Orientação do Pai celestial aos pais

Orientação do Pai celestial aos pais

Ser pai e mãe cristãos, nos dias presentes, é um grande desafio, e, ao mesmo tempo, missão gratificante, quando se analisam as funções que Deus confiou à paternidade e à maternidade. A cada dia que passa, mais difícil torna-se o relacionamento entre pais e filhos, mesmo que sejam evangélicos. No entanto, a Palavra de Deus sempre foi, é, e será o verdadeiro manual de Deus para a família, para o casamento e para o lar. Através de Sua santa Palavra, Deus, o Pai celeste, tem ensinos preciosos, inigualáveis e grandemente eficazes para os que querem desempenhar o papel de pais. Meditemos um pouco nesse importante tema.

I – ORIENTAÇÕES DE DEUS AOS PAIS NO ANTIGO TESTAMENTO

1. Sacerdotes no lar. No Antigo Testamento, os pais viviam sob a Teocracia, ou sob o governo de Deus sobre o povo. Todas as normas ou doutrinas, de caráter espiritual, moral, social ou familiar, emanavam da Lei de Deus. Os pais não tinham grandes desafios no relacionamento com os filhos, pois os mesmos, desde o berço, eram criados segundo os mandamentos, os juízos e os estatutos de Deus (Deuteronômio 5.31). Eles eram de fato os sacerdotes do lar. Esse ensino se aplica, hoje, aos pais cristãos.

2. Deus manda os pais ensinarem a seus filhos. “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos, e ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; e escreve-as unos umbrais de tua casa e nas tuas portas, para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra” (Deuteronômio 11.18-21). Os profetas entregavam a mensagem de Deus; os pais a aceitavam e transmitiam aos filhos. Esse é mandamento jamais revogado. Sua mensagem é atualizadíssima. “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Provérbios 22.6). Pais cristãos precisam valorizar a Palavra em seu lar, especialmente no Culto Doméstico. E não esperar apenas pelo ensino nas igrejas.

3. Deus manda os filhos honrarem seus pais. O ensino dos pais aos filhos inclui o dever da honra devida a seus genitores. Diz o 5º mandamento: “Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR, teu Deus” (Êxodo 20.16). Esse mandamento é tão importante, que é repetido por Jesus, em seus sermões, no Evangelho. “Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, que morra de morte” (Mateus 15.4; Marcos 7.10); “Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe” (Lucas 18.20). Paulo o citou: “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa” (Efésios 6.2).

II - ORIENTAÇÃO DE DEUS AOS PAIS NO NOVO TESTAMENTO

1. A educação cristã deve ser integral. Nos últimos anos, no Brasil, todo o sistema educacional, público ou privado, foi dominado pelas filosofias anticristãs. Com raras exceções, as escolas não educam. Apenas dão instrução e ensinos técnicos. Não consideram princípios e valores éticos, morais e muito menos espirituais. Somente escolas confessionais sérias, com base em princípios cristãos, repassam educação verdadeira. Assim, os pais cristãos não devem terceirizar a educação de seus filhos. Nas referências sobre a educação do menino Jesus. Diz a Bíblia: “E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lucas 2.40, 52). Esses textos nos falam da educação espiritual (“em espírito”), no conhecimento de Deus e intelectual (“cheio de sabedoria”), no crescimento físico (“em estatura”) e no crescimento espiritual e social (“em graça para com Deus e os homens”). Certamente, o modelo de educação de Jesus, em sua infância, e durante o período em que esteve sob a autoridade de José, seu pai adotivo, e de Maria, sua mãe biológica, foi uma educação da melhor qualidade, que serve de referência para a educação dos filhos, nos dias atuais. 

2. Os pais são exortados a ensinar os filhos. No Novo Testamento, o livro básico e fundamental para a Igreja, as orientações não são diferentes das do Antigo Testamento, no que tange à criação e educação dos filhos. “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6.4 – grifo nosso). Na mesma linha, os filhos são exortados a obedecer a seus pais. “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo” (Efésios 6.1); "Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor” (Colossenses 23.20). Como os filhos poderão seguir esse elevado padrão de educação aos pais se estes. mão dedicarem tempo, interesse e amor pela educação de seus filhos, conforme a Palavra de Deus? Os pais não devem ter medo de doutrinar, de ensinar aos filhos os princípios da Palavra de Deus. Ela “é viva, eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4.12). O ensino da Bíblia é mais poderoso que castigos físicos, psicológicos, e todo o tipo de repressão desnecessária. 

Por Elinaldo Renovato.

Compartilhe este artigo com seus amigos. 

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem