Jesus sabe ou não sabe quando voltará?

A Bíblia diz que Jesus não sabia o dia nem a hora que ele iria voltar. Agora ele sabe?

Sim, eles sabe! Mas naquela última reunião que o Senhor ressurreto teve com Seus seguidores (Atos 1.6-8), o momento não era propício para tais revelações acerca do futuro de Israel, mas de informações relevantes sobre o início da Igreja na face da Terra. Na verdade, o Senhor Jesus Cristo sempre foi e, como tal, na eternidade detinha todo o conhecimento, uma vez que um de seus atributos é a onisciência. Mas, quando ele tomou a forma de Servo, conforme escreveu o apóstolo Paulo em sua carta endereçada aos filipenses, no capítulo 2 e versículo 7, o Senhor Jesus abriu mão do exercício de parte de Seus atributos e prerrogativas. No mesmo capítulo, Paulo acrescenta que a segunda pessoa da Trindade "aniquilou-se a si mesmo" e de acordo com o comentário do pastor norte-americano Donald Stamps sobre esta passagem bíblica, a interpretação do texto grego desta perícope afirma literalmente que Jesus "se esvaziou", ou seja, secundarizou Sua glória celestial (João 17.4), posição (João 5.30; Hebreus 5.8), riquezas (2 Coríntios 8.9), direitos (Lucas 22. 27; Mateus 20.28) e o uso de prerrogativas divinas (João 5.19; 8.28; 14.10). "Esse 'esvaziar-se' importava não somente em restrição parcial e voluntária dos Seus atributos e privilégios divinos, mas também na aceitação do sofrimento, da incompreensão, dos maus tratos, do ódio e, finalmente, da morte de maldição na cruz (vv 7,8)", ensina Stamps.

Portanto, Jesus Cristo, desde o seu nascimento, comportou-se como qualquer ser humano, exceto quanto ao pecado; ele apresentou necessidades típicas de um nativo do planeta Terra, por isso o Seu fantástico conhecimento como Deus também foi reduzido à de um homem normal e, como tal, Cristo precisou da cooperação do Espírito Santo durante a sua trajetória entre os homens, embora algumas vezes o Senhor comportou-se como a Segunda Pessoa da divindade que era. Por exemplo: no registro em que ele caminhou por cima das águas (Mateus 14.1 22-36; Marcos 6.45-51; João 6.15-21) e quando desvencilhou-se da multidão que desejava matá-lo, tornando-se invisível (Lucas 4.29, 30; João 8.59). Mas nem sempre isso acontecia. Agora, sentado a destra do Pai, revestido de glória e poder e não mais como o humilde carpinteiro nazareno, Jesus age como a Segunda Pessoa da divindade efetivamente, por isso Ele, como detentor de onisciência, sabe perfeitamente o momento exato em que virá arrebatar a sua Igreja da Terra.

Por, Antonio Gilberto.

Este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

Comentário

Seu comentário é muito importante

Postagem Anterior Próxima Postagem