Resgatado das trevas por Jesus

Resgatado das trevas por Jesus

Oferecido em ritual e com infância atormentada, Ubirajara foi transformado por Cristo

Ainda no ventre materno, Ubirajara de Andrade Oliveira (foto), nascido no município de Duque de Caxias (RJ), foi oferecido às entidades espirituais veneradas por sua mãe Elizabeth de Andrade; pela avó materna, Elza de Andrade; e pela tia Arlete Andrade, em um centro de Umbanda. De acordo com Ubirajara, o propósito era seguir a tradição religiosa de manter o local funcionando e atender aos adeptos da religião. “Hoje em dia, o local está fechado, não deu sequência, uma vez que ninguém assumiu o comando dos rituais e demais liturgias. O lugar está na comunidade carioca Para Pedro. Os meus primos são ligados ao espiritismo até hoje”, comenta.

O pai de Ubirajara, Wilson Costa de Oliveira, não era ligado à religião de matriz africana, mesmo assim acompanhava a esposa às reuniões. Ubirajara diz que o genitor manifestava ciúme enquanto observava as atividades da esposa. O homem estava ligado aos vícios do tabagismo e do alcoolismo, incluindo o gosto pelo samba como expressão cultural, segundo Ubirajara. Em meio a esse contexto rico em informações, o menino Ubirajara havia se transformado em alvo dos “guias espirituais”, que ele julgava serem do bem e que supostamente o ajudariam no futuro. “Eu testemunhava a minha mãe e demais familiares sendo possuídos pelas entidades e não sentia medo; pelo contrário, eu considerava aqueles ‘guias’ como seres do bem e que me protegeriam”, lembra.

Mas a realidade era bem diferente da fantasia concebida na mente de um menino que evitava locais sem iluminação e dormia assustado: o sono era interrompido por pesadelos horríveis nos quais ele era empurrado para um buraco no chão por uma entidade chamada Ossaim. No ambiente escolar, o menino se transformou em alvo dos colegas que o perseguiam com violência durante o intervalo da merenda servida aos alunos.

Resgatado das trevas por Jesus

Resgatado das trevas por Jesus

Ubirajara diz que essa situação teve início em 1966 e terminou em 13 de maio de 1973, ano em que o pai dele recebeu Jesus Cristo como Salvador pessoal. O panorama conturbado do lar, onde a prosperidade não fazia parte do cotidiano, e as constantes brigas por motivos banais levaram o pai de Ubirajara a confessar ao barbeiro que frequentava o que acontecia em sua casa. “O profissional era um servo de Jesus ligado à Assembleia de Deus e o convidou para uma das reuniões, usando o seguinte argumento: ‘Eu conheço um santo mais poderoso que pode libertá-lo’. Na verdade, meu pai não sabia exatamente do que se tratava, mesmo assim aceitou o convite e apareceu na igreja comigo junto. No término do culto, ele aceitou Jesus como seu Salvador. Desde então, o caráter dele foi mudado pelo Espírito Santo, tornando-se um novo homem”, testemunha Ubirajara.

Ao chegar em casa com a novidade, a esposa não aprovou a decisão do marido e o clima na família ficou pesado, contudo o diálogo foi se tornando acessível e sendo temperado com palavras inspiradas na Bíblia Sagrada. Com o passar do tempo, a operação divina no seio da família surtiu o efeito desejado e a mãe Elizabeth e os irmãos Evanil e Eunice se renderam aos pés de Cristo a fi m de obter o perdão dos pecados. “Dessa vez, os demais membros da família nos criticaram e romperam laços conosco. Não éramos mais procurados e fomos abandonados por eles. Disseram que a nossa decisão estava errada e que não iríamos dar continuidade à tradição religiosa da família. Infelizmente, a minha avó e a minha tia morreram sendo adeptas do espiritismo”, relata.

Na fase adulta, o jovem prestou concurso para a Polícia Militar. A sua formatura aconteceu no dia 18 de novembro de 1986. Ubirajara envergou a farda da corporação por 10 anos. Hoje ele trabalha como motorista de aplicativo. Atualmente, ele serve ao Senhor Jesus como pastor-auxiliar na Assembleia de Deus em Parque Afonso, bairro de Belford Roxo (RJ), igreja filiada à Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Estado de São Paulo e Limítrofes (CIEADESPEL). A igreja é liderada pelo pastor Hércules Sebastião dos Santos. O temor de ambientes escuros desapareceu e ele testifica da segurança proporcionada pelo Senhor, citando Salmos  . . E hoje ele se dedica também à música. “Sou professor de Música e os instrumentos por mim utilizados são contrabaixo, guitarra, bateria e teclado. Para quem almeja uma total libertação, eu indico total renúncia e rendição aos pés de Jesus, que ajuda aos necessitados”, declara pastor Ubirajara.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem