Traga à sua memória os feitos de Deus na sua vida

Traga à sua memória os feitos de Deus na sua vida

“O Senhor Jesus era seguido por milhares de pessoas. Só na narrativa da multiplicação dos pães e dos peixes, o texto bíblico nos traz a informação de que mais de cinco mil pessoas ouviram Jesus. Apesar disso, só doze foram constituídos discípulos. Por ocasião da ressurreição de Jesus, eram onze, pois Judas já havia se perdido. Alguns deles chegaram a ver a glória de Deus revelada através da transfiguração, no Monte Tabor, o Monte da Transfiguração. Quantas experiências marcantes viveram aqueles discípulos ao lado de Jesus durante os três anos do Seu ministério terreno! Mas, eu gostaria de meditar com você no texto de João 20.1-11, que trata sobre a ressurreição de Jesus e de Maria Madalena ter sido a primeira pessoa que O viu ressuscitado.

Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João trazem as seguintes informações interessantes a respeito de Maria Madalena durante os dias da crucificação, sepultamento e ressurreição de Jesus:

1) “E também ali estavam algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé, as quais também o seguiam e o serviam, quando estava na Galileia; e muitas outras que tinham subido com ele a Jerusalém” (Marcos 15.40,41). Vale aqui dizer que as mulheres observavam de longe porque não tinham a liberdade que têm hoje.

2) “E estavam ali Maria Madalena e a outra Maria, assentadas defronte do sepulcro” (Mateus 27.61). Na narrativa de Marcos, Maria Madalena aparece no Gólgota, observando de longe. Como Jesus foi crucificado em uma sexta-feira, mas não podia permanecer na cruz durante o sábado, foi retirado do madeiro. Ora, para Maria Madalena estar assentada diante do sepulcro, só há uma possibilidade: mesmo de longe, ela acompanhou tudo o que foi feito ao corpo de Jesus, incluindo o cortejo. Ela não só acompanhou tudo, como ficou ali, sentada à porta do sepulcro.

3) “E, no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro” (João 20.1). Analisando todos os eventos que sucederam desde a crucificação e o sepultamento de Jesus até esse momento, uma pergunta me vem à mente: onde estavam os homens ou os milhares que haviam tido algum tipo de contato com Jesus?

Aquele que já viveu uma experiência com Deus, com o Cristo vivo, sabe a dimensão do impacto causado por tal experiência e tem a total consciência de que nunca mais esquecerá o que vivenciou. Só isso justifica o fato de Maria Madalena estar diante daquele sepulcro, ainda escuro, e ter sido a primeira a ver Jesus vivo novamente. Sim, a vida de Maria Madalena havia sido marcada pela ação de Jesus: “E também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios” (Lucas 8.2). Se a ação de um demônio pode causar estragos na vida de uma pessoa, imagine sete! Enfermidades físicas, emocionais, sociais; perturbações mentais, comportamentais; uma série de males. Contudo, ela foi liberta por Jesus, conforme nos informa a narrativa de Lucas.

Pensando a respeito destas coisas, quero fazer a você uma pergunta, caro leitor: você já viveu alguma experiência com Jesus que marcou a sua vida? Se a sua resposta é “não”, eu digo que você poderá viver hoje, em nome de Jesus!

Tenho um amigo médico que me disse ter crescido ateu e permanecido incrédulo até o dia em que, durante o Curso de Medicina, enquanto estudava o sistema nervoso humano, um colega de classe perguntou ao professor: “Como isso tudo é controlado?”. Ao que o professor respondeu: “A Medicina não sabe ao certo. Contudo, há uma corrente que diz ser Deus”. Este meu amigo diz que a partir daquele dia nasceu nele a certeza de que só mesmo Deus poderia fazer com que aquele sistema tão perfeitamente complexo funcionasse com tamanha precisão. Hoje, ele é médico oncologista, ainda não convertido ao Evangelho de Cristo, mas certo da existência de Deus. Compartilhei esse fato para mostrar a você que uma experiência pode mudar o nosso destino. Maria Madalena foi tão fortemente impactada e transformada que, a partir do momento em que foi liberta, desejou nunca mais tirar os olhos de Jesus ou abandoná-lO; tanto que fez questão de servi-lO enquanto vivo e velá-lO, quando morto. Portanto, não permita que suas experiências com Jesus sejam apagadas. Assim sendo, você será ainda mais positivamente surpreendido pelo Senhor: “E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios” (Marcos 16.9). Falo isso porque há os que vivem experiências incríveis com Jesus, mas as esquecem com muita facilidade. O que me causa preocupação ao ler o texto de João 20.1-11 é saber que há pessoas que, mesmo tendo provado milagres, banalizam a marca que Jesus deixou nelas.

O reconhecimento do que Jesus faz por nós determina o nosso comportamento diário: “Tornaram, pois, os discípulos para casa. E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro” (João 20.10,11). Tanto os discípulos quanto Maria Madalena haviam, de alguma forma, sido impactados por Jesus, mas por que eles foram para casa após a crucificação e ela seguiu o corpo de Jesus até o sepulcro, permanecendo lá o quanto pôde, e ainda voltou na madrugada do domingo?

Traga à memória o que Deus fez por você e dê glórias a Ele agora mesmo! Maria Madalena convivera com sete demônios em seu corpo. E você? Bebia, fumava, adulterava, usava drogas ou estava doente, em perigo ou aflição? Foi liberto, foi curado, alcançou livramento? Então, faça o mesmo que Maria Madalena, ou seja, não perca Jesus de vista, permaneça conectado nEle, com o coração cheio de reconhecimento e gratidão. Certamente, você será ainda mais agraciado. Veja: Maria Madalena foi a primeira a ver Jesus ressurreto!

Por, Jaime Soares.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem