Intimidade com Deus: o melhor lugar

Intimidade com Deus: o melhor lugar

O texto de Jeremias 13.1-11 é muito interessante. Nele, Deus manda Jeremias comprar um calção (cinto de linho), que deveria ser fino e requintado. Um material mais bem elaborado e mais caro. Deus o manda usar o calção. E depois de um período usando-o, manda tirá-lo e colocá-lo num buraco da rocha junto ao rio Eufrates, e depois de um tempo deveria voltar e pegar aquele calção. O calção estava totalmente deteriorado pelo tempo e pela maresia.

O que aprendemos aqui? Tem coisas que são difíceis de entender e até de fazer, mas Deus sabe o porquê e o para quê. Ele está fazendo algo que, a princípio, está parecendo comum, mas pode entrar num nível infinitamente maior. As coisas que acontecem em nossas vidas acontecem pela permissão de Deus, para que possamos aprender. Áreas de nossas vidas são afetadas, mas é o Senhor querendo nos ensinar. Valorize este momento. Pergunte ao Senhor: “O que tu queres me ensinar com isto?”. Não deixe a crise passar sem que você aprenda a lição.

Deus estava querendo trazer uma lição para o profeta. Deus está querendo me ensinar, mas eu preciso aprender. Aprenda com as crises, com as perdas e adversidades. Não murmure! Deus tem um olhar para frente! Este processo é importante para a sua vida!

O que Deus te ensinará neste processo, precisa ser compartilhado. Você precisa ampliar para mais pessoas. Deus sempre estará nos ensinando alguma coisa. Seja na humilhação, seja na honra. Na vida de José, o processo de ir para a casa de Potifar foi necessário. E também ir para a cadeia. No primeiro momento, aprendeu a administrar a abundância, no segundo, a escassez. No caso de Jeremias, Deus estava ensinando algo para o povo de Israel com aquela atitude do profeta. O Senhor estava dizendo que gostaria de ter um relacionamento com Israel. Se eu vivo um relacionamento com Deus, sempre terei frutos. Deus estava querendo trazer esta lição para o povo. A lição da intimidade. O calção saiu do corpo, de uma área de intimidade do corpo e foi para um buraco da rocha, que é algo terreno. Quando saio da intimidade de Deus e me envolvo com o que é terreno e permito que brechas sejam criadas, eu me contamino e me sujo.

Tudo o que o diabo quer roubar é a nossa intimidade. O nosso relacionamento com Deus. É um processo. O apodrecimento do calção na brecha da Rocha veio com o tempo. Tem pecado que vai apodrecendo a nossa vida com o tempo, e o diabo tem paciência para que tal coisa aconteça.

Houve um espaço, houve uma brecha. E quando há uma contaminação, começa a haver um desânimo. O calção era de um material fino e muito bem elaborado, mas agora está impossibilitado de ser usado. Toda vez que estamos contaminados, Deus vai querer usar, mas estará sujo, deteriorado e apodrecido. Deve ser jogado fora.

Tem pessoas que se acostumam a viver longe da presença de Deus. Quanto mais longe de Deus, menos disposição para fazer qualquer coisa para o Reino. Vai postergando e colocando em segundo plano. E para a pessoa, estar na igreja, estar num teatro ou num shopping é a mesma coisa.

O pior lugar de se estar é longe da presença de Deus. A presença do Senhor é a garantia de que sou salvo e de que estou ligado no Senhor. Você foi criado para viver a intimidade de Deus. 

Adão foi criado para adorar, para se relacionar e para viver com Deus. Deus se apresentava a Adão todos os dias, até que houve uma brecha e uma ruptura. Entrou a serpente. Entrou para destruir e cortar toda a comunhão, toda a intimidade e toda a relação. Adão e Eva descobriram que estavam nus e se envergonharam. Eles perderam a presença do Senhor. A primeira coisa que o diabo quer que percamos é a sintonia da comunhão com Deus. Que não haja em nós a mesma atitude de Sansão quando estava sendo assediado por Dalila, até que revelou o seu segredo. Ele pensou que poderia sair novamente contra os filisteus, pensando que tinha a presença do Senhor, mas não tinha. Tem gente que acha que tem, mas não tem. 

Tem pessoas que vão criando brechas e rupturas, e o que era novo e belo, que foi criado para estar no nível de intimidade, agora é descartado, desprezível e fedorento.

Deus viu Noé e o chamou para construir uma arca, porque a malícia e os pecados da humanidade estavam subindo às suas narinas, e o cheiro não era bom. Por isso, Deus resolve destruir a humanidade. Somos bombardeados todos os dias pelo diabo, de maneira que o que era novo, fica velho, o que era cheiroso, passa a ter aroma desagradável e mal cheiro. Vamos somente perceber quando fica velho e podre e não dá mais para usar. O tempo passou e não se apercebeu isto.

Por que alguns casamentos se destroem? Porque os cônjuges não se sentam e conversam para rever os conceitos. Vão levando e empurrando, acham que não tem casamento que tenha crise. E vai levando, então vai apodrecendo. É assim que o cupim age na madeira: começa de dentro para fora. Fica somente a casca. Está oco. Só tem aparência.

Eu e você fomos criados para estarmos colados em Deus, para andarmos juntos com Ele. Mas se algo apodreceu em sua vida, Ele é poderoso para restaurar. É tempo de voltar. O filho pródigo se contaminou com o mundo, estava longe e distante de Deus. As voltou à casa do Pai. O melhor lugar para se estar é na intimidade de Deus. Quando estou nesta intimidade eu vivo o que está escrito em Jeremias 33.3: “Clama a mim e responder-te-ei, e anunciarei coisas grandes e firmes que tu não sabes”. Veja se aquilo que é belo, fino e novo não está apodrecendo. Se estiver, se banhe no Sangue do Cordeiro e você sairá novo mais uma vez. As coisas serão novamente como eram.

Se posicione novamente! Você foi criado para estar na intimidade de Deus. A tua vida com Deus deve ser bela, assim como a tua família, o teu ministério e a tua profissão. É tempo de restaurar aquilo que apodreceu. 

Por Jaime Soares.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem