Cuba: igreja com mais de 30 anos é fechada e pastores são ameaçados

Cuba: igreja com mais de 30 anos é fechada e pastores são ameaçados

O governo cubano liderado pelo presidente Miguel Mario Diaz-Canel Bermúdez (foto) mantém a sua hostilidade contra a comunidade cristã nacional. A igreja em La Palma, Noroeste da ilha caribenha, foi avisada pelas autoridades para que os fiéis deixem o local, sob a alegação de que a propriedade foi ocupada de “maneira irregular”. Entretanto, o templo ocupa o local há mais de 30 anos, onde existe a casa pastoral.

Os policiais chegaram a ameaçar os pastores, caso não haja a desocupação do terreno no período indicado. De acordo com depoimentos das testemunhas, a decisão foi tomada sem diálogo, aviso prévio ou qualquer outra proposta. De acordo com a agência Portas Abertas, há seis meses o pastor Lorenzo Rosales Fajardo foi condenado por participar dos protestos de 11 de julho de 2021. A própria Organização das Nações Unidas (ONU) questionou a maneira pela qual o líder religioso foi tratado, levando cinco relatores especiais a se preocuparem com a sua detenção, desaparecimento forçado de curto prazo, maus-tratos e processos.

O caso do pastor cubano demonstra o quanto a comunidade cristã está sendo pressionada fazendo com que o próprio Irmão André (falecido no dia 27 de setembro de 2022), fundador da Portas Abertas, tentasse, antes de falecer, marcar uma agenda com as autoridades regionais, mas sem sucesso. Os opositores do regime são reprimidos com prisões e multas. As lideranças cristãs sofrem com perseguições, as igrejas são fechadas, e o registro para novos locais de culto é negado a fim de limitar a sua influência, restando, apenas, a opção da “igreja ilegal”, de forma doméstica.

Compartilhe este artigo. Obrigado

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem