Descansar e confiar em Deus

Descansar e confiar em Deus

Vivemos em um mundo de diversas informações, competitividade, imediatismo e ansiedade, e este panorama  tem atingido o emocional dos cristãos, resultando em desânimo, tristeza e inquietação, uma vez que, sem perceberem, deixam-se levar por essa crise existencial que a sociedade hodierna tem enfrentado. Mas, a Bíblia Sagrada traz consolo ao coração: “Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu  trarei descanso a vocês” (Mateus 11.28). Lemos também no livro de Provérbios 3.5,6: “Confia no Senhor de todo o  seu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas  veredas”. Mesmo tendo convicção dessas verdades e promessas bíblicas, tendemos a querer abraçar tudo e, sem  perceber, evitamos o cuidado de Deus e nos esquecemos de encontrar descanso nEle.

Muitos de nós sofremos com uma ansiedade tal que aspiramos alcançar nossos objetivos o mais breve possível, sem delongas e, com isso, acabamos por não descansar em Deus, além de não permitirmos que o Senhor, que nos conhece desde o ventre da nossa mãe, conforme Jeremias 1.5, cuide de nós da maneira que somente Ele sabe como deve ser. Contudo, há momentos nos quais imaginamos estar convictos da integridade  de nossas decisões, quando na realidade nos encontramos distantes dos planos divinos e, sem percebermos,  com nossas atitudes ignorantes, demonstramos enganosamente ser autossuficientes.

Caro leitor, imagine um  bebê recém-nascido olhar para seus pais e recusar o devido cuidado oferecido por eles. É impossível acontecer. Não faz nenhum sentido. Vai absolutamente contra a lógica humana que uma criança, sem nenhum discernimento, consiga sobreviver sozinha. Será que quando nos deixamos motivar pelas circunstâncias terrenas  e permitimos a ansiedade e o desejo de ter invadirem nossas mentes e nossa jornada diária não estamos  recusando o cuidado oferecido por nosso Pai celestial? Para não cairmos na recusa, precisamos sempre nos  lembrar do que diz o salmista: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará” (Salmos 37.5).

Cabe ao cristão, de fato, confiar em Deus, saber que Ele controla todas as situações. O Senhor tem os nossos  dias contados e a calmaria para a nossa labuta cotidiana. Deixar a ansiedade ocupar nosso coração  desagrada o Senhor. A Bíblia diz o seguinte: “Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração  e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Filipenses 4.6). O termo proveniente  do grego utilizado nas páginas do Novo Testamento como base para expressar a preocupação é “merimnao”, que  significa: “estar ansioso, estar distraído, ter uma mente dividida”. A preocupação é uma emoção e uma condição da alma que resiste diretamente à confiança. Quanto mais nos preocupamos, mais sós e  desamparados nos sentimos. Contudo, somos filhos de Deus e nunca estaremos distantes dos cuidados de  nosso Pai. O rei Davi expressou-se no Salmo 139 sobre a garantia da presença de Deus ao afirmar que Ele conhecia tudo a seu respeito, mesmo antes de ele ter nascido, e jamais poderia ausentar-se da presença de Deus. Manhã ou noite, terra ou mar, alturas ou profundezas, Deus está lá. Ele também escreveu: “Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá” (Salmos 27.10). Quem nunca teve medo de ser  abandonado pelos pais quando criança? Algumas vezes, aqueles terríveis sentimentos nos veem à mente. Os  medos podem nos assaltar de todas as direções. Nesse contexto, devemos nos lembrar da promessa do Pai  de que Ele nunca deixará nem desamparará Seus filhos. O profeta Isaías conhecia o cuidado constante de Deus.  O Senhor lhe falou: “…não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus…” (Isaías  41.10). Em Hebreus 11.27, Moisés, “pela fé, abandonou o Egito, não temendo a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível”. O Senhor disse a Josué: “…como fui com Moisés, assim serei contigo: não te deixarei, nem te desampararei” (Josué 1.5). Em Mateus 28.20, Jesus afirmou aos  discípulos, antes de subir aos Céus: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos”.  Essas promessas atingem cada cristão que já verdadeiramente se entregou a Jesus como único e suficiente  Salvador. Precisamos ter convicção de que Deus está no comando da vida humana. Ele pode levar nossas cargas.  Ele pode suster-te e jamais te deixará. A causa subjacente da preocupação é identificada nesta afirmação de Jesus: “... homens de pequena fé” (Mateus 6.30). A citação leva-nos a refletir que estamos sobrecarregados com preocupações e falta de confiança em Deus. Com muita frequência, não acreditamos que Ele, de fato, está presente, mas o Criador sabe de nossas necessidades e deseja tomar sobre si nossos fardos. Em muitos momentos, deixamos de confiar nEle para nos satisfazer, apesar de Ele ter prometido que estará conosco. Nosso olhar costuma se desviar do Céu para Terra e do poder de Deus para nossos recursos limitados.

Precisamos confiar na fidelidade divina, pois diferentemente de nós, “Ele não é homem para que minta nem filho de  homem para que se arrependa” (Números 23.19). Permaneçamos firmes na Rocha que é Cristo. Porque dEle,  por Ele e para Ele são todas as coisas (Romanos 11.36).

Por, Rosilene Silva Sousa.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem