Pastor Raul Cavalcante

Pastor Raul Cavalcante

Líder da Comissão de Evangelismo e Discipulado da CGADB fala sobre o projeto de evangelização durante a Copa do Mundo de 2014

Pastor Raul Cavalcante Batista é líder da Assembleia de Deus em Imperatriz (MA) e da Comissão de Planos e Estratégias de Evangelismo e Discipulado da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), esposo de Ruth Ribeiro Batista e pai de quatro filhos — Raul Cavalcante Batista Filho, Rosiley Ribeiro Batista Souza, Romeu Ribeiro Batista, Ricarley Ribeiro Batista e Raul Ribeiro Batista II. Ele aceitou a Jesus aos 7 anos de idade, sendo o primeiro de Sua casa a se converter, testemunhando posteriormente o milagre da Salvação de todos os membros da sua família.

Ingressou no ministério no ano de 1992, pastoreou a Assembleia de Deus em Carolina (MA) durante alguns anos e há 18 anos lidera a Assembleia de Deus em Imperatriz (MA), uma das igrejas que mais crescem no Brasil. Aos 57 anos de idade, dos quais 50 de fé e 20 de pastorado, é um obreiro compromissado com a obra de evangelização do Brasil e do mundo. Nesta entrevista, pastor Raul fala sobre seu ministério e o projeto de evangelização da CGADB durante a Capa do Mundo de 2014, do qual é idealizador.

Como o senhor definiria a função de um pastor?

Disse Jesus a Pedro: “Tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas”. O pastor é alguém que ama realmente ao Senhor Jesus, acima de todas as coisas, e recebe dele a missão de apascentar as Suas ovelhas. Este desempenhará um bom ministério, sendo um exemplo ao rebanho de Deus.

A Assembleia de Deus em Imperatriz é uma das igrejas que mais crescem no Brasil. Qual a principal característica dessa igreja?

A principal característica de nossa igreja é que ela é missionária e prima pela unidade do povo de Deus.

O filme “Renúncia” faz parte do projeto de evangelização estratégica da Assembleia de Deus em Imperatriz? Como essa proposta chegou até o senhor?

Esse projeto tem como alvo evangelizar os jovens do nosso país e resgatar aqueles que deixaram a igreja, levando todos a refletirem a respeito da necessidade de renunciar a si mesmos para alcançar o que é mais precioso, que é Cristo. A ideia brotou no coração do irmão Luaran Lins, que na época era o líder de mocidade da nossa igreja. Demos o apoio necessário para o desenvolvimento do projeto.

O que o senhor achou do resultado do filme Renúncia? Quais são as suas perspectivas para esta obra cinematográfica?

Aqui, em Imperatriz, tivemos uma excelente aceitação. Em todas as sessões em que o filme foi exibido, todos os 400 assentos do local de exibição ficaram tomados. Em todas as sessões, houve pessoas aceitando a Cristo e se reconciliando. Foi realmente maravilhoso. Isso nos faz crer que quando a CPAD lançar esse projeto em nível nacional, será muito bem-aceito em todo o Brasil. Se a estratégia utilizada no Maranhão para as exibições forem utilizadas em outras cidades brasileiras, teremos um resultado espiritual além do esperado.

Entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, a CGADB realizou o III Fórum Nacional de Evangelismo e Discipulado em Brasília (DF) e entre os temas apresentados na pauta de discussão estava um plano estratégico para evangelização na Copa de 2014 no Brasil. Em que consiste esse plano?

Tivemos a participação de 90 pastores e os resultados foram excelentes, pois a proposta é dar aos ministros de todo o Brasil ideias para resgatar essa força evangelizadora, que é a marca da Assembleia de Deus e que aos poucos está sendo perdida em alguns lugares. Através desse projeto, esperamos colocar como prioridade em nossas igrejas e Convenções o ganhar vidas para Cristo. O plano de evangelização na Copa consiste em estratégias de evangelismo para alcançar as nações.

Como tem sido a aceitação da ideia por parte dos pastores?

Excelente! Percebemos que os pastores que tomaram conhecimento estão bastante empolgados, esperando a execução e o resultado do trabalho. Cremos que, com o apoio da Convenção Geral, todos os pastores conhecerão nossa proposta e se envolverão no projeto.

Por que o senhor acredita ser importante investir na evangelização focada no público da Copa?

No início da igreja, no seu nascedouro, o Espírito de Deus foi derramado exatamente quando todas as nações da Terra estavam representadas em Jerusalém. Na ocasião, com a conversão dessas pessoas, as portas para a evangelização mundial se abriram. Acreditamos que, no Brasil, com a realização dos três grandes eventos esportivos nos próximos cinco anos – Copa do Mundo de 2014, Copa América de 2015 e as Olimpíadas em 2016 –, nossa nação terá a oportunidade que a Igreja Primitiva teve, em seu início, de anunciar o Evangelho a gente de outras nações em um só lugar. Não podemos perder essa oportunidade de evangelizar todas essas pessoas de várias partes do mundo que certamente virão a nosso país.

A que público especificamente será direcionado o plano de evangelização? Turistas, atletas e comissões técnicas que disputarão a competição? Qual o alvo?

Focalizaremos primeiro em todos os turistas, depois os jogadores e comissões técnicas, e também todos os brasileiros que estarão participando desse grande evento. Faremos o primeiro contato com essas pessoas e, após o evento, estaremos nos comunicando com essas pessoas de outros países através das redes sociais, para acompanhá-las no seu crescimento espiritual; e continuaremos também, por meio dessas redes, evangelizando os que não aceitarem a Cristo de imediato.

Por que a escolha do slogan “O país do futebol é o país da adoração”?

Achamos que seria um bom slogan. Além do mais, já há uma música evangélica com essa mensagem e certamente será de fácil assimilação pelo público. Mas, estamos abertos a outras ideias, até porque o projeto ainda precisa de uma aprovação final da presidência da CGADB.

Além do projeto de evangelização durante a Copa, que outros projetos a Comissão de Evangelismo e Discipulado da CGADB tem elaborado para os próximos anos?

À frente da Comissão de Evangelismo e Discipulado, temos proposto uma campanha de arrecadação financeira para financiar projetos evangelísticos; o lançamento de um programa de alto nível na TV; um trabalho mais intenso de evangelismo com crianças, jovens, empresários e pessoas da terceira idade; evangelismo através de todos os tipos de mídia; evangelismo com pequenos grupos e através da Escola Bíblica Dominical, dentre outras propostas.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem