O desalento tem cura: um convite à mesa do Rei

O desalento tem cura: um convite à mesa do Rei

O texto que lemos no livro de Samuel mostra um tempo de paz e perenidade em Israel no governo de Davi. Neste tempo, ele se lembrou da aliança que fez com Jonatas e procurou saber se tinha ainda alguém da família de Saul. E o servo Ziba disse que tinha ainda um jovem e que ele era aleijado de ambos os pés. A resposta de Ziba é incompleta. Ele não diz o nome do jovem, mas disse o seu estigma que era “ser aleijado”. E quando Davi pergunta onde ele está e novamente ele não diz o nome do jovem. Ziba não menciona o nome do moço em nenhum momento para o monarca. E quando o moço chega — diante de Davi, ele apenas diz: — “Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?”.

Mefibosete tem motivos de se ver daquele jeito. 2 Samuel 4.4 narra a história do que houve com ele: “Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Era da idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então, sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou manco. Seu nome era Mefibosete”.

O neto de Saul era um príncipe. Filho de Jônatas. Morava em um palácio e tinha tudo diante dele. Ele tinha a melhor comida, a melhor roupa, tinha amigos. Já deveria ter tido o seu cavalo. E num único dia ele perdeu o pai e o avô. Perdeu também os amigos do avô e tios. Todos mortos! À pessoa que cuidava dele entendeu que os inimigos viriam atrás dele e poderia matá-lo também, então resolve fugir com ele. Foge correndo e no meio do caminho, ele cai e quebra os pés. Tente imaginar a dor deste menino. Ele teve febre e infecções. Ele sofreu! Aquela fratura calcificou fora do lugar.

Quantos dias e noites ele chorou!

Certa vez, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, disse que a dor das feridas invisíveis doem muito mais. Se chamássemos Mefibosete hoje e perguntássemos a ele o que mais o afligiu? Seria a dor dos pés quebrados ou ter perdido o avô, o pai, os tios, a casa e seus brinquedos? Ele deixou tudo para trás. Mefibosete não pode ver o corpo do pai. Mais tarde este moço foi morar em Lo-Debar, a terra do abandono. E ainda, o seu nome foi trocado para que ele ficasse incógnito. O texto de 1 Crônicas 9.40 diz o seu nome: MeribeBaal. Ele não tinha mais família, cidade, amigos e nem nome! Por isso, quando ele foi convocado por Davi, ele respondeu daquele jeito. Mefibosete por si só não poderia sair de Lo-Debar. E o que este texto tem a ver conosco?

Quantas vezes ouvimos que certas realidades são meras coincidências. Mas, esse texto bíblico traz cura para as pessoas que estão vivendo um quadro de desalento como o de Mefibosete. Desalento é o estado de prostração. Significa desânimo e esmorecimento. Significa viver sem esperança. O desalento é tão terrível que por si só a pessoa não consegue sair daquela situação, não é capaz de reagir. À nação norte-americana vive um pesadelo porque está vendo ruir tudo o que sonharam. E só tem uma coisa que os Estados Unidos podem fazer — voltar-se para Deus. Para o homem que dá as costas para o Senhor, não terá outra coisa senão o desalento. Mas, em Isaías 33.22, lemos: “Porque o SENHOR é o nosso juiz, o SE NHOR é o nosso legislador, o SENHOR é o nosso Rei; ele nos salvará”.

Se o rei não manda buscar Mefibosete, ele morreria em Lo-Debar. Foi o Senhor que colocou em Davi o desejo de trazer Mefibosete para Jerusalém. Deus tem tempo novo para quem está em Lo-Debar. Qual é a sua Lo-Debar? A resposta pode ser uma doença, um sentimento de fracasso ou impotência. Há pessoas que também foram traumatizadas por alguma situação. Davi não convocou Mefibosete para outra coisa senão para estar comendo pão na sua mesa.

Estar à mesa com Jesus todos os dias é o desejo de Deus para nossas vidas. Enquanto Ziba o chamava de aleijado, Davi o enxergava e o tratava como um príncipe. O rei o convocou para sentar à sua mesa. Na mesa do Rei, tem toalha e pratos de rei. Tem louças de prata. Tem coisas especais.

Mefibosete tinha 21 anos quando foi chamado. Ele ficou 16 anos aprisionado pela situação. Quanto tempo você está vivendo algum tipo de prisão? Há pessoas – que estão vivendo prisões e não conseguem mudar isso. Há pessoas que trabalham, pertencem a uma família e têm uma vida aparentemente normal, mas estão com algo na sua alma preso em Lo-Debar. E às vezes Lo-Debar se agigantou tanto dentro dela, que essa pessoa já se acomodou com esse quadro. Mefibosete nasceu como príncipe e não poderia viver em Lo-Debar, mas nasceu para estar em Jerusalém, comendo à mesa do rei.

Eu não sei o que te levou para Lo-Debar. Talvez uma agressão no teu íntimo, talvez você foi humilhado e o acontecimento marcou a tua alma. Mas, o Rei que mandou buscar Mefibosete está aqui hoje para te chamar.

O rei não chamou Mefibosete para gravar entrevista. (Chamou-o para sentar com ele e comer pão à mesa. Qual foi a motivação no coração de Davi para que chamasse Mefibosete? Foi o amor. E Deus faz a mesma coisa. Se você está vivendo um quadro de desalento, hoje Deus pode mudar esse quadro.

Há situações que nos fazem parecer com Mefibosete. Somos apanhados e levados para Lo-Debar. A cada dia que Mefibosete abria os seus olhos, via seus pés tortos e vinha a lembrança do pai, do avô, do palácio e de Jerusalém. Ele estava largado lá. Mas, houve um convite real. Um convite que mudaria tudo. Um convite que curaria todo o seu desalento. É este convite que Deus tem para você hoje. Deus está hoje providenciando a sua saída de Lo-Debar para te conduzir a Jerusalém.

Por, Jaime Soares.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem