famílias têm passado por mudanças surpreendentes que confrontam diretamente as práticas e os princípios da Palavra de Deus. Esses conceitos inversos têm sido uma ameaça aos valores da família estabelecidos pelo Senhor nas Sagradas Escrituras, e o maior desafio dos pais hoje em dia é manter firme a muralha de proteção contra os perigos que rondam a família. Nesse contexto, vamos analisar situações que representam sérios perigos para a família: a inversão de valores e os ataques externos como a pornografia, drogas e abuso infanto-juvenil.

Os que defendem a bandeira do relativismo sustentam o argumento de que não existe verdade absoluta. Cada um tem a sua verdade. Rejeitam os ensinamentos da Palavra de Deus como princípio de vida e prática e, nessa cultura revolucionária, muitos valores bíblicos defendidos pela sociedade cristã têm sido abandonados. A pureza, a honestidade e o exemplo moral deram lugar às práticas vis da imoralidade e da corrupção. Aqueles que ousam defender esses valores divinos são discriminados e de forma dolorosa. A sociedade está em crise e isso afeta de forma assustadora as famílias, solapadas por essa onda de engano.

Lemos em Isaías 3.9 as palavras do profeta dirigidas ao Reino de Judá: “Eles não sentem nem um pouco de vergonha em mostrar publicamente os seus pecados, como fazia o povo em Sodoma”. Isto está se cumprindo hoje também! As redes sociais estão sendo uma vitrine de exposição de práticas abomináveis e cresce cada vez mais o número de cristãos que se expõem na internet, esquecendo o ensino que receberam ao longo de sua jornada cristã. Homens e mulheres, crianças, adolescentes, jovens e idosos perderam de vista o limite da privacidade. Em mais uma passagem bíblica, o profeta Isaías é contundente quando se trata de denunciar o pecado dos homens: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz escuridade; põem o amargo por doce e o doce por amargo!” (Isaías 5.20). O princípio bíblico de pureza se extinguiu e, de acordo com as novas teorias do pós-modernismo, a sociedade passou à aceitação da gravidez indesejada, do aborto e do uso abusivo de drogas, sem nenhum limite de faixa etária, expondo crianças e adolescentes à imoralidade e ao convívio dessas práticas. 

Lembremos as palavras de Oséias, dirigidas ao povo de Israel: “O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar” (Oséias 4.2). Esta palavra tem se cumprido de forma clara em nossos dias. É o retrato da sociedade que substitui os valores morais e está perdida e em direção ao profundo abismo do mal. Existe um “Ai” para os que corrompem os valores morais contidos na Palavra de Deus. O “Ai” é a condenação para os que são desobedientes a Deus. Não permita que esses conceitos progressistas, que não têm base na Palavra de Deus, destruam sua família.

A esposa e mãe é a responsável pelo desenvolvimento físico, moral e espiritual dos filhos, bem como pelo equilíbrio emocional e crescimento do esposo. A formação do caráter dos filhos depende, na maior parte, do trabalho da mãe no lar, por isso é tão necessária a sua atuação junto ao discipulado da criança desde a gestação. Vamos proclamar que o Céu reserva uma homenagem especial para todas as mães que trabalham pela salvação dos filhos e filhas. Outro grande perigo que ronda os lares são as redes sociais que oferecem as mais diversas plataformas para interagir com o mundo virtual. Um mundo sem leis, sem registros de quem está por trás das telas, onde se abrem portas para o acesso aos mais terríveis pecados e crimes virtuais. Em meio a esse mar de escuridão mergulham muitos filhos no quarto, passando horas a fio sem contato com outras pessoas que os fariam enxergar o abismo à sua frente.

Os pais devem estar cientes e orientarem os filhos acerca das redes sociais, principalmente das crianças e dos adolescentes. Os jornais têm apresentado muitos crimes praticados a partir dos contatos virtuais. Meninas e meninos são aliciados por pedófilos. Jovens têm se envolvido com pessoas que apresentam transtornos de comportamento, tais como estupradores, assassinos seriais e até grupos terroristas. Oremos por nossas crianças e adolescentes. É tempo de restaurá-las!

Portanto, é propósito de Deus formar famílias felizes e que venham desfrutar da graça divina através do ensino genuíno da Palavra de Deus a seus filhos. Há uma necessidade de constante vigilância para que os princípios que estão no fundamento da família sejam mantidos. Quando os pais guiam seus filhos em caminhos justos, os frutos prevalecem para uma boa colheita na Seara do Mestre. Seja você um intercessor de seu lar, um construtor onde os alicerces estão firmados na Rocha, que é Cristo!

Por Gláucia Maria Leal Lima.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem