Ascensão de evangélicos dominicanos

Ascensão de evangélicos dominicanos

A religião oficial da República Dominical é o catolicismo romano, protegido pela Concordata de 1954, assinada entre o governo e o Estado do Vaticano. Entretanto, os cidadãos gozam da liberdade religiosa garantida pela Constituição de 2010, que confirmou a laicidade do país caribenho. Desde então, o catolicismo vem sendo abandonado gradativamente. Em outros tempos, as estatísticas indicavam que mais de 90% da população se identificava como católica; atualmente, menos da metade da população é católica.

O Latinobarómetro foi o instrumento utilizado pelo Relatório Internacional de Liberdade Religiosa da embaixada dos Estados Unidos na República Dominicana para determinar a perda da hegemonia católica no final de 2020. Enquanto em 2008 a comunidade evangélica representava 12% da população, em 2020 houve um aumento de 26% (mais de 11,3 milhões de pessoas). O Conselho Dominicano de Unidade Evangélica (Codue) estima que 30% da população é formada por evangélicos. A tendência crescente é a maior no mapa religioso.

Em seu site oficial, a Conferência Episcopal Dominicana (CED) informou que os católicos dominicanos representam 85,8% da população total, número incompatível aos estudos realizados. As estatísticas do próprio Vaticano de 2019 são mais fiéis à realidade do que as da entidade oficial. O relatório da Embaixada norte-americana diz que, no final de 2020, os católicos representavam 49% dos residentes do país.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem