A quem se refere o texto bíblico de João 10.1-10, quando menciona “o ladrão”?

A quem se refere o texto bíblico de João 10.1-10, quando menciona “o ladrão”?

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância” (v.10)

Para entender a perícope de João 10.1-16, é importante observar seu contexto. Seu pano de fundo precisa ser visto através de Ezequiel 34.1-6, que denuncia os pastores de Israel. As denúncias giram em torno de três aspectos: (1) Os pastores que pastoreavam a si mesmos. Era uma espécie de confraria, de grupo seleto que se reunia a “pastorear-se” e gabar-se dos luxos vividos em consequência da exploração das ovelhas. (2) Seus interesses estavam apenas na gordura das ovelhas. Gordura, no original hebraico בלה (heleb), significa a parte mais rica do animal ou o mais gordo do rebanho (Gênesis 4.4), ou ainda o melhor de qualquer produção alimentícia (Gênesis 45.18; Números 18.12; Salmos 81.16; 147.47). (3) Escolhiam quais eram as melhores, se vestiam com a lã, degolavam o cevado, mas não curavam as enfermas nem fortaleciam as fracas. O interesse estava só naquilo que as ovelhas podiam proporcionar ao grupo, e não em pastoreá-las segundo o coração de Deus. Aproxima-se muito de Ezequiel o texto de Jeremias 23, onde o que faz o povo ser invadido e levado cativo é a falta de pastoreio e liderança. Esses pastores interesseiros, que somente tiravam proveito das ovelhas, negligenciam o mandamento do Senhor, deixando-as livres pelos montes e outeiros com suas feridas abertas. Não havia disciplina e orientação para as ovelhas, a ponto de se perderem e não serem buscadas. Zacarias 11.17 os chama de pastores inúteis.

Depois desse rápido fundo histórico, podemos saltar até o Evangelho de João. Porém, antes de fixarmos no capítulo 10, precisamos observar que Jesus está no Templo nos dias da Festa das Cabanas até o início da Festa da Dedicação, como afirma Carson: “Os versículos 19-21 referem-se à cura do homem cego; alguns propõem que esses versículos devem imediatamente seguir o capítulo 9. Se os versículos 22ss vêm logo depois, então a Festa da Dedicação (v. 22) é introduzida antes de todo o tema do pastor/ovelha do capítulo 10, suavizando (assim se pensa) o presente arranjo, no qual os versículos 1-18 parecem estar ligados com o capítulo 9, localizados no tempo da Festa das Cabanas (7.lss.), enquanto que os versículos 22ss, ainda tratando com o tema das ovelhas, está ligado à Festa da Dedicação, três meses mais tarde”.

Na divisão do texto em nossas traduções em relação aos manuscritos gregos, temos um corte da história anterior onde Jesus está em uma discussão com alguns fariseus pela cura de um homem cego. Hendriksen concorda com essa interpretação: “Embora o estilo seja diferente, a conexão-pensamento é muito aproximada. Jesus se descreve como sendo o Bom Pastor em oposição aos falsos pastores. O Bom Pastor dá sua vida por suas ovelhas; os fariseus, por outro lado, como maus pastores, não estão preocupados com as ovelhas, e as lançam fora. O homem cego de nascença, uma verdadeira ovelha, tinha sido excomungado pelas autoridades judaicas, mas Jesus, o Bom Pastor, foi procurá-lo e o encontrou. O que importa é essa conexão em pensamento”. 

Uma vez que isso é visto, se torna evidente que João 10.1-21 é a continuação lógica e cronológica de João 9.35-41. Muitos confundem essa passagem como uma referência direta ao Diabo, mas não é. Não que ele não cometa essas coisas, não que não esteja implicado nelas, mas Jesus aqui aplica essas coisas ao fato ocorrido no capítulo 9 referente aos fariseus. Enquanto os fariseus matam, roubam e destroem, Jesus dá vida e paz, e edifica.

Bibliografia

Hendriksen, W. (2004). O Evangelho de João. Cultura Cristã. São Paulo.

Millos, S. P. (2016). Comentario Exégetico al texto grego del Nuevo Testamento Juan. Editorial CLIE. USA.

Carson. D. A. (2007). O Comentário de João. 

Sheed Publicações. São Paulo.

Por Gesiel Camilo.

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