Chamados a erguer um clamor por Sião

Chamados a erguer um clamor por Sião

“Ó Jerusalém! Sobre os teus muros pus guardas que todo o dia e toda a noite não se calarão; ó vós que fazeis menção do Senhor, não haja silêncio em vós, nem estejais em silêncio, até que confirme e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra” (Isaías 62.6,7).

Dentre os mais honrosos convites que um homem pode receber em sua vida está o de tornar-se participante daquilo que o Senhor opera sobre a Terra. Um convite assim, vindo do Altíssimo, tem para Seus servos o peso de um chamado, a força imperativa de uma convocação. Quem recusaria um chamado do Rei? Quem não se ergueria, prontamente, para oferecer seus lábios, seu coração e seu tempo Àquele que remiu sua alma, resgatando-a pelo mais alto preço, e que, agora, oferece a oportunidade de que uma pequenina oferta de gratidão suba aos céus, como cheiro suave, como a fumaça do incenso queimado nas primeiras horas da manhã?

O privilégio alcança-nos e é mister que pautemos nossas petições segundo as necessidades mais prementes da nação e do povo judeus. Com esse intuito, listamos abaixo alguns motivos de oração, que podem ser, senão um roteiro, ao menos inspiração para aqueles que já se dispuseram a ser guardas sobre os muros:

Comece pedindo a Deus direção e sabedoria, compaixão e espírito de revelação ao orar por Israel (Jeremias 33.3; Isaías 45.19c; Isaías 55.9);

Lembre ao Senhor de Sua aliança com a descendência de Abraão (lembrar, aqui, tem o significado da ação de um secretário, listando ao superior aquilo que já está, de antemão, escrito em sua agenda) – (Levítico 26.42-45; Salmo 89.34);

Exalte ao Deus que não muda e cujos propósitos não podem ser frustrados (Isaías 31.3; Jeremias 33.14-16; Jeremias 33.23-26);

Ore pela existência do povo judeu, tantas vezes ameaçado com a destruição, mas sempre subsistindo, pela força de Seu Sustentador (2 Samuel 7.22-25);

Ore por bênçãos sobre a terra de Israel, por chuva ao seu tempo, pelas colheitas, pelas fontes das águas, pela recuperação da flora e da fauna, pela continuidade do milagre da transformação do deserto em jardim e pela multiplicação, tanto de homens quanto de animais (Deuteronômio 11.11,12; Jeremias 31.23-28; Amós 9.13-15);

Ore por proteção, para que haja uma verdadeira ‘muralha’ de Deus nas fronteiras de Israel, nos ares (onde o real escudo não é o ‘domo de ferro’ da tecnologia, mas as mãos do Todo Poderoso), nas águas (constantemente sujeitas a contaminações por parte de adversários), nos subterrâneos da terra (onde são escavados túneis para dar passagem a tanques e armamentos inimigos), nos meios de transporte, nos centros comerciais, nas escolas, nas ruas, nas casas e nos meios cibernéticos, onde se trava uma verdadeira guerra tecnológica (Salmo 121; Salmo 129.4-5);

Ore pelas Forças de Defesa de Israel – FDI, para que o Senhor guarde os soldados, conceda estratégias, esconda do mal e faça retornar cada um dos integrantes aos braços de seus familiares. Ore pelos feridos. Alcance, com suas orações, os ministérios cristãos que trabalham com mutilados de guerra, para que o Senhor os revista de compaixão e forças (Salmo 91);

Ore pelas crianças, desde o ventre. Clame para que diminua o número dos abortos em Israel. Ore pelos adolescentes e jovens, para que em seus corações a semente da Torah, plantada por seus pais, frutifique abundantemente. Repreenda o mundanismo, as drogas, a sensualidade e todas as formas de rebelião contra Deus (Salmo 119.9-16);

Erga um clamor pelas famílias, por unidade, compromisso mútuo e amor incondicional. Repreenda a dissenção e o divórcio. Ore para que, em cada casa de Israel, o Nome do Eterno seja glorificado (Salmo 128);

Ore pelos idosos, alguns deles sobreviventes de duras experiências. Ore para que sejam saudáveis e ativos. Ore pelos centros de convivência e pelas instituições de amparo (Salmo 92.14,15);

Ore pelos necessitados em Israel. Uma grande mudança já ocorreu desde o ano de 2003, quando um em cada cinco israelitas vivia na pobreza, mas ainda há muito a ser conquistado. Ore por políticas e ações transformadoras. Ore para que os recursos destinados aos carentes sejam bem administrados (Salmo 82.3,4; Salmo 12.5);

Ore por cura das feridas do passado. O povo judeu traz marcas profundas por aquilo que sofreu. Ore para que o próprio conceito de ‘cristão’ seja desligado da figura do perseguidor. Que Israel conheça verdadeiros cristãos, dispostos a amar e a servir, reconhecendo o papel que a nação tem nos planos de Deus (Isaías 49.8-13);

Ore por esclarecimento entre líderes cristãos, especialmente quanto à Teologia da Substituição, que declara, erroneamente, que a Igreja substituiu Israel nos planos de Deus. Ore por convencimento da parte de Deus no coração de nossos queridos irmãos (Romanos 11.17-24);

Combata, em oração, o antissemitismo em suas diferentes formas. Repreenda os crimes de ódio, as perseguições, os ataques em várias partes do mundo a escolas judaicas, a cemitérios e a monumentos. Repreenda o neonazismo e o antissionismo (Salmo 10.17,18);

Ore pelos meios de comunicação, pois veiculam notícias falsas ou tendenciosas contra Israel. Ore pela mídia em geral, pois está impregnada por ideologias contra Deus e contra Sião (Salmo 5.6-11);

Apresente ao Senhor o movimento BDS – Boicote, Desinvestimento e Sanções, cujo objetivo é fazer guerra contra Israel e negar-lhe o direito de existir, sendo popular em universidades, governos, sindicados e até mesmo em algumas organizações religiosas. Clame a Deus por abertura de olhos e temor do Senhor (Isaías 54.17);

Ore pelo atual governo, pelo Knesset, pelo presidente e pelo primeiro-ministro. Clame ao Senhor para que a atual guinada conservadora apenas trave bons frutos e não resulte em perseguição aos judeus messiânicos (Provérbios 3.5-7);

Ore pelos judeus messiânicos, por seu direito e liberdade de existir em Israel, sem serem considerados traidores da fé ancestral. Ore pela derrubada do preconceito. Clame ao senhor para que os jovens filhos de judeus messiânicos não sofram qualquer tipo de pressão ou constrangimento na vida escolar (Salmo 9.9,10);

Ore pelo movimento de Aliyah, a ‘subida’ ou retorno dos judeus à sua terra ancestral. Ore pelo trânsito, chegada, adaptação, conhecimento da língua e dos costumes locais e integração efetiva na vida social. Ore pelos judeus russos e ucranianos, cujo retorno se intensificou nos últimos meses. Ore pelos judeus etíopes (falashas) que ainda estão em processo de retorno. Ore pelos descendentes de judeus espalhados pelo mundo e que ainda retornarão – ore, sobretudo, para que o seu retorno seja prioritariamente a Deus, ao Deus da aliança, e não à religiosidade. Que o retorno seja a Deus e não a normas e costumes. Que haja experiências reais de renovação do pacto com o Eterno e de revestimento com o Espírito Santo (Isaías 49.22,23; Isaías 51.11-15);

Ore por redenção para toda a casa de Israel. Que cada judeu encontre a completude de seu chamado, abraçando a plenitude da promessa do Senhor (Salmo 80.19);

Ore por reconciliação entre árabes e judeus. Clame ao Senhor para que apague a voz daqueles que fomentam a separação entre esses povos irmãos (Salmo 133);

Ore pelo fim do terrorismo em todas as suas variadas formas. O Senhor é poderoso para mudar corações, quebrar cadeias de ódio, esclarecer e libertar mentes. Ore para que jovens não sejam cooptados pelo terrorismo através da internet. Que leis mais eficazes sejam estabelecidas e praticadas contra o ódio virtual (Salmo 20.7-9);

Ore pelo papel da nação judaica entre as nações. Clame ao Senhor pela ONU e por outras instituições internacionais. Clame para que o curso de suas decisões, repetidamente contra Israel, mude. Que o Conselho das Nações esteja submetido à soberania de Deus (Salmo 82.1,2; Salmo 94.10-15);

Ore pelos ministérios cristãos fiéis a Deus que operam em Israel, por proteção, provisão, estratégias e compaixão sobrenatural, pois são constantemente provados pelos muitos desafios que enfrentam. Ore pelas casas de oração plantadas pelo Senhor naquela terra, para que perseverem em seu chamado. Ore para que haja, nos viajantes cristãos, o interesse de conhecer não apenas as pedras mortas, mas as pedras vivas na Terra Santa. Ore por roteiros mais espirituais e menos turísticos (Mateus 25.40);

Ore pelo Brasil e sua relação com Israel (Gênesis 12.2,3);

Ore pela Igreja do Senhor, para que não deixe de contemplar o ‘relógio de Deus’ e perceber que o Dia se aproxima (Mateus 24.32,33);

Ore pela Paz de Jerusalém (Salmo 122.6).

por Sara Alice Cavalcanti

Compartilhe este artigo. Obrigado.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem