Socorro das Assembleias de Deus às vítimas das enchentes na Bahia
As fortes chuvas que abateram a Bahia em dezembro de 2021 causaram grandes estragos no estado, resultando na morte de dezenas de pessoas e em prejuízos materiais incalculáveis. Casas, estabelecimentos comerciais e igrejas estão entre os prédios destruídos. A Assembleia de Deus baiana, como parte integrante da sociedade, sofreu e ainda enfrenta os problemas ocasionados pelas enchentes, mas seus líderes, engajados em socorrer as vítimas, se mobilizam nos âmbitos estadual e nacional para mitigar o sofrimento tanto dos irmãos quanto da população em geral através de campanhas promovidas.
Nesta entrevista, concedida ao jornal Mensageiro da Paz, o presidente da Convenção Estadual Assembleias de Deus na Bahia (Ceadeb), o pastor Valdomiro Pereira da Silva, fala sobre as cidades baianas afetadas pelas chuvas; as perdas materiais e humanas; as ações da Ceadeb e da Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Brasil (CGADB) para socorrer as vítimas; o testemunho marcante de livramento das águas de uma família assembleiana; as maiores necessidades do povo no momento; e o que os demais crentes podem fazer para ajudar.
Quais cidades da Bahia foram mais afetadas pelas fortes chuvas no final de 2021?
Estima-se que 175 cidades da Bahia foram atingidas pelas chuvas fortes e alagamentos. Desse total, encontram-se 164 em situação de emergência. Dá-se destaque para as cidades de Itabuna, Itamaraju, Prado, Jucuruçu, Ibicaraí, Floresta Azul, Uruçuca, Dário Meira, Valença – Distrito Guaibim – e as cidades que fazem parte do Vale do Jiquiriçá, que foram bem danificadas.
Quanto às igrejas, quais perdas humanas e materiais as Assembleias de Deus baianas tiveram? Em qual cidade a situação ficou mais crítica?
Recebemos com pesar o registro de 26 mortes por decorrência das chuvas. Não houve relatos/registro de mortes de algum membro da Assembleia de Deus. Contudo, a Igreja Assembleia de Deus em Dário Meira (BA) teve seus bancos e aparelhos de som todos danificados, assim como as Assembleias de Deus no vale do Jiquiriçá e região.
Quais ações a Ceadeb realizou para socorrer às vítimas das enchentes?
A Ceadeb, na pessoa do seu presidente, pastor Valdomiro Pereira da Silva, imediatamente promoveu a “Campanha Solidariedade”, visando à assistência humanitária e à arrecadação financeira e de itens emergenciais. Além disso, enviamos representantes da mesa diretora para as regiões afetadas no intuito de oferecer assessoria às igrejas mais comprometidas e distribuição de alimentos, água potável e equipamentos eletrônicos.
Qual a importância da mobilização da CGADB com a campanha “SOS Bahia” para ajudar as vítimas das enchentes?
Agradeço à CGADB, ao seu presidente pastor José Wellington Costa Junior, por acionar o Conselho de Missões e de Ação Social. Aproveito e parabenizo pela brilhante campanha que está sendo realizada. Esta proporcionou ajuda de todo território brasileiro, mostrando a força e a união do povo de Deus.
Há algum testemunho marcante de livramento recebido por crentes que o pastor possa compartilhar conosco?
Dos vários relatos, temos a história da nossa querida irmã Marinete. Estando ela em casa justamente com sua família, ao perceber a água invadindo sua residência, resolveu sair de casa com todos os seus familiares. Poucos minutos depois, aconteceu o desabamento de sua casa. São em histórias como essa que vemos o agir de Deus e de Sua misericórdia sobre a vida dos nossos irmãos.
Quais as maiores necessidades no momento da população atingida?
A motivação e a perseverança são essenciais para este momento, por isso pedimos as orações dos santos. Além disso, questões de necessidade básica, como alimentos, colchões, água potável, equipamentos eletro domésticos e afins são também imprescindíveis.
Como os irmãos podem ajudar na reconstrução do que foi destruído pelas águas na Bahia?
Além do “SOS Bahia”, campanha extra de nossa Convenção Geral, os irmãos podem contribuir com a campanha “Solidariedade Bahia”, realizada pela Ceadeb, através do PIX: solidariedade@ceadeb.com.br. Ou mediante depósito bancário para: BRADESCO – Agência 3553 – Conta 50.784-9, em nome da Convenção Estadual das Assembleias de Deus na Bahia. Pedimos que todos continuem orando pela Bahia, pelos irmãos e pela nossa Igreja. Deus vos abençoe!
Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos.

إرسال تعليق
Seu comentário é muito importante