Entendendo a resposta de Deus

Entendendo a resposta de Deus


A vida é um somatório de momentos bons e ruins. Observando o texto de 2 Samuel 15.31-34, vemos o rei Davi provando um dos momentos mais difíceis de sua vida. Ele está agora como fugitivo de Absalão, seu filho, que decidiu matar o próprio pai. Davi foge porque não quer enfrentar seu próprio filho. E então ele estava caminhando na encosta do Monte das Oliveiras. Davi estava chorando. O grande rei Davi. O texto diz também que ele estava com a cabeça coberta, e estava arrasado com toda aquela situação. Ele estava descalço. Há momentos em que o ser humano passa por um estágio que jamais pensou passar na vida. Davi era um homem que estava chorando, cabisbaixo e caminhando. Todo o povo que ia com ele estava contagiado e também chorava.

Como se não bastasse toda aquela situação de rebelião de Absalão, um dos conselheiros de Davi o traiu. O versículo 31 diz: “Então, fizeram saber a Davi, dizendo: Aitofel está entre os que conspiram com Absalão. Pelo que disse Davi: ó Senhor, peço-te que transtornes em loucura o conselho de Aitofel”.

Aitofel passou a aconselhar Absalão. E Davi não pede a Deus que ele tenha uma tragédia em sua vida e venha a morrer. Apenas pede para que Absalão não sinta paz nos conselhos de Aitofel. Davi vai em direção a um local de adoração. No meio da crise e do caos e das tempestades, Davi vai a esse lugar de adoração. Saiba onde você deve ir nos tempos de tribulação: que seja o lugar de adoração. Davi não foi buscar anelo em qualquer lugar, mas no lugar de adoração. Tem gente que deixa de ir para a Casa do Senhor porque se vê em muita luta e em muita batalha. No calor das batalhas, mantenha o caminho para o lugar da adoração.

Em momentos como este, o rei Davi compôs dezenas de salmos. Lindos salmos que foram ministrados nas batalhas. Naquele monte, Davi compôs o Salmo : “SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. Com a minha voz clamo ao SENHOR, e ele do seu santo monte me responde. Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta. Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados. Levanta-te, SENHOR! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes. Do SENHOR é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção.”

Davi nunca deixou de confiar no Senhor. Quanto mais inimigos surgiam, mais ele confiava. Davi estava no meio do caos. Ele tirava os seus olhos dos inimigos e focava em Deus. Pare de ficar contando as tuas derrotas! Os teus inimigos! Você precisa confiar no Senhor! Davi sintetiza a sua confiança em Deus dizendo: “deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta”.

Tente imaginar aquela situação de Davi. Você conseguiria dormir? O teu Deus é o teu escudo. Davi diz mais. Ele diz no mesmo salmo que não tinha medo dos inimigos que se multiplicavam. Davi estava caminhando para o lugar de comunhão. Ele estava indo falar com o Senhor. Tinha tudo para ir se esconder, fugir ou correr daquela situação, mas ele não fugiu. Ele foi para o lugar de comunhão com Deus. Mesmo quando vemos o caos, mesmo quando recebemos as notícias piores possíveis, devemos continuar a confiar no Senhor.

Davi finaliza o salmo dizendo: “Do SENHOR é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção”. A benção de Deus tem endereço certo. O endereço é o povo dEle. Eu sou o endereço da benção que está chegando. Deus pode usar quem ele quiser para te abençoar. Ele pode abrir porta e te abençoar de fontes que jamais você pensou. Davi continuou confiando. Os inimigos não podem minar a tua confiança em Deus. Você é o endereço da benção! Mas você deve fazer como Davi: ir a um lugar de adoração. Você tem um lugar que você estabeleceu para ser o local para se encontrar com Deus? Davi tinha a rotina de ir a um lugar para falar com Deus.

Outra verdade deste texto é que na caminhada veio Husai se encontrar com Davi. Ele sabia onde encontrá-lo. Quando Davi o encontra com o manto rasgado e terra sobre a cabeça, diz: “Disse-lhe Davi: Se fores comigo, ser-me-ás pesado”.

Davi, num primeiro plano, estava recusando um apoio de alguém fiel. Davi, quando recebe o apoio de Husai, decide não mantê-lo ao seu lado e o envia para Absalão. Humanamente falando, isto era loucura. Absalão estava corrompendo a todos, pois tinha dinheiro e poder para isso. Ele poderia corromper Husai também. Outro risco seria de Husai ser morto por Absalão.

Aprendo com este texto que tem respostas que Deus traz para nós que não entendemos. A presença de Husai tem dois aspectos. Quando Davi recebe a notícia de que Aitofel o estava traindo, passando para o lugar de Absalão, ele ora a Deus para que os conselhos dele não tenham peso. E quando Davi chega ao local da adoração, ele vê Husai, que era a própria resposta de Deus para completar a obra. Deus tem maneiras novas e diferentes para trazer respostas para nós. Discirna pelo espírito para entender a resposta de Deus. Davi poderia segurar Husai naquele lugar. Davi discerniu que aquela demonstração de amizade e companheirismo, na verdade era para que Husai fosse alguém da confiança de Davi no Palácio, onde Absalão estava. A presença de Husai naquele lugar era para encontrar com Davi e a partir daí receber a ordem de ir para estar ao lado daquele que estava como inimigo. Husai só seria benção na vida de Davi se estivesse no lugar certo.

Precisamos aprender que às vezes, perder é ganhar. O maior ganho naquele momento seria Husai estar ao lado de Davi consolando-o e andando com ele. Mas o plano de Deus era colocá-lo ao lado de Absalão.

Davi tinha acabado de orar para que os conselhos de Aitofel fossem anulados, e a resposta de Deus era Husai. No capítulo 17 é narrado este feito acontecendo: “Disse ainda Aitofel a Absalão: Deixa-me escolher doze mil homens, e me disporei, e perseguirei Davi esta noite. Assaltá-lo-ei, enquanto está cansado e frouxo de mãos; espantá-lo-ei; fugirá todo o povo que está com ele; então, matarei apenas o rei. Farei voltar a ti todo o povo; pois a volta de todos depende daquele a quem procuras matar; assim, todo o povo estará em paz. O parecer agradou a Absalão e a todos os anciãos de Israel. Disse, porém, Absalão: Chamai, agora, a Husai, o arquita, e ouçamos também o que ele dirá. Tendo Husai chegado a Absalão, este lhe falou, dizendo: Desta maneira falou Aitofel; faremos segundo a sua palavra? Se não, fala tu. Então, disse Husai a Absalão: O conselho que deu Aitofel desta vez não é bom. Continuou Husai: Bem conheces teu pai e seus homens e sabes que são valentes e estão enfurecidos como a ursa no campo, roubada dos seus cachorros; também teu pai é homem de guerra e não passará a noite com o povo. Eis que, agora, estará de espreita nalguma cova ou em qualquer outro lugar; e será que, caindo no primeiro ataque alguns dos teus, cada um que o ouvir dirá: Houve derrota no povo que segue a Absalão. Então, até o homem valente, cujo coração é como o de leões, sem dúvida desmaiará; porque todo o Israel sabe que teu pai é herói e que homens valentes são os que estão com ele. Eu, porém, aconselho que a toda pressa se reúna a ti todo o Israel, desde Dã até Berseba, em multidão como a areia do mar; e que tu em pessoa vás no meio deles. Então, iremos a ele em qualquer lugar em que se achar e facilmente cairemos sobre ele, como o orvalho cai sobre a terra; ele não ficará, e nenhum dos homens que com ele estão, nem um só. Se ele se retirar para alguma cidade, todo o Israel levará cordas àquela cidade; e arrastá-la-emos até ao ribeiro, até que lá não se ache nem uma só pedrinha. Então, disseram Absalão e todos os homens de Israel: Melhor é o conselho de Husai, o arquita, do que o de Aitofel. Pois ordenara o SENHOR que fosse dissipado o bom conselho de Aitofel, para que o mal sobreviesse contra Absalão”.

Neste texto, vemos a ousadia de um conselho louco de Aitofel para Absalão. Era um terrível traidor! Disse que Davi era um frouxo, e que o espantaria. Mas Absalão manda chamar Husai para ouvi-lo, e Husai articula um conselho em que Absalão concorda e ignora o conselho de Aitofel. Este se enforcou por causa desta rejeição de Absalão.

Davi tinha tudo para aceitar Husai naquela montanha e ficar com ele ali. Era uma atitude nobre de Husai. Era um amigo de Davi. Davi ordenou que ele voltasse para estar ao lado de Absalão. Há momentos em nossas vidas que por mais louco que seja, a perda vai ser um ganho lá na frente. Davi renunciou a Husai, que poderia até ser comprado e virar-se contra ele, mas mesmo assim o enviou e ele foi o braço de Deus na perfeita vitória que Davi teve. Precisamos entender a resposta de Deus. Esta nem sempre virá pela razão e pela lógica humana. Deverei entendê-la com um discernimento espiritual. Tenha paz no seu coração.

Você está disposto de renunciar a algo pela direção de Deus? Ele vai mudar a tua história! A benção de Deus tem endereço. Este endereço é o seu povo. Na hora do caos que vinha contra Davi, este recebe a visita de um amigo, que poderia chorar com ele. Mas Davi entendeu pelo espírito que era para ele voltar. Husai poderia ter interpretado que foi rejeitado. Nem sempre sabemos para onde Deus está nos levando. O que mais Ana queria na sua vida era ser mãe. Orou por muitos anos, até que o Senhor lhe respondeu. Engravidou, deu a luz a um menino, o desmamou, e o entregou para o Senhor. Por causa disto ela teve mais filhos. E foi feliz.

por Jaime Soares

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem