Mas o Paraíso não é junto ao Pai?

Por que Jesus disse a Maria que não tinha subido ao Pai, se ao ladrão da cruz prometeu que ainda aquele dia estaria com Ele no Paraíso?

Não há nenhuma contradição entre as palavras de Jesus ditas ao ladrão recém-convertido na cruz (“Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”, Lucas 22.43) e Suas palavras à Maria Madalena após Sua ressurreição: “Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai” (João 20.17).

Jesus, ao morrer na cruz do Calvário, recebeu do Pai todo poder e autoridade no céu, na terra e debaixo da terra (Mateus 28.18; Filipenses 2.9-11).

Paulo descreve da seguinte forma o que Jesus fez no período em que Seu corpo esteve na sepultura: “Ora, isto – ele subiu – que é, senão que também, antes, tinha descido as partes mais baixas da terra?” (Efésios 4.9). O próprio Senhor Jesus disse: “…E tenho as chaves da morte e do inferno (Apocalipse 1.18).

Em algum momento, entre Sua morte e ressurreição, Jesus desceu até o Hades – palavra grega no Novo Testamento que corresponde ao Seol do Antigo Testamento e corretamente traduzida por “Inferno”. Ainda que pareça surpreendente para alguns, o Hades, até o tempo da ressurreição de Jesus, abrigava o Inferno e o Paraíso ao mesmo tempo. Jesus nos ensinou essa verdade em Lucas 16.22,23,26: “E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá”. Vemos claramente neste ensino de Jesus que o “seio de Abraão” – ou o que Jesus e muitos judeus de sua época descreviam como “Paraíso” – encontrava-se nas “regiões mais baixas da terra” e que havia apenas um grande abismo que os separava. Enquanto em um lado – Inferno - havia “tormento e chamas” para o rico (Lucas 16.24), no outro lado havia consolo e descanso para Lázaro (Lucas 16.23,25).

Por outro lado, temos a revelação de Paulo sobre o Paraíso: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos […], foi arrebatado até o terceiro céu. E sei que o tal homem […] foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é licito falar” (2 Coríntios 12.24). Paulo fala do paraíso como um sinônimo do terceiro céu – um lugar acima do céu visível e do céu estelar. Isso aponta claramente para uma mudança que Cristo efetuou no Hades, transportando o “seio de Abraão” ou o “Paraíso” para os céus. “Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro” (Efésios 4.8).

Essa mudança do Paraíso não deveria nos causar tanta surpresa, pois o próprio Hades, também será mudado, quando o Senhor o lançar juntamente com Satanás, o Falso Profeta, a Besta e todos cujos nomes não forem achados no Livro da Vida, no Lago de Fogo, onde sofrerão tormento eterno (Apocalipse 19.19-20; 20.10,14-15).

Considerando os textos bíblicos já mencionados, podemos afirmar que Jesus disse corretamente ao ladrão arrependido ao seu lado: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”, e que também disse a verdade a Maria Madalena, de que ainda não havia subido ao Pai, pois o “seio de Abraão” ou “Paraíso” onde Ele havia estado com o ladrão arrependido, não se encontrava acima no terceiro céu, mas abaixo, separado do Inferno, apenas por um abismo. Após Sua ressurreição, como vimos, houve uma mudança, e o Paraíso foi transferido do Hades para o terceiro céu.

Por, Sérgio Bastian.

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