O que a Bíblia diz sobre a circunferência da Terra?

O que a Bíblia diz sobre a circunferência da Terra?

Existe alguma afirmação desta singular característica de nosso planeta nas páginas do livro mais importante do mundo?

Em resposta a esta tão importante pergunta, vejamos primeiramente como o astrônomo grego Erastóstenes (276 a.C.-194 a.C.) calculou a circunferência de nosso planeta. Há mais de 2.200 anos, o astrônomo observou que, ao meio dia do solstício de verão do Hemisfério Norte, na cidade de Siena (atual Assuã), o Sol se posicionava exatamente na vertical e sua luz se refletia na água de um poço profundo sem deixar sombras nas paredes. Esse fenômeno acontecia apenas devido ao fato de a luz incidir perpendicularmente ao poço. Ciente disso, Erastóstenes mediu a inclinação da luz solar na cidade de Alexandria e se informou sobre a distância entre as duas cidades.

A distância entre ambos os locais era “arredondada” para 800km. O ângulo formado pela reta (luz do sol) com a vertical em Alexandria era de 7,2°. A reta (luz do sol) em Siena é paralela a de Alexandria, por isso temos também 7,2° (ângulos correspondentes). Erastóstenes teve um erro de arredondamento de aproximadamente 76 km porque na época havia uma grande imprecisão na distância entre Alexandria e Siena. Atualmente, sabe-se que a circunferência da Terra possui 40.075 km de extensão.

Mas, e quanto ao relato bíblico acerca da circunferência do planeta Terra? Antes de qualquer descoberta científica, a Bíblia já havia identificado o planeta como sendo um globo solto na imensidão do espaço. Em suas viagens espaciais, os astronautas viram uma bola azulada solta no espaço. Ao verificarem com mais detalhes aquele fenômeno, eles não tiveram dúvidas de que se tratava do nosso planeta e que ele era sustentado unicamente pelo poder de nosso grande Deus que tudo criou. O patriarca Jó deixou o seu testemunho: “Ele [Deus] estende o norte sobre o vazio e faz pairar a Terra sobre o nada” (Jó 26.7). Eis uma afirmação que é verdadeira e foi feita em tempos antigos, antes de qualquer conhecimento científico. O profeta Isaías adiciona ingredientes à informação: “Ele [Deus] é o que está assentado sobre a redondeza da Terra ...” (Isaías 40. 22). A palavra “redondeza” é utilizada para descrever a forma esférica do planeta, sobre a qual o Senhor se assenta. Deus é o Senhor onipotente que, a partir do nada, criou todas as coisas e as sustenta e mantém até hoje, conforme afirma o autor da Epístola aos Hebreus: “...sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hebreus 1.3; 11.3; Gênesis 1.1-3).

Assim sendo, sem dúvida alguma, antes de qualquer descoberta científica, a Bíblia já teria feito menção da circunferência do nosso planeta Terra. Portanto, a Deus seja dada a glória por todos os séculos. Amém!

Por Waldemar Pereira Paixão.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem